Quando Fátima está na ordem do dia, recordo a publicação que escrevi no autocarro do Município de Marvão, e postei no Facebook, no ano passado, quando regressava da peregrinação que tinha realizado, e me fez também ser um dos peregrinos de Marvão, para o toda a vida, esteja ou não entre os caminhantes desse ano.
Dedicado a todos eles, com especial menção ao comandante João Luís Garção, e à Primeira Dama Helena Barbas, um abraço muito forte para todos!!!! 😘
"Até admito, e dou de borla, a quem seja indiferente a Fátima, e não se deixe tocar de todo pelo fenómeno, que a Cova da Iria seja impactante mais pela/ou até apenas, pela vastidão do espaço (72.000 metros quadrados, preparados para acolher 500.000 visitantes), como foram hoje os Peregrinos de Marvão, chegados na sexta a pé, depois de terem palmilhado (do acordar, ao descansar), 41 Km (somando os 33 de distância do Entroncamento até ali, mais o que se rodou a pé por lá, e muitas, MUITAS horas de pé);
... ou pela música celestial que se ouve em permanência (com um coro... e um órgão... dignos de chegarem ao céu) quase que deixando os presentes num estado de transe e êxtase permanente;
... ou pela imponência da arquitetura de pedra tão importante na região, com colunas e capitéis capazes de envergonharem qualquer templo da Roma imperial...
mas para mim... de coração aberto como só sei viver, Fátima é importante é pela força da Fé que brota de cada coração que bate ali, como os da casal de pessoas do campo que estavam ao meu lado (ela muito mais nova, mas que sabia todas as músicas que o coro cantava, e as interpretava baixinho, com uma voz lindíssima, de mãozinhas em prece, com as unhas e os dedos das mãos a denunciarem bem qual é a matéria prima que trabalham para viver, ambos com um chapéuzinho branco de estilo pescador, com as letras FÁTIMA escritas num azul maiúsculo de estilo garrafal), ou pelo outro casal ao lado, claramente da cidade, muito mais velho, com ela de óculos grandes à ponta do nariz, e de lábio de baixo decaído, em gênero "beicinha", e ele impecável, de casaco de fato, como se fosse entrar agora para o escritório, mas com ambos a acompanharem cada palavra do terço, cada momento da missa, com o rosário pendente das mãos unidas). Cá para mim, garanto-vos, é nessas Mulheres e Homens, que Acreditam, que está a força de FÁTIMA!
Fátima não se visita. Fátima, o querer de Fátima, a FÉ, a capacidade de Acreditar, é uma gasolina que nós queremos que corra sempre nas nossas veias, que alimente o nosso coração, que lubrifique e faça funcionar o nosso cérebro, a cada segundo da nossa vida.Fátima tem de se VIVER!!
Numa dos lados do Centro Paulo VI, onde pernoitámos, consta a seguinte inscrição, dita pelo Mestre: "Tomé, porque me viste, acreditaste. Felizes dos que acreditam sem me terem visto" Jo 20/29
A Deus nada é impossível, e só ele consegue coisas que a ciência não explica. O sucesso do meu caso, é um bom exemplo disso: traumatismo craniano de grau 6 ( escala 3 - 15, com sérias hipóteses de fracasso, em que com menos 2 pontos na escala, em cada 10 casos, apenas 2 conseguem ser bem sucedidos), mas graças a Ele, sinto que estou... como estava antes.
👍🙏😘
Nas palavras sábias da homilia de dia 13, foi explicado de forma bem clara e inteligente, como é que alguém que é Cristão procura na nossa fonte que é Deus, e no seu filho Jesus (que foi ele, como ele, e igual a ele), a explicação para tudo aquilo que lhe acontece, seja nas alegrias maiores (como a chegada de descendência, e ver que continuamos na terra), ou na tragédia de perdas, e chegadas de doenças terríveis e terminais: apenas Deus sabe o porquê agora isto. Se ele quer assim, que me dê forças para aceitar e continuar, porque isto vai levar ao seu encontro, e ao banquete da eternidade.
Quem crê em Cristo tem de ter capacidade de Acreditar que se assim lhe está a acontecer, é porque o nosso pai do céu assim o quer. A vida terrena é uma aprendizagem, um playground para algo maior que vem a seguir. Da mesma forma que não sabemos de onde vimos antes de nascer; também não sabemos para onde vamos quando a vida na terra acabar, e há que acreditar num plano maior para isto tudo, que há-de ser equivalente à grandiosidade das maiores maravilhas que Deus criou na terra!
Eu, que comecei a escrever estas linhas que lês na viagem de regresso no autocarro que o nosso Município de Marvão gentilmente nos cedeu (e que apenas consegui terminar no dia seguinte em casa), quando preferiria vir a contemplar todos os quilómetros que percorremos a pé nestes últimos dias, até cair no merecido sono que tanto me tem fugido nestes últimos dias; fi-lo porque não quero perder a verve, o impacto do momento que me permite retratar as emoções a quente.
Esta jornada de Fátima, estes 5 dias tão intensos, foram para a vida, mesmo!, e trago o coração repleto de alegria, e de emoção por pessoas que, muitas delas, não conheceria ao cruzar-me com elas na rua, e agora são das minhas e eu delas também, embora haja também muitas das quais já conhecia desde há muito (e fiquei muito mais próximo), e outras que tive o grato prazer de ter conhecido agora.
Como disse ao nosso Comandante Geral (o outrora meu aluno de inglês no Agrupamento de Instrução de Portalegre, nos anos finais do século passado, hoje um grande profissional mais que encartado da GNR/BT de Portalegre, João Luís Garção ) e
à nossa Comandanta Helena Barbas ; agradeço imenso o facto de me terem acolhido tão prontamente neste família que criaram há 4 anos atrás (quando muito queria voltar a fazer este percurso que já tinha feito há mais de 20 anos, completamente sozinho, de uma forma muito mais dura e penosa), conjuntamente com o 2° Comandante José Manuel Bento (literalmente um Grande Artista da Rádio, TV e Disco; um atleta da guitarra que traz filhas e filhos, e genros, também, só falta trazer o Canito, o gato e o periquito! 😯😂🤣😭🤣😭), porque achava que agora estava na altura de prestar uma série de agradecimentos, e pedidos à Mãe do Céu, porque nós, por aqui pela terra andamos sempre permanentemente feitos pedinchões.
Os Peregrinos de Marvão foram uma autoestrada para atingir o objetivo, com uma ambiência, uma entreajuda, uma solidariedade, uma motivação absolutamente extraordinárias e hei-de estar-lhe grato para toda a minha vida. Jamais esquecerei esta relação que me permitiu entrar na família, da qual agora já faço parte, e jamais sairei, mas depois de cumprida a missão a que me tinha proposto, defendo que nas edições vindouras, é altura de dar oportunidade a novos tripulantes de entrarem, nesta verdadeira "Festa da Fé", como a batizei, e digo Festa!!! 🎊🎈🎉😁, sem medo nenhum, porque Cristo e a Mãe queriam que a vida fosse vivida assim, há espaço para... tudo!!!!!: sacrifício, riso, brincadeiras, humor, lágrimas, gargalhadas, rezar o terço como a Mãe nos pediu, excelentes refeições mas sobretudo muito querer, muito Foco, muita Vontade, muita Fé, porque essa é sempre a maior, a principal e mais forte força a que nos agarramos!
Se 50 participantes (entre peregrinos e pessoal de apoio), como neste ano, é o número ideal para uma empreitada destas, e ninguém for descansando de ano para ano após ter feito este esforço que manda a sua consciência, como poderão novos participantes ter ajuda para poderem cumprir as suas promessas? Ficará fechado a novas entradas?
Uma caminhada destes (de 150 kms, que na verdade foram sempre muito mais, porque quando chegávamos aos sítios, também tínhamos de andar. Só sobre a etapa de ontem (Entroncamento - Fátima), que tinha 33 kms... o nosso vereador Luís Costa recordou que com as voltas na chegada, como disse no início, o seu registo era de 41 km!!! percorridos 😳) não é nada fácil, como devem calcular, e só com um espírito muito grande, com uma força de vontade ainda maior, uma enorme ajuda lá de cima e cá em baixo, com tivemos, se consegue!
Enquanto caminhávamos, por vezes, o ânimo questionava-nos, e a dúvida assaltava-nos, mas nesse preciso então, passava por nós, em grande velocidade, ou o nosso Fernandinho de Castelo de Vide, essa grande máquina de enorme envergadura, peso e proporção, na sua passada ritmada de quem vai parece que a tombar para a frente no metro seguinte (mas foi gigante, porque a fez toda!!!!!); ou o nosso Alexandre Scuba Dive, alto praticante de mergulho em profundidade, dos alto dos seus setenta e tal anos, que seguia em alta pirisca, montado no seu metro e pouco, nas suas pequenas calças de ganga, e nos seus sapatinhos, quando todo o resto do pessoal fica para trás todo artilhado de roupinha de running, e ténis de marca.
Por isso, aos fabulásticos Peregrinos de Marvão, A TODOS ELES (porque cada um é jóia especial, com a sua valência específica, que guardamos para a vida, ou até à próxima vez que nos virmos, muito em especial aos maravilhosos organizadores (o casal maravilha Garção; ao co-Diretor, magistral artista de animação e variedades, José Manuel Bento, e seu grande filho Benfiquista André Bento, que está quase a celebrar o 38° 💪👍🙏; ao extraordinário pessoal de apoio (amigo Zé Nunes e Joaquina), ao Sr. António, a alguns atletas lesionados que se uniram para ajudar como a Irene Ramalho; aos massagistas (uma das chaves mestras do sucesso, no meu entender... ao Luís Malheiro, ao Miguel Borrego, e ao Gonçalo Passadinhas); aos locais onde comemos, onde dormimos, até aos sítios onde bebemos café e comemos pastéis de nata, todos eles escolhidos a dedo...
Eu PARABENIZO, PORQUE FORAM ESPETACULARES, e sem eles, nada seria possível!!! 👍🙏😘
Peregrinar até Fátima, pela distância (só a reta do Gavião parece que se desdobra 😵💫😧😦😮😯😳), pela dureza do terreno (a serra d'Aire empina-se!!! 🫣), pelo número de dias envolvidos (5), pelas adversidades que podem surgir (físicas e todas as outras), ao longo do percurso (a variedade, velocidade e quantidade de carros com que nos cruzamos é estonteante), e conseguir atingir o objetivo de chegar, e poder levar com aquele banho imenso de emoção é... inesquecível!
Este é, seguramente, um dos Marcos da minha Família! Uma vez que sou da família, prescindo da vaga para que mais se juntem a nós, mas a minha reinscrição estará sempre em stand by, até à próxima oportunidade!!!!!!!
Por isso, Amigas e Amigos, até ao nosso reencontro anual de 17 de Junho, ao qual tenho intenção de nunca mais faltar!
E depois disso, até SEMPRE MALTA!!!!!!!!😁👍🙏😘❤️"
Sem comentários:
Enviar um comentário