quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Amanhãããã vou falaaaaarrrreee aaaaa cantaaaaaarrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee aaaa veeeerrrr sseee prrrreeeeesssstaaaaamm aaateeeencãããoo à ggeeeeennnnttttteeeeee eeemmmm Maaaaaarrrrvvããããããaooooooooo



Dia feliz porque o cante alentejano foi reconhecido pela UNESCO como património da humanidade. O cante agora é de todos… mas é nosso. Aquilo somos nós. Aquilo que o extraordinário filme do realizador Sérgio Trefáut mostrou na estação da Beirã neste Verão, levou hoje o selo de qualidade que merecia. Aquele sentir, aquele respirar onde cabe a tradição árabe, judaica e cristã já é de todo o mundo.
Para as coisas serem bem feitas, se eu mandasse, amanhã os serviços públicos de Marvão atenderiam todos os utilizadores em modo cante alentejano. Imaginem a GNR, por exemplo. Isto para ver se aqueles azaméis da UNESCO percebiam o erro que fizeram ao dar a indicação que a nossa terra não poderia ser património do mundo, também.
Juntar o útil ao agradável.
Pode ser que por aí já lá fossem.

 — a sentir-se cantor.

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Muitos parabéns a quem trabalhou nesta candidatura e a todos os alentejanos. Não consigo deixar de pensar no meu pai e o quanto ele estaria ainda mais orgulhoso e vaidoso da sua terra.

Gosto muito de ouvir o cante alentejano, fico muito emocionada.

Bom fim-de-semana, um abraço