domingo, 29 de setembro de 2024

A III, que cavalga a passos largos face a nós

 











Não sei se tens a mesma opinião que eu, mas isto é capaz de se estar a armar uma grande arraia! (como se ainda não!!! 😳)


E não estou a falar no brutal aquecimento global que reduziu as estações do ano a duas (tempo muito quente / muito frio), nem no tremendo buraco do ozono que nos vai esturricar a todos (ainda há pouco constatei que na Mongólia, a temperatura aumentou 2,2° centígrados em 80 anos, o que já  ameaça o nomadismo, uma importantíssima atividade económica para grande parte da população; ou que os ursos polares no Canadá estão, em risco pelo aumento da temperatura, consequente degelo, e são agora menos de metade do que há 40 anos!!!)


O assunto é a própria guerra, sim!


Se bem te lembras (e aqui podes mais uma vez comprovar como o tempo é mesmo um 🐎), o massacre no festival trance em Israel, realizado a partir da Faixa de Gaza por terroristas do Hamas, que provocou 364 mortos, e muitos outros feridos ou reféns, ocorreu há quase um ano (a 7 de outubro de 2023), e desde então, tem sido um fartar vilanagem de bombardeamentos israelitas naquelas populações sem país, caídas em desgraça, condenadas a viverem entre os escombros, e a destruição total.


Sob a bandeira de estarem a combater o Hamas, as tropas israelitas não deixam casas, lares ou  hospitais de pé, e a situação é já de tal forma catastrófica que o Conselho de Segurança da ONU reuniu de emergência para analisar esta situação no Médio Oriente, porque os generais falam da entrada numa nova fase do conflito, depois do ataque terrorista com um míssil a Israel, que pode justificar a invasão do Líbano por tropas terrestres.


Aí arma-se a barraca!!


O presidente da Turquia, comparou o primeiro ministro de Israel, a Hitler; o presidente da África do Sul criticou os ataques como sendo uma forma de segregação e um novo Apartheid; e o  MNE do Reino Unido, num discurso brilhante, "atirou" as forças do mal ao tapete, e apelou pelo respeito à Carta das Nações Unidas.


Entretanto, o Irão, o principal financiador do Hezbollah, armado de ogivas nuleares até aos cabelos, afirmou convictamente pelo líder supremo, Ali Khamenei, que esta força não pode ser exterminada.


Entretanto, o quase fossilizado Joe Biden diz que a guerra total no médio oriente é possível.


E possível?!? Só aí, digo eu?!?


E a invasão russa da Ucrânia que já foi há 2 anos e meio, quando muitos de nós pensávamos que seria apenas por dias?!? E quão fundado será o medo do Zelensky que a loucura imperialista russa ataque um reator nuclear e nos faça a todos atingir um ponto de não retorno?!?


A 1a grande guerra (1914/18) começou com um atentado a um herdeiro em Sarajevo; a 2a (1939/45) já meteu a invasão da Polónia pelos Fritzes. Quem é que aposta que infelizmente já já não deve faltar muito para a próxima?!? 🤔 Só pontos de ignição temos agora 2 óbvios latentes. Isto para já não falamos em toooooodos os outros... 😱🥶


Meeeeeeeedooooooooo 😬😫😩😵😵‍💫😱

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Também tenho medo, principalmente pelo mundo que estamos a deixar aos mais novos, como é que explicamos aos jovens e crianças que há quem faça a guerra e não a paz.

Grande abraço