quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Jornadas mundiais… do quê?


Da juventude?!?!? Pois que seja!!! Realmente, malta nova… havia lá muita, mas… a fazer, e a dizer o quê?

- Olhe, senhor... Ahh… eu estou à espera que Sua Santidade me mostre os caminhos…”

- Hummm… género... do quê?!?!?!?

- Não!!! à guerra!!!! Sim... à paz!!!

Não poluir o nosso meio ambiente?!?!?!!?

- Olhe, jovem... BOA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Ainda antes de a ter começado, já sabia que esta publicação nem sequer deveria de ter sido iniciada. Sei que as minhas palavras, e o meu pensamento, vão mexer com muita gente envolvida, que quero muito, que admiro, que respeito, e que certamente passarão a pensar sobre este meu desabafo. Por isso… mais deveria era ter estado quieto.

 

Contudo, recordo que criei este blogue para isso mesmo, para dizer e mandar cá para fora tudo o que me vai a bolha, para fugir à psicanálise, para não ir falar sozinho para a mesa do canto do café, para não ser internado compulsivamente, com camisas brancas que apertam atrás das costas.  

 

O Papa, o chefe da igreja católica está de visita a Portugal, para as jornadas mundiais com jovens… de todo o mundo, como o nome indica. Mas… o Papa não é Deus, se ainda não repararam. O Papa, nem sequer é Cristo!!!!, como devem conceder. O Papa é um baril, argentino (terra do Maradona), que admira o vinho e as mulheres, e tem tudo para ser impéc, como é, mas não vai mudar o mundo. Foi um bispo escolhido entre os demais, como pode ser o nosso Tolentino de Mendonça, no futuro. Ponto!

Agora Lisboa está apinhadinha de almas imberbes nos sovacos, que se deslocaram para aqui, propositadamente para o ver.


Na verdade, eu até estava escalado,, e iria ajudar, a pedido do nosso pároco Marcelino, a comunidade católica de cá da terra que foi em excursão, à qual pertenço com muito orgulho, mas… tive de abortar a missão porque o meu emprego falou mais alto, e precisou de mim a 100%. Assim, não podendo experienciar in loco o que se passa lá, tive de seguir o fenómeno pela tv e internet.

 

E que vi eu? Vi toda aquela rapaziada em êxtase absoluto, como se estivessem em permanente trip de um speed marado qualquer! As câmaras passam e mandam cá para fora que está tudo em transe, ultra alegres e híper acelerados, aos gritos “Papa, Papa, Papa, nós somos a juventude do papa!”


Alguns dizem todos emocionados, com os olhitos rasos de água lacrimal: "EU VI O PAPA!!! EU VI O PAPA!!!!!"

Sim. So what?!?!

 

Olhem... sinceramente. Por muita consideração que tenho pelo homem, que tenho!.... que me desculpe, mais uma vez, quem eu sei que vou magoar, e os outros também, mas a minha cabecita… só foi feita para pensar por si própria!

Já viram a quantidade de dinheiro que foi gasto em Lisboa? E em Oeiras?!? Têm presente a cena bíblica que recorda o episódio no qual que Jesus expulsou os vendilhões do templo do seu pai? Se não  conhecem, está aqui e é engraçada de se ler. (https://portucalia.blogs.sapo.pt/29054.html)

Por Deus…

Eu vejo aquele jeitoso do Isaltino Morais, um verdadeiro crápula que está farto de dar falcatruas na lei e altas golpadas, vangloriar-se 1,5 milhões investidos em Oeiras para receber o Papa. https://sicnoticias.pt/especiais/jmj/2023-07-31-Oeiras-investe-15-milhoes-em-obras-para-receber-o-Papa-Francisco-0ef39116

Ele foi palmeiras, ele foi arranjos, ele foi o melhoramento da zona junto ao rio Tejo, ele foi…

https://jmj2023.oeiras.pt/


Saiba-se gastar!!!!!

As dívidas são para serem contraídas!!!, não era o que dizia o Sócras?!?

 

Olhem, o que vos digo com sinceridade, é que eu tampouco sou um católico de fiar. Tenho muita fé, muita convição, mas estive muitos anos afastado dos altares, e regressei a eles porque as vicissitudes da vida assim  o mostraram, mas tenho muitas dúvidas, e não sou flor que se cheire.

O meu Deus criou um Homem à sua imagem e semelhança, e por isso mesmo, tinha dúvidas e falhava. Não dão por vós, muitas vezes, ao testemunharem acontecimentos terríveis que acontecem no nosso mundo, a pensar: " onde estava Deus, aqui?!?"

Isso!

 

Mais digo também que creio mesmo é em Cristo, e no seu exemplo de vida, não na igreja. Pois esse Ser que mudou este mundo, que desceu a ele por vontade e graça do seu pai, que sabia que não era, e nunca seria dele, que poderia ter nascido no reino mais rico, mas antes nasceu numa manjedoura porque não havia naquela noite fria de Dezembro, uma pensão com vaga em Belém, na Judeia... certamente que não estaria em Lisboa, por estes dias, mas antes a pescar homens noutro local qualquer... do sofrimento, da doença, da dor.


Em vez de andar aos gritinhos histéricos de cada vez que avistasse uma câmara fotográfica, ou de filmar, provavelmente antes estaria…  a dar a mão aos que mais precisam e sabem que os filhos irão morrer em breve, por não terem o mais parco alimento, e qualquer cuidado básico e essencial de saúde.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/04/26/onu-diz-que-2-milhoes-de-criancas-correm-o-risco-de-morrer-de-fome-no-chifre-da-africa.ghtml

 

Verdade seja dita, estas jornadas estão a funcionar na perfeição em termos organizativos.

Oxalá assim funcionem até ao final, e Deus queira que sirvam para reforçar o estatuto de país ocidental civilizado que sabemos que não temos. Mas… em vez de estar a pedir perdão às vítimas dos hediondos abusos mantidos durante décadas, dos quais apenas se conhece certamente uma ínfima parte, o meu chefe de igreja deveria estar era no meio do mediterrâneo, a chamar a atenção que tempos de dar a mão aos desgraçados que fogem da perseguição, e da fome por grupos armados em África; no meio dos que morrem por agressão sexual e opressão; a acompanhar as famílias que até há pouco tempo eram normais, mas agora dormem numa tenda dum jardim público porque ficaram sem chão; ou fazendo frente aos que matam inocentes por uma guerra imperialista completamente sem sentido, porque uma guerra nunca faz sentido algum, e muito menos faz por querer estender um império desfasado, feito de fome, perseguições e medo. 


Tenhamos fé, esperança e acreditemos que algo poderá mudar mas... eu que até posso ter na mania que sou só um esparvoado, e penso que sei, posso estar muito enganado, mas se a fonte voltasse cá, a coisa quase que de certeza que era feita como a imagino: sem coreografias, mas mão na mão, e olhos, nos olhos... despida e verdadeira, discreta, como Ele era. <3 

Sem comentários: