quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A minha musa


Eu sou um verdadeiro fã da minha mulher! Sempre fui, toda a vida!, mas agora, mais do que nunca, o que eu estou mesmo é capaz de fundar um clube de fãs da Cris(tina). É mais do que merecido. Fundava, mas reservava logo para mim o número 1 e garantia um estatuto especial, claro está! Ninguém se acredita em tudo naquilo que esta mulher é capaz! Eu sempre soube mas agora assim lesionado reparo mesmo em tudo o que ela faz e é capaz de fazer em casa. É impressionante! Ter um acidente destes, destas dimensões, é sempre coisa má e muito, muito ruim mas agora, com duas filhas pequeninas a nosso cargo e cuidado não podia vir na pior altura! A Alice ainda só agora vai fazer dois anos e quer toda a atenção, mexe em todo o lado, não pára por um segundo, é toda bébézinha. A Leonor com pouco mais de 10 anos já só pensa em ser grande e em ser mulher mas continua a comportar-se em casa como uma criança que é. Difícil! É uma dupla imparável! Quando a partir da 6 horas da tarde se juntam as duas em casa, fica tudo por conta delas. Eu sempre ajudei, nunca quis ser um pai ausente mas agora apercebo-me muito melhor e estou muito mais próximo de todo o trabalho que é desempenhado pela Cristina. Ela ajuda a fazer os trabalhos de casa, ajuda-as a comportarem-se, ajuda-as a comer na alimentação que ela faz maravilhosamente, ajuda-as em tudo! Excelente dona de casa, excelente cozinheira, excelente nas limpezas, nas arrumações, excelente em tudo! Enculturadora, formadora, educadora… Que sorte eu tive em tê-la sempre comigo do meu lado e elas, em terem uma mãe assim! É a estrela da família, não devem haver quaisquer dúvidas quanto a isso! Nós, secretamente sempre alimentamos aquele ego que nos permite querer ser, aquele ímpeto que não nos deixa ficar para trás… mas eu agora estou rendido. Desta vez fiquei completamente rendido. Eu nunca mais quero ser apresentado como o marido da Cristina. Eu sou um admirador que por acaso até tem a sorte de estar casado com ela!

Sempre soube que ela era muito forte, que ela é baixinha em tamanho mas gigante lá dentro mas agora, quanto mais sei dela e do que ela fez e foi capaz por mim, sinto um enorme orgulho e admiração. Quanto tive este estúpido e trágico acidente, ela foi para junto de mim para Lisboa. Deixou tudo, deixou as filhotas, deixou a casa, deixou a vida dela, o emprego… e foi por mim, foi a ver de mim, a lutar por mim em silêncio, a viver num mundo estranho, num hospital estranho e distante por amor, por acreditar no amor de um homem que nessa altura só estava em presença corporal, em coma, que não respondia a nada. Mas ainda assim ela nunca me deixou, ela continuou a incentivar-me a estar presente. De mão dada, fazia-me festas no peito e na cara, acariciava-me o cabelo… nunca deixou a vida abalar de mim. Esteve sempre vigia e de vigília, sempre atenta a tudo. Foi e é o meu anjo da guarda. Um dia comprou-me o meu perfume preferido e quando mo deu a cheirar, reagi de imediato e as máquinas começaram a entrar em frenesim. Aflita, porque não compreendia o que se estava a passar, pediu auxilio ao pessoal especializado que a tranquilizou e lhe disseram que tinha sido muito bom eu ter tido essa reacção porque o olfacto me trouxe recordações e tinha “mexido” comigo. Nunca me deixou… Longe, em Lisboa, num hospital estranho, a falar e a ouvir estranhos, nunca desistiu de mim. Isso é uma coisa preciosa que se guarda e fica connosco para toda a vida!

Quem é que me havia de dizer que haveria de ser assim? A nossa história de amor começou há muitos, muitos anos quando estudávamos no ciclo em Castelo de Vide. Ainda me lembro como se fosse hoje e eu, naquele intervalo entre duas aulas, reparei que aquela carinha linda que era irmã mais nova de uma colega minha de turma, tinha qualquer ”coisa” de especial. Sem eu lhe ter perguntado nada ela disse-me que ia pensar e ficou assim… Nunca mais despegou. É certo que a vida ainda havia de dar muitas voltas, nós teríamos ainda muita coisa por dizer e por fazer mas ficou sempre aquela sensação que aquele era o nosso porto de abrigo, o nosso local certo.

Juntámo-nos de vez quando eu estava na faculdade. Casámos (pelo civil primeiro e pela igreja depois), temos duas filhas e o Pedro Sobreiro só faz sentido se estiver junto da Cristina Lança que agora, para além de tudo, é a minha voz da consciência, é a minha médica em casa, a minha tutora. Eu tenho sempre de lhe perguntar antes porque só assim é que eu sei não só a sua opinião, como se a coisa está bem e é correcta.

A ultima que me fez (com muito espírito!) foi fotocopiar e colar no espelho da casa-de-banho, uma frase que a médica de São José me escreveu e à qual eu achei desde logo muita piada. Colou-a lá porque assim posso vê-la todos os dias e porque dali não há como fugir dela! Posso lê-la de manhã, de tarde, de noite, quando por ali passo e nela me fito. Estando escrita nunca mais me esqueço dela e tampouco a posso evitar. Diz: "Estou a recuperar bem mas a evolução é progressiva, lenta e isso chateia mas é bom sinal porque estou a recuperar e esta é mais uma fase transitória que estou a passar".

Cristina… Sou muito feliz por estar junto a ela, por a ter do meu lado, por a amar, por ter estas filhas maravilhosas.

Como ela diz muita vez (ao ponto de me deixar calado, embargado, sem ser capaz de dizer uma palavra), olhando para mim, sorrindo: “é muito bom ter-te”.

E eu? Que lhe posso dizer se lhe respondo sempre e me parece que o amor aqui não chega para o que quero dizer? Ela para mim é muito mais que isso, que tudo aquilo que posso dizer.

Sou fã!






(P.S. Ainda bem que pude escrever isto às escondidas e sem a autorização dela senão o mais provável é que não quisesse que o fizesse. Assim fica público e do conhecimento de todos!)

12 comentários:

Robson Lima disse...

Que declaração de amor carregada de emoção e sinceridade!!! Você nem imagina o quanto eu fiquei feliz em vê-lo voltar ao convívio familiar, e mais ainda, voltar a escrever novamente. Só agora tive coragem de voltar a comentar. Apesar de termos estados juntos em apenas duas oportunidades, uma em Castelo do Piauí (Brasil) e outra em Marvão, ambas no ano de 2008, você é daquelas pessoas que cativam logo de cara, carismático ao extremo e um amigo de verdade. Faço coro às palavras da Cristina, que é muito bom tê-lo de volta. Mesmo eu não podendo lhe dar um abraço, saiba que mesmo daqui de longe, torci muito e pedi a Deus por você. Sei que não está ainda 100 por cento, mas como diz a frase da médica, esta é apenas uma situação transitória. Tenho certeza que com suas lindas filhas e a dedicação da Cristina, você vencerá. Abraço.

Helena Barreta disse...

Bonita declaração de amor.

Continuação das melhoras. Um abraço

Ilda disse...

Justa homenagem. Parabéns aos dois, a ela pela força e a ti por saberes reconhecer. Beijos

Unknown disse...

Gostei!
Saber dar valor é uma virtude!
Continuação de boa recuperação
Beijinho para ambos

Celeste Gaio

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
M. disse...

É um cliché mas eu digo que me vieram as lágrimas aos olhos :) Quem me dera que todas as mulheres pudessem encontrar homens assim: que lhes reconhecem o valor, valorizam o seu apoio e dedicação :)

Desejo-vos muitos e muitos anos felizes e bem juntos. Bem dizias que era muito cedo para ti... :)

*

Sandra Bugalhão disse...

Lindo!
Querido Pedro ainda estou a limpar as lágrimas que me teimaram em sair depois de ler estas palavras tão bonitas dedicadas á tua Cristina. Estas lágrimas são lágrimas de alegria por ver que um amigo está a recuperar, e continua a escrever tão bem como sempre. Pedro nunca tive dúvidas que tu ias vencer esta partida que a vida te pregou e sempre soube que com o Amor e dedicação da Cristina ias ter forças para tudo. Beijinhos para vocês e para as princesas (aproveitem bem esta segunda oportunidade que Deus vos deu).

caisasousa disse...

Querido Pedro, querido Sabi amigo,
Tive o prazer de conhecer a tua Cristina, foi breve, foi forte. Os seus olhos cheios de convicta esperança acompanharam aquele momento tão intenso e emotivo. Que bonitas as tuas palavras. Que bonita declaração de amor. Que sorte a tua em teres a tua Cristina.
Que sorte a da tua Cristina em ter o teu amor.
Um abraço grande e forte meu amigo
Catarina de Sousa

Pedro Sobreiro (Tio Sabi) disse...

Queridos amigos, sempre fui um fiel leitor dos comentários do meu blogue. Nunca perdi nenhum! Eu explico-vos a razão porque nunca respondia aqui: temia que entrássemos em diálogo e isto se parecesse a um consultório sentimental, coisa que nem vocês, nem eu pretendíamos. Agora, posto isto, a situação é bem diferente e sinto-me no dever de vos responder a todos porque sim. Merecem! Mandar um beijo e um abraço do tamanho do mundo ao meu irmão brasileiro Robson Lima (que saudades!), à sempre incansável e presente Helena, às queridas e próximas Ilda e Celeste, à conterrânea Sandrinha, à querida Marisa (eu sou muito fã do teu blogue!) e à meiga Catarina cuja amizade vem desde os tempos de liceu mas eu não vejo há séculos. Soube agora que me foi ver ao hospital mas nem aí estava acordado para a abraçar! Que coisa esta! Emoção? Emoções são o que de melhor vocês me dão. Bem hajam! (muito agradecido!)

JoaQUIM disse...

Olá Pedro, por acaso não tenho tido tempo de passar aqui pelo teu blog e só hoje por um momento aqui passei. Depois de ter lido o que escreveste e de todos os comentários fiquei sem palavras a não ser estas que agora te escrevo.
Muitos parabéns pela tua "Cris" e pelas filhotas e sinceramente sempre soubemos que a tua família é o espelho da tua vida e as tuas “mulheres”, pois são logo três, vão estar sempre aí para ti e para te apoiar e não há forma mais bonita de o expressar como tu o fizeste no texto que publicaste. Por outro lado, mesmo que a Cristina não deixasse que publicasses tu arranjarias forma de lhe dizer tudo o que sentes por ela, isso tenho eu a certeza.
Um forte abraço e temos que nos encontrar novamente para novas conversas e lembraduras.

|b| disse...

tão bom.... a verdade é que o amor não existe por si só!
tem que ser trabalhado, dia a dia, hora a hora...
só assim vale a pena!
que o vosso valha sempre a pena!
muitos beijinhos para os 4

|b| disse...

ass. Joana (Bucho) ;)