sábado, 29 de dezembro de 2018

(Ao fechar o ano...) O CINEMA

Numa altura natalícia, em que todo o tempo é pouco para a família, nem tenho vindo ao blogue. Contudo, em tempos de análises, balanços, e prognósticos, subo à cabine de som para postar uma memória do ano que passou, para que fique cristalizada.

O meu amigo Paulo Cerdeira, que se tem relacionado comigo mais por aqui, na net (é um grande benfiquista… muito crítico ao Sr. Vitória) que na vida real (é uns anos mais novo, de uma geração mais jovem que a minha, tendo por isso passado ao lado, na escola em Castelo de Vide) desafiou-me para colocar frames dos 10 filmes da minha vida, à razão de um por dia, no facebook, numa imagem iconográfica, sem palavras. Ora, quem me conhece, sabe que isso é extremamente difícil, por diversos motivos: por serem apenas 10, e sobretudo, por não poder escrever uma palavra sobre cada um deles. Claro que eu fugi à regra, e nalguns casos, meti apenas uma linha ou outra, orientadora.

Respondi ao desafio no dia mundial do cinema, que se celebra no dia 5 de Novembro, e agora esse repto sobe ao altar do blogue, para que fique, com a adenda dos trailers de cada um, para que fique ainda mais pomposo.

1/10

The Silence of the Lambs (O silêncio dos inocentes), de Jonathan Demme, 1991, 138 min. 
Trailer



2/10
Pulp Fiction, de Quentin Tarantino, 1994, 154 min.
O filme!

Trailer


3/10
Blade Runner, de Ridley Scott, 1982, 117 min.
A filosofia da existência humana, no olhar de andróides

Trailer


4/10
Bram Stoker's “Dracula”, de Francis Ford Coppola,1992, 128 min.
O meu fascínio pelo imaginário vampiresco numa obra-prima, 
repleta de fantásticas interpretações, magistralmente registadas. Sou ultra-fã!

Trailer


5/10
Forrest Gump, de Robert Zemeckis, 1994, 142 min.
A magia do cinema, e da vida… condensadas em pouco mais de 2 horas. Porque ela é como uma caixa de chocolates...

Trailer


 6/10
Monsters, Inc. (Monstros e Companhia), de Pete Docter (Pixar), 2001, 92 min.
Quando a animação sobe ao patamar do real, e nos transmite tantos conceitos, emoções, e sensações, que faz tudo parecer verdade.

Trailer



  7/10
The Shining, de Stanley Kubrik, 1980, 146 min.
Uma obra-prima do mistério do medo.

Trailer


  8/10 
Dances with Wolves (Danças com lobos), de Kevin Costner, 1990, 180 min.
A minha adoração pela forma de indígena de entender este nosso mundo, 
aquela com que mais me identifico.

Trailer


   9/10 
Wings of desire (Das himmel uber Berlin / Nas Asas do desejo), de Wim Wenders, 1987, 128 min.
Ou o filme que fez mudar tudo.

Trailer


   10/10
Seven, de David Fincher, 1995, 127 min.
Tão próximo da perfeição... em todos os níveis (Realização, representação, enredo...)
Trailer

Obrigado pela viagem, Paulo!

Sem comentários: