quarta-feira, 19 de abril de 2023

😳 O Oasis Artificial existe mesmo?!?



Olhem, aquilo que eu acho, e obviamente contra mim  falo, é que estamos a criar um monstro.


Serei rápido: quando entrei para as finanças em Marvão, éramos 6 funcionários, mas até há poucos meses antes, chegaram mesmo à dezena. 

Agora somos dois... para tudo: Atendimento geral (Presencial, Telefone, Correio eletrónico), Património (IMI, IMT, Selo), Rendimento (IRS/IRC), Despesa (IVA), Justiça (SEF, SCO), Cobrança. 

Quando um está fora, o outro alomba sozinho.

Estão a ver o motivo para esta "limpeza", não estão? O que um homem levaria tempo a fazer, a máquina resolve quase instantaneamente.

As redes sociais alimentam (os nossos tempos livres) e consomem grande parte do nosso dia-a-dia. Tudo o que é mais íntimo (fotos de familiares, hábitos, costumes, sensações, emoções...) é partilhado ao desbarato. Só porque sim.  A devassa é global.


Por seu lado, os computadores, estão cada vez mais assombrosamente inteligentes e impressionantes, capazes de, como vi no outro dia, um deles vencer o Kasparov, o maior campeão mundial do Xadrez. Dentro de muito poucos anos, poderemos até ver um jogo de futebol entre autómatos, que serão de certeza capazes de imitarem este craque, ou aqueloutro, ou até fazerem um mix de qualidades de diversos (Pelé, Eusébio, Maradona e Messi, por exemplo).


Quero eu dizer com isto que qualquer coisa pode acontecer, a qualquer tempo.


Mas esta, que me apareceu agora aqui sem avisar no telemóvel, de que um grupo de crânios tecnológicos com gosto, cozinharam uma banda clone dos meus Oasis, que não é mais que uma réplica virtual que foi beber aos ingredientes introduzidos no mega-processador (melodias, letras, riffs, linhas de baixo, percussões), oriundos dos melhores temas dos Oasis na sua fase imperial(1995 a 1997), com recurso a técnicas de produção dos anos 2000, e mais além... tem que se lhe diga!


Os resultados estão online, numa espécie de álbum perdido dos Oasis, que em 8 faixas, como podem ver na publicação do YouTube, imagina o percurso dos ícones de Manchester, caso não se tivessem zangado... como sempre!


Numa fase em que o mundo anda cheio do tão propalado regresso dos manos, a tecnologia deixa-nos sonhar...


Ainda estou a apalpar, a saborear, a conhecer, mas se a moda pegar... 😯 Onde fica o Homem, no futuro?!?


(Estou quase a tornar -me ermita, e ir viver para o Cabeço de Seixo, onde me alimentarei de ervas e gafanhotos. Tenho dito!)


https://rollingstone.uol.com.br/musica/ia-cria-album-perdido-do-oasis/

https://www.clashmusic.com/news/has-ai-created-a-lost-oasis-album/


E um dia depois...


https://tek.sapo.pt/noticias/internet/artigos/como-soaria-um-novo-album-dos-oasis-inteligencia-artificial-ajuda-a-dar-vida-a-ideia

Sem comentários: