quinta-feira, 12 de maio de 2016

Auto estrada para o Céu




Os TRI Naranjus de 76
"Sabi... (fixe!)"



O segredo tem de ser encarar este jogo com o Nacional, como se de uma final da Liga dos Campeões se tratasse. Temos de ter muita humildade, muito respeito pelo adversário, mas também muita consciência do nosso poderio, quer individual, quer como equipa. É um jogo, são 11 contra 11. Esperamos que a sorte esteja do nosso lado e os juízes não influenciem negativamente o resultado. Depois estaremos na nossa casa, repleta que nem um ovo, cheia de amantes, simpatizantes e sócios que vão fazer uma onda positiva enorme e funcionar como 12º jogador-

São 90 minutos. É muito tempo para reagir e quis Deus que nesta altura, como muita perseverança e garra, aqueles que nos mandavam olhar para cima para os conseguir ver, com 7 ou 8 pontos pela frente, tenham agora de ser eles a fazer isso. A arrogância….

Mas o Benfica está cansado. O que é natural. Correu em muitas frentes, faturou muito na Champions, ainda corre pela Taça da Liga e o plantel, que foi acometido por lesões diversas, está amolgado e a precisar de férias.

Mas há uma réstia de força, de esperança e o sonho de voltar a ganhar um tricampeonato, o que já não acontece há 39 anos (75-76), está mais forte do que nunca.

Contrariedades diversas moldaram a nossa época, a começar por uma pré-epoca nos States tão rentável quanto cansativa, que nos fez entrar a meio gás no campeonato. Também fomos muito influenciados porque o nosso treinador, recém sagrado bi-campeão, que conhecia tão bem o plantel e a casa, assinou contrato com um clube rival da cidade a troco do dinheiro, desprezando toda a entourage e os apoios de dirigentes e diretores que sempre o acalentaram.

Posto isto, também não deve ser nada fácil para um homem que veio de fora conseguir mudar uma toca que estava moldada há tanto ano a um texugo diferente. Mal tratado por esse mesmo colega, que o zurziu nos media sem qualquer solidariedade de classe, antes com desdém e a inveja, tendo chegado a insinuar que nem treinador era.

Mas Rui não se deixou abalar, manteve sempre a espinha direita, fez jus ao nome (Vitória) e conseguiu fazer uma ponte muito feliz, auspiciosa e rentável entre o Seixal e a Catedral, onde teve de construir o seu lugar ao sol passo a passo. (Renato Sanches foi ontem vendido ao Bayern por 35 milhões de euros (?!?!?!?!?), podendo chegar aos 80 milhões, uma valorização de  46 mil vezes ao valor que tinha custado.)

O Benfica quer ser primeiro, mas o Nacional, que está a meio da tabela, há-de fazer tudo para conseguir ganhar porque o treinador Manuel Machado tem o seu pelo na venta e mim ninguém me consegue convencer que não há dinheiros por fora. Caso haja, acho legítimo, devo dizer. Mas o importante é que não hajam manigâncias e seja um jogo liso, onde ganhe o melhor.

A mim dizem-me: “ Ah, Pedro. Está calado, não te metas, não fales por antecipação, olha que ainda te caem em cima!”

E eu respondo que um TRICAMPEONATO não é uma coisa qualquer. Há 39 anos que não saboreamos um. Eu, pelo menos, não me lembro de tal. E o Benfica é isto, é acreditar sempre, é ter na alma a chama imensa, que nos conquista e leve à palma, a luz intensa.

Saudações,

Ânimo!








Sem comentários: