segunda-feira, 4 de maio de 2015

A Mãe (feliz dia teu)

Foto icónica retirada dos arquivos digitais Sabi. Todos três tão bem apessoados que deveríamos ir de viagem. Eu com um look muito 80, camisolinha aos quadrados, calça com virola e sapatinho carrinhos de choque creio que comprados na Covilhã, se a memória não me atraiçoa. Tu, aquela mulheraça que a gente sabe, alta, bem espadaúda, de RayBantes e com o visual de governanta. Mr. Mike, que aqui era bem mais pequeno qu’a mim, com a carinha de travesso lagarto que ainda hoje tem, mas disfarçado de homem sério. Mas a mim, não me engana. É sempre este que vejo. ;)

Nestas coisas, cada um puxa sempre ao seu. Neste caso e desta vez, à sua. Pois a minha, de todas, por tantas razões, é a melhor. Porque me fiz gente dentro dela. Porque saí de dentro dela, para a vida. Que maior motivo poderia haver para ser tão única para mim?
Sempre tivemos uma convivência nada pacífica, bem longe daquela visão bucólica mãe-filho que a todos encanta nos livros. Na minha opinião, porque provavelmente é a pessoa mais igual a mim, ou melhor, aquela com que me pareço mais. Por vezes, basta olhar. E sei que é recíproco. 

Apesar de já não ser capaz de chorar há muito, acho que desde que ia indo de canoa, comove-me a alma ver o sofrimento que sabe-se lá porquê, tem carregado às costas nestes últimos 20 anos, desde que perdeu o emprego, o companheiro de vida e ultimamente, a saúde.

Que posso dizer eu, o Pedro que desde pequeno te tratava sempre por Alzira (Sobreiro), pelo teu nome próprio? Que tenho um orgulho enorme em ti, que sofro muito por dentro quando te vejo menos bem (às vezes por coisas simples como as que me contaste há pouco, à porta de casa) e que quero que saibas que vou cá estar sempre. Sempre.

Graças a Deus, tens muita vida pela frente. Tens quatro grandes filhos para ajudar a criar (eu com as meninas; D. Mike dels Algarbs com os cachopos) e ainda há-de haver tanto, tanto de bom por viver. Já no próximo sábado, em Idanha-a-Nova, na Senhora do Almortão vamos ter uma dessas!

Estamos por ti.

Beijo grande,


Do teu filho Pedro

Sem comentários: