sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Sobre noite de fados do Grupo Desportivo Arenense, de 1 de Dezembro de 2018

Integrada nas comemorações do 40º aniversário





As belíssimas decorações da Dona Maria Jacinta da Silva Lança


O programa completo. Clica em cima para poderes ampliar




Na sonoplastia, uma dupla de luxo: Sr. António Machado, e o Sr. Manuel, do Município de Marvão


O Sr. João Manuel Lança não estava incluído na grelha de fadistas mas...
o que tem de ser, tem muita força!




Digam o que disserem, façam o que quiserem mas… a noite de fados organizada pelo grupo desportivo arense, foi grandiosa, e gloriosa. Nos dias que correm… manifestações destas… não são fáceis.

Estava uma noite fria, de inverno… Com o quentinho em casa, e o frio lá fora, a quem é que se metia na cabeça sair?!?!?

Pois quem foi… ficou certamente contente, no final. E que bonito que foi ver senhoras engalanadas de propósito para assistirem à fadistagem!

Há dias falava com um amigo meu, umas gerações mais velho, e desabafava dizendo que esta sociedade de hoje em dia, não é a mesma que ele conhecia dantes. Quando a dois, confessou-me que nesse tempo, ao final do dia, depois de largar o trabalho, gostava muito de beber umas minis e… desabafar com os amigos. Dessa tertúlia, muitas vezes saiam soluções e alternativas para ultrapassar problemas que lhe surgiam. Hoje… dizia-me que, ao se abrir mais, sentia que a malta o olhava de lado, uma vezes para se enaltecer internamente do melhor que está, outras vezes, simplesmente porque estava melhor.

Concordei e, embora seja novo, também me custa muito que neste tempo, quando comparado com o da minha infância, sinta que as pessoas estão cada vez mais viradas para si próprias, mais egoístas, mas afastadas umas das outras. Até em casa! Na minha Beirã natal, éramos todos quatro lá em casa, a vermos a mesma televisão, todos ligados ao mesmo, e hoje… habitualmente está cada um para seu lado, em seu telemóvel, tablet, pc… e a televisão, muitas vezes desligada! A televisão que também se pode ver nestes aparelhos! Eu cá acho que foi a tecnologia que nos transformou nisto.
Se eu noto assim, então que dizer do tempo dos meus avós, quando nem eletricidade, nem televisão existiam?

Tanto que essas pessoas deveriam viver uma com as outras!

Os fados fizeram-se, serão um evento a repetir, mas esta santa terrinha… tão fracionada em grupinhos, em que cada um puxa para o seu lado, o tecido social há-de ser sempre uma manta de retalhos. Enfim… a malta do Grupo Desportivo Arenense, os apaixonados do nosso clube, da nossa terra, que puxaram, sempre puxaram pelo nosso emblema… estavam lá, e lá haverão de continuar!

Perguntei a dada altura, aos meus colegas de direção, “mas a quem é que nós temos de felicitar por isto sempre se ter feito, e ter sido um sucesso?”

- Ao teu sogro, o Sr. João Manuel Lança!

- “Ó chefe, muito parabéns, ãh?”, disse-lhe. “Isto sempre se fez, e ver a sala assim toda cheia, quentinha com os aquecedores de pé alto, com tanta gente a comer caldo verde, e chouricinho assado, enquanto se ouviam os belos fadunchos, foi demais! Muitos parabéns!

- Ai, não a mim que tens de me dar os parabéns! É ao Banana !(Cláudio Gordo) Ele é que foi o homem responsável.

Já estou baralhado! Olhem, seja como for, MUTOS PARABÉNS A TODOS!! Esteve maravilhoso! Venham mais!
















































El Platanito.
Gostas pouco, gostas...
Quem é que não gosta? Não é amor?


Dona Jacinta distribuindo docinhos dos anos da neta Leonor, que faria 17, às 23.30h do dia seguinte, depois do Benfica ter ganho 2-1 ao Santa Clara, com dois golos do Mantorras. AI!!!! Isso foi em 2001 :)

A garrafeira lá de casa... levou volta! :)





Fadista: Joana Vieira
Tema: Loucura


Fadista: Maria Lança Dias
Tema: Lisboa, menina e moça


Fadista: Marisa Garção
Tema: Tarde triste no Campo Pequeno


Fadista: José Alfaia
Tema: Já não te espero


Fadista: João Manuel Lança
Tema: Canto o Fado


Este escriba, em nome do Grupo Desportivo Arenense, acho que enquanto 2º secretário da Mesa da Assembleia Geral posso fazê-lo, quer agradecer aos grandiosos fadistas, e pede desculpa ao senhor José Claudino por o vídeo que gravou dele, ter ficado com um problema e não poder ser publicado. Da próxima vez, terá um destaque de relevo. Sempre bem haja, e ajude-nos sempre com a sua voz e nível!


Quero ainda em nome do GDA, agradecer o contributo enorme e valiosíssimo, dos Guitarristas Miguel Monteiro, na Viola de Fado, e Paulo Parreira, na Guitarra Portuguesa, sumptuosos como sempre; e reforçar o agradecimento aos ilustres fadistas: JOANA VIEIRA, MARIA DIAS, MARIA GARÇÃO; ao Sr. JOSÉ ALFAIA, ao Sr. JOSÉ CLAUDINO, e ao Sr. JOÃO MANUEL LANÇA! Sem eles, era nada! Mil obrigados!

Sem comentários: