sexta-feira, 25 de novembro de 2011

De volta à vida!



121 dias! 121 dias se passaram desde a última vez que por aqui estive, que aqui deixei aquelas que foram as minhas últimas palavras neste blogue e eu então estava tão loooonge de pensar que assim fosse. O que se passou entretanto foi um turbilhão de emoções e de sentimentos, de acontecimentos e situações em hospitais que me marcaram de uma forma tremenda enquanto ser humano. Ninguém estava à espera e preparado para aquele acidente na Vespa e menos de certeza estava eu! Pode parecer para quem ouve ou lê pela primeira vez que um acidente de mota é algo comum que acontece todos os dias, mas não no meu caso! Eu estive literalmente, graças a uma lesão cerebral difusa que então se deu e me levou ao coma, às portas da morte! Foram 3 semanas em coma e o que se passou desde então e é algo que se eu o permitisse dava para escrever não um mas vários livros, dedicados aos vários aspectos da coisa: a família, os amigos, os médicos, os enfermeiros, Marvão e quem me quer bem tinham de ter o seu mais do que merecido espaço nesse livro. Eu costumava dizer por hábito que tinha dois pais, um pai e uma mãe, mas agora estou vivo e respiro porque muita gente minha amiga assim o quis e se esforçou por isso. Desde os socorristas e os bombeiros que me salvaram, aos médicos que me socorreram, às extraordinárias equipas médicas que me trataram, aos inúmeros amigos e queridos que chegaram a mim, e, por último mas em primeiro lugar, à família que esteve SEMPRE presente! Desde a pessoa que se lembrou de mim e fez força para que tudo corresse bem à pessoa que rezou para que tudo corresse pelo melhor, toda essa gente foi importante e decisiva no desfecho feliz deste episódio. E que episódio… o mais importante e decisivo da minha vida, que Graças a Deus correu bem, correu pelo melhor!

O destaque emocional e pessoal vai para todos, todos aqueles que me sentiram falta e me estimam com particular destaque para a minha esposa Cristina Lança, as minhas duas filhas Leonor e Alice porque foi por elas que regressei! Quero também agradecer à família na qual nasci (Mano! Já soube das tuas lágrimas e não esqueço! Mãe, tias (que voltaram a ir a Lisboa seguindo-me!, tios, primas, primos) e aquela que ganhei com o casamento (pais sogros, grandes cunhados, todos) pelo seu papel decisivo na minha vida! Foram mesmo importantes, TODOS! Sem vocês eu não era nada! Já tinham um lugar de destaque no Pedro Sobreiro mas o de agora é insuperável! Estou vivo e a mexer graças a Deus, graças a todos! Família, Amigos, Treinador pessoal Bugalhão, Médicos tiveram em mim um peso e uma força fundamental

Quero daqui mandar uma abraço apertado, pessoal, único e de agradecimento para todos os que se revêem na minha mensagem! Um abraço sentido!

Sabendo eu que sabe a quem me dirijo, faço questão de não nomear ninguém em particular sabem a minha maneira de ser e eu estou-vos profundamente grato. Da pessoa que me lembrou em memória e desejou que eu voltasse a ser quem era, à pessoa que abdicou de algo e alterou o seu conforto e o seu dia a dia para me dar afecto e calor humano… Bem haja! Viagens à capital para ir buscar-me ou levar-me, um telefonema, uma mensagem no telemóvel, uma preocupação, uma chamada ao telefone, uma voz ao ouvido… foram gestos e acontecimentos que JAMAIS esquecerei! JAMAIS! Ficam guardados em mim PARA SEMPRE! Muito obrigado!


Regressar ao Hospital de São José em Lisboa e ver o contentamento e os olhos húmidos daqueles (tantos profissionais!) embargados pela emoção ao me verem disse –me tudo! Eles que são homens e mulheres duros, preparados para tudo, prontos para o pior… ficarem assim emocionados de me verem… deixa-me sem palavras! “Volte sempre Pedro… Gostámos tanto de o ver… vamos já ligar à colega ou ao colega … que não está e não o viu. De certeza que vai ficar feliz!”.


Bem hajam! Assim me sinto eu: desejoso de falar com todos e cada um e lhe agradecer… a todos os familiares, amigos, médicos… A TODO E CADA UM! COMO SE ASSIM O FIZESSE!

Muito obrigado! Vivo por vós!


PS: Um abraço final para todos os leitores deste blogue que nunca desistiram de voltar a tê-lo como seu!

50 comentários:

João, disse...

Sem palavras para descrever o que acabo de constatar neste espaço!

Se dúvidas houvesse, aí está: Agora sim, tudo está "nas tuas mãos"...

É um privilégio, ler este teu Post!

Isabel I disse...

Que alegria voltar a lê-lo!

Anónimo disse...

:D Yupiiiiiiiiiiiiii!!! Voltou!!! Parabéns pela vitória da Vida!! Um beijinho

CRistina Mão-de-ferro

JoaQUIM disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JoaQUIM disse...

Olá Pedro ben-vindo novamente à blogosfera, sempre que tinha tempo passava aqui pelo teu blog a ver se já cá andavas.
Assim é que te queremos sempre, de volta ao nosso convivio, e bolas, já não era sem tempo! amanhã temos jogo grande!!
Um grande e forte abraço e beijinhos para as tuas meninas.

José Gabriel disse...

Bem vindo de volta "à vida", um grande abraço.
Gabriel

Paulo Carvalho disse...

Olá Pedro. Finalmente voltaste. Ainda bem!! Quase todos os dias por aqui passei para tentar saber de notícias tuas. Nada melhor doque seres tú a dar a boa nova. Um grande abraço. Paulo Carvalho ( teu colega de escola em Castelo de Vide)

Filomena Sacramento disse...

Lindo querido amigo... um hino a tudo o que é verdadeiramente importante na vida. É muito bom ler as tuas palavras no teu maravilhoso blog. Bem hajas Pedro... é muito bom ter-te de volta. beijinhos

Nuno Macedo disse...

Muito feliz por voltar a ler-te, mas muito mais feliz por saber que voltaste em pleno. Fez-se justiça.
Um grande abraço!

Nuno Macedo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Que bom poder ler o teu texto...sempre soube que irias ultrapassar este obstáculo e que te iria tornar numa pessoa ainda mais feliz e bem disposta.....espero voltar-te a ver em breve a cantar e a tocar com a alegria que só tu sabes transmitir

Beijos
Ana

silverio disse...

Pedro,que grande alegria é ter-te aqui novamente.

A lágrima teimosa que agora me corre pela face é testemunho disso mesmo.

Um forte abraço!!!

Pedro Silvério.

Clarimundo Lança disse...

Benvindo grande amigo!!!!!!

Manuel Gaio disse...

É com alegria e emoção que estamos lendo de novo neste blog que tantas vezes abrimos para tentar saber algo mais...que tudo volte a normalidade e quea penas faça parte de uma fase menos boa, cá por casa também já passamos por horas terriveis mas tambem fazem parte do passado, temos de viver o presente comesperança no futuro.

Um grande beijinho da Celeste um forte abraço do Manel.

raposo disse...

Boa companheiro, é bom saber que continuas em boa forma com essa tua maneira de escrever tão emocional e emocionada,parabéns

um abraço jorge raposo

Francisco Abrantes disse...

Grande Pedro OBRIGADO por estares de volta, a vida dá muitas voltas mas acaba sempre por ser justa para com os justos. Abraço

M. disse...

Pedro, perguntei tantas vezes por ti à Catarina e a outras pessoas, sempre esperando que me dessem boas notícias. Vim aqui várias vezes desde o acidente, sempre na esperança de teres regressado e contigo os teus textos animados sobre tudo.

Fiquei muito, muito contente quando soube que já não estavas em coma e quando me disseram que era apenas uma questão de tempo.

Hoje resolvi abrir aqui o teu cantinho, um hábito que não perdi, e aqui estás! É, sem dúvida, uma enorme prenda de Natal. Ainda bem que voltaste, tinha um Mundo inteiro à tua espera *

Laura disse...

Temos o Pedro de volta, boa!!!! fico muito feliz por ti e por todos os teus, voçês merecem... beijinhos e muita força :))))

Joãzinho disse...

Amigo, nunca tive qualquer dúvida que irias voltar em grande como desejei ler esta tua mensagem, és uma força da natureza, e estou muito feliz pelo teu regresso, um grande abraço do Joazinho e da Carla..
Quando for ai de fim de semana vou-te fazer uma vísita, grande abraço mais uma vez amigo...

Helena Barreta disse...

Bem vindo de volta, Pedro. Nem sabe as vezes que aqui vim na esperança de ler este post.

Não sabia o que se tinha passado, mas sabia que coisa boa não era.

Que bom, que alegria tê-lo de volta.

Um abraço apertadinho

Fórum Marvão disse...

Maria, disse...

Querido amigo Pedro e 3 princesas

- Sempre confiei no teu regresso, ao seio da tua família e amigos
- Sempre confiei, que ganharias esta dura batalha, que te estava reservada
- Sempre confiei, que voltarias a ser o Pedro, que nós conhecemos
- Sempre confiei, que não poderia ser de outra forma!

- Por ti, pela tua Cristina, pela tua Leonor, pela tua Alice…

E sabes porquê?
- Porque pura e simplesmente, nenhum de vocês merecia o que vos estava a acontecer
- Porque Deus, põe-nos á prova das mais variadas formas, e porque eu acredito n’ELE, tal como tu!
-Se tive duvidas?
Sim
- Se me senti zangada?
Sim
-Se continuei a acreditar e a dizer-Lhe “ toma conta do Pedro e da sua família, eles precisam de Ti?”
Sim

Mas também sabia que tu estavas a lutar, assim como a Cristina e as tuas meninas, cada um á sua maneira.

Fórum Marvão disse...

(Cont.)

Maria disse...

Também sabia que os teus amigos lutavam, cada um, de sua forma para o teu regresso. Mais uma vez te digo: não nos desiludiste!
- Lembras-te das 1ªs palavras que te disse?
- Olá campeão!
E tu sorriste…
Percebemos que nos tinhas reconhecido de imediato; manifestaste alegria, tristeza, emoção, aborrecimento, levantaste a cabeça da almofada pela 1ª vez, conforme informação da Cristina, comunicaste connosco da forma que te era possível, mas dava perfeitamente para percebermos que estavas a confirmar, tudo o que desejávamos para ti.
E, qual não é a minha estupefacção quando me perguntas pelo Duarte?

A Cristina, qual fiel guardiã da sua missão, quase fazia lembrar uma muralha inabalável. Desculpa Cristiana se a alegoria não é a mais adequada, mas sinceramente, foste maravilhosa. Digamos que és uma mulher de armas

Lentamente, muito lentamente, tudo a seu tempo se irá recompor; não será fácil, nem rápido, mas sei que continuarão a lutar, da forma que melhor souberem e conseguirem.
Mas também sabem que têm AMIGOS.
AMIGOS especiais, disponíveis e com saberes para vos ajudarem, e, neste dia, “amigos até debaixo de água,”como diz o adágio.
Parabéns Pedro, pelos amigos que tens, especialmente o “ capitão Bugalhão”… ele toma-te conta do pelo…
Beijinhos e abraços
Maria Manuel e Duarte

Rui Anacleto disse...

É com enorme alegria que acabo de ler este post. Bem-vindo novamente.

Um grande abraço.

André Relvas disse...

É bom ter-te de volta Pedro. Grande Abraço

Luíza disse...

Que bom estares de volta.
Muita força para continuares a viagem neste planeta maravilhoso.
Um grande abraço
Luiza Assis

Fátinha disse...

Sem palavras...
Tão bom ver-te de volta!!!
Tudo de bom!!!

Bjs!!!

Marco Garcia disse...

Finalmente de volta à blogosfera!
Até o meu Sporting perdeu com o teu Benfica para te dar as boas vindas...
Abraço
Marco

Art´delas disse...

Fico muito contente por teres voltado e por teres sido o homem forte que fostes, voltas te ao grupo, aos teus amigos e principalmente á tua familia, essa familia que tanta força te deu.
um grande beijo para ti e outro para a cristina que foi uma grande mulher

Jorge Miranda disse...

Obrigado, por teres "voltado" estamos todos mais ricos.
Se havia duvidas elas foram dissipadas, DEUS existe e ainda bem que olhou por ti.
Um abraço do tamanho do universo, e como os americanos costumam dizer Wellcome Home Peter.

Pescada disse...

UI PI PI!
Olá boneca!
É com uma enorme alegria que li o teu post e confimei, mais uma vez, que as coisas estão a correr pelo melhor!
Bem sabes como fico contente por saber que ganhaste mais esta dura batalha!
É uma grande alivio ver-te regressar ás rotinas, agora que o pior já passou.
Beachcomber, vais prá Grécia? És muita linguarudo!
Muitos Beijinhos a todos!

Felizardo Cartoon disse...

Bom regresso!
Com a mesma força e pujança dos que não vacilam, mesmo quando as circunstâncias da vida, nos pregam partidas.

Fico muito contente por ti e por todos os que te rodeiam!
Grande abraço!
Hermínio

Joaquim barbas disse...

caro amigo

Joaquim barbas disse...

Caro amigo: ultimamente fui visitar o blog, na esperança de ver o meu amigo Pedro voltar à sua actividade normal. Hoje tive a alegria de ler um texto que me permite ter a certeza que o temos de volta. fico muito feliz por isso. Um grande abraço para ti e as tuas 3 meninas(Cristina e as duas filhotas).

Catarina disse...

Yeahhhhhhh
beijinho!

Joaquim Carita disse...

Pedro, Bem-vindo a casa!
Como sabes, sou um leitor compulsivo do teu blogue e por aqui vou passando para me deleitar com os teus magníficos e lúcidos comentários sobre os mais variadissimos temas.
Em Julho achei estranho pois deixaste de actualizar e postar os teus fabulosos textos... Algo de estranho se passava. Os meus receios confirmaram-se com um telefonema para o meu primo, Carlos Mamede. Depois disso, poucas notícias - "... Ele vai melhorando...mas não sei nada em concreto..." e dia sim, dia não, lá ia eu ver se a" maldita" fotografia da Amy já tinha saído do blogue...e nada. Até que ontem, finalmente estava a consultar a net no tlm, a fazer horas, e eis se não quando... O Pai Natal estava lá , sim era o Pai Natal, ele tinha regressado mesmo a tempo do Natal.
Mais uma vêz e se ainda alguém tivesse duvidas o Pai Natal existe mesmo e este ano trouxe-te(nos) a melhor de todas as prendas...
Mais uma vez um grande abraço do Joaquim Carita.

Felipe Gasalho disse...

Que alegria tive ontem ao dar uma vista de olhos ao universo dos blogues que me preenchem a alma e nasceu um sorriso na minha cara ao ver palavras escritas que à muito deseja ver....

Um grande abraço e beijos,

Felipe e Graça

P.s.: Espero ver brevemente um post sobre o nosso SLB...

@n@bel@ disse...

Que excelente notícia saber que voltaste aqui ao teu cantinho cheio de saúde e a continuar a desfrutar da vida...FORÇA

Goyi disse...

...PEDROOOOOOO !!!!!!!!..... Hoy me siento más feliz que Penelope Cruz el día de los Oscar.

No podías irte Pedro, somos muchos los que te estábamos esperando. Además, hay muchas cosas buenas... BUENÍSIMAS que te quedan por vivir.

Qué alegría nos has dado después del susto... GUAPO,........ es tan bueno tener las suerte de conocer personas como tu!!!!.

BIENVENIDO A LA VIDA Y MUCHOS BESOS PARA TI Y PARA TU "GENTE" DESDE ESTA TIERRA HERMANA A LA QUE TAMBIÉN SUPISTE ROBAR UN TROCITO DE CORAZÓN.

Sandra Bugalhão disse...

Que Feliz que fiquei ao vir aqui mais uma vez e ver que estavas novamente ao leme deste barco. Parabéns pela tua garra... Parabéns pela tua familia principalmente pela minha amiga Cristina sei que foi uma Grande Mulher. Foi por ela e pelas tuas princesas que lutas-te e continuas a lutar. Aproveita bem esta nova oportunidade... Beijinhos Grandes

Zé Domingos disse...

Força companheiro!
O pior já passou,sendo eu um leitor assiduo do teu blogue, já estava cansado de o visitar e encontrar a cara enfadonha do Jorge Jesus, ainda que ele nos tenha dado umas alegrias ultimamente.

Ilda disse...

Bem vindo amigo Pedro, é com muita alegria que te vejo regressar dessa imensa "viagem". Parabéns para ti e para a tua forte familia. Como diziam num concurso espanhol há alguns anos: "Prueba superada". Beijinhos e até um destes dias na nossa Mui Nobre

Ilda disse...

Bem vindo amigo Pedro, é com muita alegria que te vejo regressar dessa imensa "viagem". Parabéns para ti e para a tua forte familia. Como diziam num concurso espanhol há alguns anos: "Prueba superada". Beijinhos e até um destes dias na nossa Mui Nobre

Azinheira disse...

É com prazer que saúdo o seu regresso a este seu(nosso)blog.Um grande abraço e Felicidades para si e toda a sua familia.

Liliana Pêgo disse...

Já tinha saudades Pedro!
Passava por aqui várias vezes a ver se haviam novidades. Estive em Marvão uns dias depois do acidente e só se ouvia falar de ti. Não em forma de mórbida curiosidade, mas pelo contrário. Todos estavam imensa e verdadeiramente preocupados...Isso só acontece quando se é uma pessoa especial!

Ilda disse...

É com enorme alegria que acabo de ler este post, e os outros. Bem-vindo novamente.

Ilda disse...

É com enorme alegria que acabo de ler este post, e os outros. Bem-vindo novamente.

JB disse...

eu sabia! eu sabia!
és grande!
beijinhos e agora aproveita-a a triplicar...

conceicaobarreta disse...

Eu passava por aqui e estranhava e perguntava-me o que teria acontecido agora tudo terminou em bem a foto que mostra o regresso é visivel o sentido de humor do Pedro(permita-me que o trate assim)às vezes a vida prega-nos estas partidas,parabéns pelo perfeito regresso.

MA disse...

Não sou de muitas palavras... gosto de te ter de volta!
Grande abraço!
Saúde!!
RN
Danzig- Long Way Back From hell
http://www.youtube.com/watch?v=FgIlPOPysMM

Bolhinha de Sabão disse...

Ainda bem que regressaste ao teu "mundo".. Acredita em ti! Tivemos sempre a torcer por ti, rezámos e eis que surge o momento mais esperado. Agradeço a Deus por ter ouvido a minha prece. Agora queremos ver-te renascer das cinzas e tu és forte , tu és capaz! Luta e vence! Estamos a torcer por ti na primeira fila. É importante fazeres exercício, mas não exageres, pq pode ser prejudicial. "o que é demais é como o que é de menos"..
Um grande beijo de alguém que gosta de ti :) AA