sábado, 11 de outubro de 2025

A Cura contra o cancro?!?


Ópá, o que eu estava à espera de ouvir uma notícia destas!!!!! 

Se repararem bem, isto é a descoberta do Santo Graal, o tão procurado, e nunca encontrado cálice da última ceia de Cristo!!!

Já todos ouvimos falar na Inteligência Artificial, e na imensidão infinita de mundos que se podem desenvolver a partir das potencialidades dos computadores, que nós, humanos, soubemos criar. Mas isto?!?! 

A Isilda Sanches, radialista que eu venero da rádio que ouço, a Antena 3, desenvolve de segunda a sexta-feira, às 11h40, uma rubrica sempre fantástica denominada "Fricção Cientifica", dedicada à ciência na perspetiva do curioso, que também pode interessar ao especialista.


Tem como fonte, notícias de ciência verdadeiras e fidedignas, e procura dar conta de assuntos sérios e/ou ligeiros, baseando-se sempre em descobertas, estudos, experiências, teorias e tudo o que diga respeito ao fascinante e intrigante universo da ciência.

No passado dia 9 de outubro, saiu-se com esta: Inteligência Artificial deteta doenças, tendo por base um estudo publicado na Nature Communications, que apresentou Dolphin, um sistema que deteta marcadores de doenças em células individuais?!?!?! 

Todos nós sabemos que o cancro é das doenças mais mortíferas, e o principal responsável pelo maior número de mortes, a par das doenças cardio-vasculares.

Ora, nós sabemos que o cancro não é mais que o crescimento anormal de células, que passam a propagar-se de forma desregulada, até que promovem o colapso e a falência do organismo onde se realiza.

Sendo assim, o sistema que foi desenvolvido agora, o Dolphin, permite fazer ao corpo um scanner que deteta os pontos mais fracos ou falíveis, e despistar um potencial "ninho de cancro" antes dele se formar!

EUREKA!!!!! 

Querem ver que qualquer dia, já não vão crianças, jovens, homens ou mulheres na flor da idade, antes do tempo, e só se morre quando se estiver podre de velho e os órgãos já não derem mais?!?!?!

Isso é que era, não era?!? Tão fixe... 

Ora ouçam lá...

https://www.rtp.pt/play/p2821/e880387/friccao-cientifica

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Isso é que era.
Um abraço