terça-feira, 17 de março de 2009

4ª Matança do Porco da Beirã

O cartaz ficou bonito não ficou? É! Foi o menino que fez...

O pavilhão da Anta, cheio como um ovo...

Diz que eram mais que as mães... Para aí uns quinhentos e muitos

Entre amigos... Manel Alpina, Tomané Mimoso, o meu Tóqué, o Sr. Presidente da Junta, o Sr. Mimoso, o chefe disto tudo e o seu paizinho

O meu filho é só um despassarado. Apanhei-o na recta dos Vales, a pé, caminho de Santo António. "Ó filho, então mas estás parvo? Uma festa tão bonita na Beirã... e tu o que vais fazer para aí sozinho?". Perguntou-me se podia ir. "Claro que sim, pá. Entra aí! Já almoçaste? Ainda bem, almoças outra vez. É para os dias em que fazes dieta... Sim... fica descansado... eu ligo à Doutora a dizer que ficas comigo..."

Foto inédita... desta vez, foi o Isaac a ser apanhado. Neste momento, depois de bater um disco de sopas bem aviado, preparava-se para um braço-de-ferro com a concorrência para saber quem é que vende mais jornais no distrito. Como o Prof. Bentes não apareceu (vá-se lá saber porquê...), coube ao jovem jornalista André Relvas defender as honras do Fonte Nova. Quer saber quem ganhou? Vá à banca mais próxima e compre as últimas edições das respectivas publicações. Então mas pensa que isto é tudo à horla?

Eina... Descubra onde está o Wally...

O Alacado, o Texuguinho e o Tuica são jovens, talentosos e mostram como se faz...
Vai uma lasquinha?

A jovem cozinheira Maria do Céu (ao centro) e a sua amiga, brilharam na cozinha. A ranginhense (será assim?) provou que já não tem nada para aprender. Depois do sucesso retumbante em Santo António, confirmou todo o seu talento na Beirã. As sopinhas estavam esplendorosas... Temos mulher!
E o meu filho? Feliz...

Trezentos e trinta e dois, trezentos e trinta e três, trezentos.....zzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

O Russo perguntou: "Então ó Manel, não pagas uma copita?"
E o Manel respondeu: "Ai não que não pago. Então com o bidon aqui à mão de semear. Traz lá o copo que mesmo agora lhe vamos a arrumar estilha".
E diz o Russo: "E acabamos o jerrican? Xiii... é tão fundo... ai bom..."
-

Duo Abílio e Gira
(Só actua quando o Carrilho se constipa)
Fazemos casamentos, baptizados, despedidas de solteira, dias da mulher, divórcios e agora também descidas de divisão e funerais.
Consulte já as nossas promoções anti-crise.
Se comprar duas datas, oferecemos um discurso do Gira.
Telemóvel - 96.808.84.59
-
A embaixada inglesa was enchanted! So, so nice. So pleasant... so typical...
Portuguese do it better!
We know that!

sexta-feira, 13 de março de 2009

Mastermind (tudo pegado, como eu lia então)

-
Tenho actualmente, mais do que nunca antes, a perfeita consciência que A MINHA Década é a década de 80.

Sim, os 90 foram fundamentais e como poderia eu viver sem tudo o que os 2000 me trouxeram? Mas ainda assim, percebo e reconheço que os já distantes 80, longínquos mas tão próximos na minha memória, foram os anos de todas as descobertas. Nos 70 ainda estava a despertar para quase tudo e afinal... foi nos 80 que o mundo se abriu na minha mão.

Os 80 da música fabulosa, das roupas incríveis, de séries de televisão inesquecíveis, dos jogos míticos, das tardes e noites na rua vivendo como bons selvagens a jogar aos castelos no adro da igreja da Beirã, os 80 da geração ZX Spectrum… Tão feliz que eu fui, caramba! (para não dizer uma asneira maior que isto está a ficar um bocadinho ordinário. Ontem, aqui para nós que ninguém nos ouve, uma vizinha minha disse-me que uma senhora que ela conhece lhe tinha contado que no blogue do vereador Pedro Sobreiro estava a fotografia de uma senhora como veio ao mundo, toda nuazinha… Ai, ai… a moral e os bons costumes…).

Tudo isto porque anteontem fui às compras com a minha filhota enquanto a mãe esbracejava na piscina. Sinais dos tempos, rumámos à vila, ao sítio do costume, aproveitando para nos aviarmos na pharmácia, para brincarmos num parque infantil em condições e para comprarmos uma pizza caseira (tudo coisas que por aqui não existem).

Bem sei que no Pingo Doce os frescos são mesmo fresquíssimos, o peixinho é do melhor (seja para grelhar, cozer ou levar ao forno), a carnucha é saborosa e ainda por cima somos atendidos por rapaziada cá da terra, até porque os funcionários são todos muito simpáticos, enfim…. É bom e eu ia preparado e à espera disso tudo.

Não ia era mentalizado para dar de caras, numa das prateleiras, com um dos jogos emblemáticos da minha infância. É certo que custava apenas 3 euros e meio, a embalagem não tinha nada a ver com a original, mas porra… um Mastermind! Claro que adquiri sem pestanejar.

O Mastermind… que me entreteve tantas horas, a jogar com pais e amigos…

Para os mais distraídos, o Mastermind era um jogo pequenininho, para dois jogadores, com uma caixinha de pinos coloridos, em que um escolhia uma combinação secreta de cores e o outro tinha de, em 10 passos, adivinhar qual era esse código, seguindo as pistas do detentor da chave do mistério: pino branco para cor certa em sítio errado, pino preto para cor certa em sítio certo e espaço em branco para cor errada.

Parece simples? Complicado? Nem imaginam as horas de diversão que isto dá. (Lembrei-me agora do cubo mágico… A minha prima Bela Carita acabava-o… Genial! Sempre foi cá um crânio…)

Um mastermind…

O de hoje chama-se “Código secreto”… estão a ver a diferença? O que é que tem mais nível? Um nome em inglês da qualidade de “Mastermind” ou uma portuguesice destas?
Os 80 eram assim… Com estilo!

E depois a imagem da capa… meus amigos… diz tudo. Sempre achei que o velhote das barbas era o “Mastermind”, o crânio… Mas o que faria ali a chinesa? Ou será que era japonesa, como o do “Duarte e Companhia"? Sempre achei que tinham um caso os dois… que ela era a aprendiz dele… que ele a ensinava a jogar e ela lhe pagava com sevícias sexuais… que passavam noites a ter conversas cerebrais sem abrirem a boca… que ela vivia numa cave do castelo dele e só saia em sextas-feiras 13, como hoje…
E depois porquê o reflexo no espelho? O ar convencido dele? Tantas perguntas por responder...

Pensar tudo isto num dia destes, com um sol glorioso como o de hoje, quente e radioso, a fazer esquecer o Inverno. Um dia em que olhei para o armário e escolhi uma t-shirt que prova que tudo o que disse é verdade, que sou tão fã dos 80, ao ponto de andar a passear uma t-shirt com uma cassete branca num fundo azul. Aposto que é Chromo Dioxid. Tinham um som…


PS: Por falar em 80… referência para um dos melhores sites nacionais, uma catedral virtual dessa década, passagem obrigatória para todos os que como eu, admiram esses tempos magníficos… Está em http://www.misteriojuvenil.com/


terça-feira, 10 de março de 2009

Ich liebe dich! (ou como quem diz... adoro lagartitos fritos de um dia para o outro!)

-
Ai Fritz, Fritz... estavam tã tenrinhos...


Bayern de Munique 7 – SCP (só com pão) 1


Para provar que não sou rancoroso, que não sou “de gancho” e até consigo ser patriótico, faço questão de recordar os mais distraídos que não escrevi uma única palavra depois do desastre de Alvalade, há 15 dias atrás, quando comeram só 5 desta mesmíssima equipa.

Desta vez é demais e não resisto a fazer o gosto ao dedo…

A capacidade de superação do Sporting Clube de Portugal é notável a todos os títulos. Depois de terem apanhado esses 5 secos em Alvalade, subiram a parada e não descansaram enquanto não mamaram 7 na Alemanha.

Para quem não saiba que a Liga dos Campeões funciona nesta fase por eliminatórias a duas mãos, esclareço que no global da ronda, o saldo ficou por 12 para o Bayern e 1 para o Sporting, o que não é, de facto, para todos.

Recordo agora que quando os vi entrar para o avião em Lisboa, todos com ar tão circunspecto, de cabecita baixa, confundi aquilo com concentração. Percebo agora que iam era cagados de medo.

Os alemães acabaram de provar tudo aquilo que eu sempre pensei deles e do seu apetite voraz em devorar os povos que lhe apareçam à frente. O treinador do Bayern, a antiga glória Jürgen Klinsmann, em vez de atender ao nível medíocre dos lagartos e de dar oportunidade a quem habitualmente não é titular e não joga em casa como o homem que faz de roupeiro, o rapaz das luzes, a senhora que vende cachecóis e o cigano que transacciona bilhetes no mercado negro, decidiu entrar com eles a matar e foi o que se viu…

Ainda bem que eu descobri a tempo que o Meo dá para gravar. Esta é daquelas emissões que nós nos podemos gabar de guardar no disco rígido. Memorável!

Espero que a direcção do Benfica também tenha gravado e passe o resto da semana a escamotear o jogo com o pessoal do plantel. Pode aqui, melhor do que nunca, ver como é que se transforma o Sporting numa equipa de matraquilhos de uma daquelas mesas em que o ferro ferrujento e sem óleo nos impede de fazer as fintas que sabemos de cor e salteado desde que andávamos de fraldas.

Eu arrisco a dizer mais: para se ganhar ao Sporting, basta apenas que passemos mais bolas ao Polga. O rapaz é amigo e até faz auto-golos de grande gabarito. “Quique, aprende hombre… quando o Suazo, o Cardozo e o Gomes não facturarem, teremos agora sempre um Polga à nossa espera…”. E isso é tão reconfortante…

Foi tão engraçado e divertido de se ver… Não sei se repararam mas de cada vez que os alemães carregavam no acelerador, os lagartitos pareciam aqueles bonecos que servem de barreira quando habitualmente se treinam os livres. A facilidade em facturar era tamanha que cheguei a acreditar que até com as orelhas e o cú podiam meter um ou dois.

Espero que o Sporting não desanime. Há todo um mundo de possibilidades que surge agora à sua frente. Despediram-se da Liga dos Campeões, onde nunca tinham chegado tão longe, com a derrota mais pesada da sua história europeia e dificilmente vão querer voltar, mas podem agora fazer, por conta própria, uma tournée europeia, ao jeito dos anões toureiros, jogando com equipas das 3ª divisão distrital e levando a alegria a milhares nas bancadas, contando apenas com a patetice do seu futebol. É obra!

Perceberam certamente agora a estratégia do Benfica… Para ir para lá fazer figuras destas… mais vale ficar quietinhos em casa a jogar playstation ou a ver os outros fazerem por eles o papel de cabeçudos. Valeu a pena chegarem tão longe?

Por um lado não digo que não. Deram uma importante achega e contribuíram imenso para a criação de uma nova entrada no dicionário satírico/urbano germânico. A partir de agora, “ser do Sporting” passará a ter para eles o mesmo significado que para nós “ser nabo” ou “ser azelha”. Já estou a imaginar, numa cantina qualquer quando o empregado se distrair, ter de ouvir do patrão: "Ó Fritz! Já deixasten queimarr outrra vez az tostaz misten do Doutorr Heinz! Merden, pázinhen, parrece que eis do Sportting!”.

Como a minha televisão tem um som surround, pude apreciar os comentários de Paulo Bento para dentro do campo em toda a sua plenitude. Quando todos o viram gesticular e gritar para dentro das quatro linhas pensaram certamente que dizia: “olha a marcação”, “desce pela linha”, “não vás no homem a homem”… Na verdade e eu ouvi, o que dizia era “vai-te daí embora!”, “Faz-te morto e chama a maca”, ou “desaparece-me aí pela linha de canto e apanha um táxi para o hotel… antes que te fo*am ainda mais o juízo …”.

Gostei muito de o ver cumprimentar os jogadores de cada vez que eram substituídos. Também aí percebi que em vez de os felicitar pela sua prestação, o que fazia, na verdade, era pedir-lhe desculpas por os ter metido em tamanha alhada: “Epá, ó Adrien, desculpa lá mas o Paulinho ainda não está inscrito e alguém tinha de jogar…”. Eh eh…

Só tive pena foi de não ter disponível a função multicâmara. Mas não pensem que era para ver os golos do Bayern de todos os ângulos. Isso é para pichotes e fracos de espírito. Se tivesse esta opção tinha ficado o jogo todo só a olhar para a cara de urso do Bentinho enquanto ouvia os gritos dos alemães por terem entrado mais meia dúzia.

Já vai sendo altura de deixarem este homem em paz. Hoje provou que é um treinador à altura. Soube escolher os jogadores, soube montar a equipa, soube ler o jogo e fazer os ajustamentos necessários. Bento… és grande. Nosso Senhor te conserve lá por muitos e bons anos.

Os comentadores da RTP também são muito divertidos. Quando aos 81 minutos, o Pedro Silva fez uma entrada em que interpretou um passo clássico e de antologia de wrestling sobre um adversário em plena área, afirmaram: “logo agora que ele estava a acertar”. Eh, eh… brincalhões… Nunca é tarde, não é? O Klose disse o mesmo quando concretizou o 6º na sequência do lance.

É duro e eu compreendo. Se eu mandasse no país, podem crer que amanhã os supositórios Buscopan eram gratuitos para todos os lagartos encarteirados e decretava luto nacional só para cuidarem das hemorróidas.

Uma palavra final de parabéns e acerto para a direcção da RTP que censurou a indispensável e obrigatória entrevista final. Realmente, não são horas para mais filmes de terror. Ainda deveria de haver muitas crianças a acompanhar a emissão.

Só não compreendo uma coisa: onde é que os lagartos foram buscar a ideia de que nós, benfiquistas, gostamos que eles percam quando jogam para as competições europeias?!?!?!?

E não me venham falar em Vigo… isso foi há muito, muito tempo…E o vosso foi ONTEM! ONTEM! Ainda estão tão quentinhos…

Pedro Sobreiro

Sócio do Sport Lisboa e Benfica nº 83.972 com as quotas em dia! Toma!

O baile de gala


O nosso Cavaco deu hoje um bruto jantar de gala, assim ao jeito dos serões na corte do Rei-Sol, Luís XIV, em homenagem ao presidente angolano José Eduardo dos Santos.

Não se faz… Numa altura destas, em que a malta anda toda a bater com eles numa laje, uma festa daquelas? Tanta ostentação, tanto luxo? No palácio da Ajuda? Com baixelas milionárias e centenárias? Enquanto o pessoal conta os euros para pagar a torradeira e as senhas de almoço da pequenada?

Para mim é a mesmo coisa que os pais dizerem aos filhos para irem para a cama sem jantar porque não há guito e depois sentarem-se na sala a comer ostras e caviar, bem regados com champanhe.

Foda-se! Então a moral não está primeiro que a diplomacia?!?!?!?!?!?

Demagógico?

Demagógicos são vocês!

Onde anda o meu dinheirinho…

E logo para quem… Gostei muito de ouvir esse tal Eduardo dos Santos dizer na conferência de imprensa: “ Ai já é altura de convocar eleições presidenciais? Boa! Ainda não tinha reparado nisso. Eu? Eu estou capaz de continuar, pá… Acho que tenho legitimidade… Constituição? Ah, isso logo se vê… Talvez para a próxima. Mas nada de pressas…”.

Brilhante também o discurso mesmo na mesa onde se prestava a jantar com o nosso mais-que-tudo: “Sabe, Sr. Presidente, convinha Vossa Excelência dar um jeitinho lá na Guiné Bissau. Aquilo agora está complicado… A droga é uma porra… Ou se tem tudo muito controlado, ou a malta briga uns com os outros… Os dólares são muitos… não há lei nem ordem… Diga? Pois, eu sei que nós dissemos que queríamos ser independentes mas o people não se entende…

Aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh

Sometimes I feel like I’m going fuckin’ insane!

Razão tem o zarolho do Medina Carreira que ontem se fartou de zurzir em tudo o que mexe no programa de supostas entrevistas do Mário Crespo: “Nós somos um país de brincar!”.

Que tenham bom proveito!

PS: África tem coisas verdadeiramente estranhas: Nino Vieira foi a enterrar… de ambulância!

Aquela gente ainda deve acreditar em milagres…


Notas de imprensa:

Diário de Notícias – 07.07.2005
(http://dn.sapo.pt/2005/07/07/internacional/angola_pode_romper_o_devido_a_estudo.html)


“Angola pode romper com o FMI devido a estudo sobre corrupção"
Pobreza: O professor americano John McMillan refere no seu estudo que, em 2002, 70% dos angolanos viviam com menos de um dólar por dia.




www.angonoticias.com
(http://www.angonoticias.com/full_headlines.php?id=13716)

Angola é o segundo país mais corrupto do mundo. Apesar da questão da corrupção ser tabu em Angola, a verdade é que a predominância do assunto no nosso país corre o Mundo, sendo até conhecido por intermédio de estudos científicos. No ano passado, a Transparência Internacional reputou Angola como sendo o país mais corrupto de um universo de 34 estudados para produzir o Índice de Percepção da Corrupção relativo aquele ano.

Trata-se de um índice composto que afere a prevalência de corrupção no sector estatal e nos bancos, reflectindo a opinião da comunidade de negócios e de analistas locais, de cada país.


Angolanos.net
(http://angolanos.net/article.php?n=6&page=1)

José Eduardo dos Santos, apontado como um dos Homens mais rico de Angola

Luanda - Na sua edição que Hoje saiu as ruas, o Jornal “Financial Time”, crê que o Presidente José Eduardo dos Santos, é um dos homens mais ricos de Angola. A matéria elaborada pelo jornalista John Reed, não da sustento algum sobre a suposta riqueza atribuída ao Chefe de estado Angolano, preferindo destacar, sobre a falta de transparência das receitas do Petróleo. Aquele matutino, salienta que a ONG, Global Witness, tem estado apontar o executivo angolano “como um dos países mais corrupto do Mundo”.

Eduardo dos Santos é actualmente um dos políticos há mais tempo no poder no continente africano, sendo apenas ultrapassado por Omar Bongo, que é presidente do Gabão há 38 anos, e por Muammar Kadhafi, que preside aos destinos da Líbia há 36 anos. O aniversário da tomada de posse do presidente angolano não é, no entanto, assinalado com nenhuma iniciativa especial no país, ao contrário do que sucede, por exemplo, com a data do seu nascimento, que é comemorada com um extenso conjunto de iniciativas que se prolongam por várias semanas.

José Eduardo dos Santos tinha 37 anos quando, a 21 de Setembro de 1979, foi investido no cargo de presidente da República, sucedendo a António Agostinho Neto, falecido poucos dias antes em Moscovo na sequência de uma intervenção cirúrgica. Na mesma altura, assumiu as funções de presidente do MPLA, partido no poder em Angola desde a independência do país, cargo que ainda mantém actualmente. Na sequência dos Acordos de Bicesse, assinados em Lisboa a 31 de Maio de 1991, realizaram-se em Angola em Setembro de 1992 as primeiras eleições gerais no país, tendo José Eduardo dos Santos concorrido à Presidência da República.

Na primeira volta, José Eduardo dos Santos venceu com 49 por cento dos votos, tendo Jonas Savimbi, então líder da UNITA, conquistado o segundo lugar, com 41 por cento dos votos. Esta votação obrigava a uma segunda volta das presidenciais, que nunca se chegou a realizar devido ao reinício do conflito armado na sequência da rejeição dos resultados eleitorais pela UNITA. Na impossibilidade de se encerrar o processo eleitoral, José Eduardo dos Santos manteve-se como Presidente da República. Em Agosto de 2001, anunciou publicamente que não tencionava voltar a candidatar-se ao cargo quando existissem condições no país para realizar novamente eleições.

Na sequência do fim do conflito armado, em Abril de 2002, Angola está actualmente a preparar a realização das próximas eleições presidenciais e legislativas, que se prevê que ocorram em 2006. A generalidade dos analistas políticos angolanos tem vindo a manifestar a convicção de que José Eduardo dos Santos deverá ser o candidato do MPLA nas presidenciais, mas o actual presidente angolano não voltou a referir-se ao assunto desde o discurso que proferiu em Agosto de 2001.

Fonte: Finantial Times/Lusa/Angola.org

segunda-feira, 9 de março de 2009

A origem do mundo


Muitos de vocês dirão certamente a estas horas… “Estavas desertinho… Estava mesmo a ver que não falavas nisso…”

Pois bem, a verdade é que apesar de já ter alguns dias, a controvérsia das obras apreendidas pela PSP na Feira do Livro em Braga chegou à conversa de um dos meus grupos de amigos.

Para os mais distraídos, a coisa resume-se a um livro, de título “Pornocracia”, cuja capa reproduz o quadro “A origem do Mundo” de Gustave Coubert.

E o que é que esse livro ou essa capa têm de mais? Resposta: A imagem em cima, que reproduz a obra e ilustra bem a questão.

E o que é que se passou? Houve alguns cidadãos que se sentiram incomodados por, ao passearem pela dita feira, terem dado de caras com a imagem. Vai daí, chamaram a Polícia de Segurança Pública e lá foram as cricas reproduzidas no livro todas para o xilindró.

A questão dividiu as opiniões num jantar de casais. Havia os que achavam que a polícia esteve bem e os outros, onde eu obviamente me incluo, que ficaram boquiabertos por ainda poder haver alguém, em pleno Século XXI, a levantar questões deste género.

Vai na volta e um desses amigos, defensor do não, endossa-me uma crónica do Sousa Tavares acerca do assunto, no qual o mesmo lhe dá razão. A coisa foi feita com pinta. Deixou-me na secretária uma folha A4 com o dito texto do cronista e um “Atentamente” manuscrito com a sua assinatura por baixo. (A crónica integral, clicando aqui.)

Após a leitura e assim que pude, enviei-lhe um sms de resposta: “Não te safas assim tão facilmente. O Sousa Tavares não é dono da verdade. Por vezes, como neste caso, chega mesmo a ser ridículo e incompreensível. Aposto que era capaz de fazer um texto igualmente convincente, criticando a atitude Pidesca e descabida da PSP, o histérico excesso de zelo dos pais e a atitude burlesca do Ministério Público que se prontificou a agir com rapidez quando em casos bem mais gravosos nada faz.Volto a repetir o que disse ontem: esta tua atitude contra o livro não é dos nossos tempos. Não é do Séc. XXI. Beijinhos… na r**a!”

Ele respondeu, à altura: “Mas é tão reconfortante encontrar alguém com voz forte e que está presente nos órgãos de comunicação social do Séc. XXI…”

Uns fascistas do caraças, é o que vocês são! O pai dele que foi um acérrimo lutador contra o Antigo Regime, deve de estar orgulhoso do filho. Bandido!!”, retorqui ainda por via sms.

“Porra! Estás duro! Mas nós, os pidescos, até aceitamos as opiniões contrárias. Saudações democráticas”.

E com esta me calou. Por ali.

A verdade é que os episódios mencionados por Sousa Tavares, o da reprodução do Magalhães com imagens eróticas no Carnaval de Torres Novas e este do livro de Braga, não podiam ser mais absurdos e vergonhosos e demonstram bem, no meu entender, a confusão que vai nalgumas cabecitas.

O do Magalhães então, é absolutamente ridículo e deixou-me de boca aberta. Então mas o Ministério Público português não tem mais que fazer do que andar preocupado com a reprodução de imagens de umas jovens com os peitos de fora? Mas esta gente não vai à praia? Não vê os anúncios publicitários aos sabonetes na televisão? Ainda por cima no Carnaval? Numa época de subversão e de diversão antes da entrada na Quaresma? Pelo Amo di Deussssss. É de levar à loucura. E depois, bem vistas as coisas, em vez de se remeterem ao silêncio, ainda dão o dito por não dito provando mais uma vez que andam a brincar com isto. Felliniano…

Quanto ao episódio da apreensão dos livros na Feira do Livro é do mais provinciano, inquisitório, medievalesco que consigo imaginar. Um homem como o Tavares, que eu até respeito imenso como opinion maker, vir-me defender a actuação dos agentes num caso destes? Vir-me falar em saloismo e falta de percepção do que é a liberdade?

Para já, a pintura que ilustra o livro é belíssima e consegue captar, no meu entender, de uma forma magistral todo o poder da beleza da mulher, seja pela perspectiva, pela inclinação e área visível do corpo desnudado, pela forma como está disposto. Depois, como todos os grandes quadros, pode ter múltiplas leituras. Pode ser uma homenagem e um hino à condição feminina, um testemunho da nossa própria existência (tal como o nome indica) como poder ser incrivelmente erótico e sensual. Depende da leitura que cada um lhe der e é aí, precisamente, que reside o busílis da liberdade: quem não quer, pode sempre virar as costas e andar.

E não me venham com a falsa e mentirosa questão que os livros eram atirados às pessoas que passeavam descansadamente pela Feira. Os poucos exemplares presentes estavam expostos e deve ter sido um desses puritanos beatos que deu com ele e se importunou. É certo que depende do livreiro o destaque a dar à obra, mas nem o número de exemplares, nem a colocação no expositor faziam antever o escândalo.

E logo o Tavares… o defensor dos fumos, de “vive e deixa viver”, dos prazeres da vida… Dá-me vontade de rir. Se não soubesse, quase que apostava que o texto não era dele.

O senhor Tavares e este meu amigo, no seu papel de talibans dos tempos modernos, não devem de saber que hoje em dia as crianças acedem à Internet quase desde que deixam de usar fraldas e basta um clique para entrarem num You Porn e terem acesso gratuito a milhões de vídeos hardcore, com milhares de actualizações gratuitas e a net está literalmente em toda a parte. Eu sei que há filtros. Eles também. E sabem dar-lhe a volta como ninguém…

Tapar o sol com uma peneira. Esconder algo que é a mais óbvia das evidências. Não saberão, por acaso, que foi por ali, pela via reproduzida na pintura que todos entrámos, de cabeça, neste mundo?

Só espero agora que sejam coerentes e passem a defender a proibição dos beijos na boca e do sexo na televisão, do Topless, da utilização da mini-saia, do uso de cosméticos, dos yogurtes magros, dos chocolates sem calorias…

E passem a defender que as senhoras só possam andar na rua com o rosto coberto…

Ele há cada um…

quinta-feira, 5 de março de 2009

O céu está a cair!


A pequena falou-nos que havia uma sessão de leituras partilhadas entre pais e filhos, integrada na semana da leitura da escolinha dela. Nós dissemos que podia contar connosco, pois está claro.

A mãe escolheu o texto (bem divertido!) da Luísa Ducla Soares e explicou que as ilustrações (belíssimas) eram da Sandra Abafa, filha do Professor de Castelo de Vide.

A pequena fez de narrador, a mãe de galinha e eu, como sempre, fiz de palhaço e imitei os animais (o que eu não faço para ouvir uma boa gargalhada e ver uma carinha sorrir…).

Em boa hora me lembrei de meter a máquina a gravar.

Ficou giro.

Acho que vai gostar de ver… sobretudo daqui a muitos anos...







Coisas que me fazem perceber que estou a ficar velho...

(Nota: o que é que o bardo do Astérix está ali a fazer?)



Na terça-feira passada, dia 3, os campeões do mundo de Sub-20 em Riade, juntaram-se num jantar comemorativo desse feito histórico do futebol português.

Eles tinham menos de 20.

Eu tinha 16.

Foi há 20 anos. (?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?)


In Correio da Manhã
04 Março 2009 - 17h45

Riade, um feito "que durará para a eternidade"

"Trabalho, talento e coração", foi o que levou a selecção de sub-20 à vitória no Campeonato Mundial de Riade, em 1989, disse Carlos Queiroz, considerando o título um feito “que durará para a eternidade” e que “deixou um legado técnico e profissional para o futebol”. Entre abraços, risos e histórias, faltou apenas a presença de Xavier, Resende, Paulo Sousa e Bizarro no jantar comemorativo dos 20 anos de Riade, que decorreu na terça-feira no Hotel Amazonia Jamor, em Queijas (Oeiras).

Sobre a chave do sucesso na Arábia Saudita, Queiroz não tem dúvidas: “Se disser, ninguém acredita, é uma palavra que as pessoas não gostam muito de ouvir – trabalho. As pessoas preferem ouvir falar em milagres e passes de magia, mas não. Foi muito trabalho e, sobretudo, a capacidade de encontrar gente fantástica e talentos no coração e nos pés”.

“Na altura as coisas foram difíceis para eles. Estes jogadores tiveram de ganhar primeiro para depois terem alguns privilégios”, disse Queiroz, que destacou as diferenças dos tempos de hoje.

“Agora foi uma geração de ouro, que ganhou troféus, alguns dinheiros, e depois pôde comprar diamantes. Quando as coisas são muito fáceis, como hoje, compra-se primeiro os diamantes e depois o troféus. Então confunde-se a geração de ouro com a geração de diamante”, considerou o técnico, afirmando: “No desporto é preciso trabalhar muito, ganhar os troféus e depois ter os privilégios”.

Queiroz disse ainda preferir “viver o futuro” a “celebrar o passado” e sublinhou que os problemas “de agora não são maiores nem menores, são diferentes. Não podemos é pensar que podemos encontrar soluções do século XXI com respostas que foram úteis no século XX, era absurdo”.

“Ontem como hoje, procuro estar um segundo à frente, um metro à frente, pensar mais rápido, pensar antes, porque os nossos adversários no futebol são muito fortes. Nascem mais do que nós. Em Espanha são 40 milhões, nós somos dez, portanto, só aí estão a ganhar e temos de nos preparar quatro vezes melhor se queremos estar à frente deles”.

ABIU AS PORTAS AOS FUTEBOLISTAS PORTUGUESES

Não encontraram palavras para descrever o que foi ganhar o campeonato na Arábia Saudita, mas têm consciência do que esta vitória proporcionou a Portugal e ao nosso futebol.

'Abriu as portas' ao futebolistas portugueses e 'mudou as mentalidades' dizem alguns dos 'heróis' de Riade, como Tozé, Brassard, João Vieira Pinto, Jorge Couto e Abel Silva.

O ex-capitão Tozé, que subiu à tribuna juntamente com Queiroz e ergueu a taça em Riade, sublinhou que a vitória mudou a 'forma de pensar' de dirigentes e treinadores em Portugal.

'O jovem no futebol português não tinha oportunidades, abundavam jogadores estrangeiros, nomeadamente brasileiros, e nós, com a nossa humildade e com aquilo que conseguimos, tentamos inverter essa opinião e forma de pensar', disse o antigo médio.

Já João Pinto, considerado um dos grandes futebolistas portugueses, lembrou que, com a conquista do Mundial na Arábia Saudita, os 'clubes começaram a apostar mais na formação'.

'O mais importante foi as portas que abrimos para as outras gerações', frisou João Pinto, que, a par de Brassard, são os únicos jogadores portugueses com dois títulos mundiais.

O Jantar dos casados 2009


Composição
-
O jantar dos casados é uma tradição muito antiga de Santo António das Areias. Tem para aí 50 anos. Ou mais…

Nesse jantar, que decorre no Grupo Desportivo Arenense no domingo depois do “domingo gordo”, juntam-se os maridos naturais ou que casaram na freguesia.

A refeição é servida por uma comissão de 5 elementos que está encarregada de comprar os ingredientes e ajudar na confecção dos pratos.

O menu é composto por canja de galinha, batatas com borrego e farinheiras cozidas com agriões. O vinho costuma ser do Dr. Machado. Este ano não foi mas também era bom. Também há fruta da época.

Houve uns anos em que a malta era cada vez menos mas nos últimos tem estado bom.

Nessa noite, as mulheres casadas ficam por baixo e jantam na discoteca. Durante o jantar, eles oferecem farinheiras e elas pagam o frete com arroz doce.

No final e após o café, juntam-se os machos com as fêmeas e há bailação até altas horas mas não muitas porque no dia a seguir é dia de escola. O Abílio e o Carrilho tocam bem e são valentes.

Houve direito a pinhata mas abriu-se logo. Era fraca. Ou então tiveram sorte.

Eu bailei muito e diverti-me com os meus amigos Luís e Vítor e Fernando.

No dia a seguir doía-me um bocadinho a cabeça mas não faz mal porque fui feliz.

Pedro
35 anos


Fila 1

Fila 2

As mestres de culinária

Panorâmica geral

Fila 3

Fila 4

O chibato estava bom

Vista do outro lado

A pinhata

Uma farinheirada

O queijinho estava muita bom...

Los camareros (parte deles). O nosso prezedente estava contente

Eu, os meus vizinhanças e amigos no mítico estabelecimento da D.ª Odete

Art Gallery



A questão foi-me colocada pelas duas da seguinte forma: “temos aqui um desenho para te oferecer… se meteres no teu blogue”.

A minha, todos os dias me pergunta por isso.

O prometido é devido.
Voilá!

segunda-feira, 2 de março de 2009

A revolução Indiana – por via do milionário do bairro-de-lata


Vejo a nova coqueluche do cinema mundial, “Slumdog Millionaire”, cortesia dos meus dealers de eleição e lamento não ter sido enfeitiçado pela magia do filme que encantou meio mundo.

E isso é chato…

Ver a malta toda numa de delírio e a gente estar fora… Mas o que é que eu posso fazer?

A história do rapazinho dos bairros-de-lata que trepa pela vida fora e se candidata ao “Quem quer ser milionário” para conseguir resgatar o seu amor perdido tem tudo para andar, mas…

Para já, o realizador Danny Boyle deu o “Trainspotting” ao mundo e podia ter marchado logo a seguir. Aquela viagem alucinante à vertigem da existência junkie de Edimburgo fez-lhe mal à cabeça e o homem ficou de tal maneira amolgado que nunca mais seguiu carreira. Como realizador é sofrível. Os prémios e as nomeações que ganhou com esta fita só podem ser um equívoco.

Depois, a imagem que traça da Índia é de tal maneira confrangedora que chega a ser atroz. É duro lidar com realidades destas que sabemos que existem mas não visualizamos. À noite, deitei-me e sonhei com os meninos perdidos a quem os gangues de rua roubam a visão para poderem ganhar mais de esmola.

O guião é a única coisa que considero mesmo muito boa e o único factor que poderia verdadeiramente salvar a fita mas é filmado de forma tão pouco verosímil que nos acabamos por perder. Abusam um pouco da nossa boa vontade e quando aquilo que é óbvio e aquilo que nos parece impossível se misturam e tornam regra, o fiasco ganha terreno.

Não desaconselho e já que está tanto na berra, vão ter mesmo de ver mas se alguém um dia vos disser que este é o filme da sua vida, sorriam e pensem baixinho: “não percebes nada do artigo”.


PS1: Se querem uma história de amor de partir o coração, filmada com mestria, vejam o “Romeu e Julieta” do Baz Luhrmann, ou o “Breaking the Waves” do Lars Von Trier… Depois conversamos.

PS2: A Índia deve ser um sítio mágico, místico e fabuloso. O Tio Sabi gostava de lá ir.

PS3: Esta história toda fez-me lembrar uma noite destas em que estava aborrecido e me perdi no delirante site Bombay TV, precisamente a fazer legendas loucas de filmes indianos onde entra o actor favorito de Jamal. Ficaram assim…


O filme, clicando aqui.

E aqui

E aqui

E aqui

E aqui

E aqui

E aqui também.