Como sempre nestes casos únicos e irrepetíveis, quando cessa a vida, adensa o mito.
Com 87 anos de idade, quase 50 de Presidência (42, entre 1982-2024), Pinto da Costa, como nos haverá de suceder a todos, num dia que esperamos longínquo, cessou.
Tendo entrado no dirigismo como chefe da secção de hóquei em patins em 1962, passou, cinco anos depois, para a secção de boxe. Em 1982, depois de ser diretor do futebol, concorreu à presidência do FC Porto, não saindo do cargo desde então.
Iniciaram-se aí quatro décadas recheadas de tremendo sucesso, com inúmeras conquistas em todas as modalidades.
No futebol, os pontos altos aconteceram a 27 de maio de 1987, com a conquista da primeira Taça dos Campeões Europeus, batendo o Bayern Munique na final, e a 26 de maio de 2004, com o 3-0 ao Mónaco na final da Liga dos Campeões jogada em Gelsenkirchen.
Os títulos europeus não ficaram por aí, somando-se uma Taça UEFA (2003), uma Liga Europa (2011), com Villas-Boas no banco, e uma Supertaça Europeia (1987). Em 1987 e 2004, o FC Porto venceu a Taça Intercontinental.
A nível nacional foram 23 campeonatos, com destaque para o penta (entre 1995 e 1999). Entre futebol e modalidades, nos mais diversos escalões, Pinto da Costa deixa os azuis e brancos com mais de 1.300 títulos no palmarés!!!!!! 😳
Como sempre na minha vida, até no pior, tento retirar o melhor, e o que é de louvar. Enalteço a capacidade extraordinária de acreditar naquilo que era seu, de lutar para levar adiante aquilo em que mais acreditava
Tenho de reconhecer a liderança, o carisma, a ironia, a inteligência, o fino recorte que fizeram o FC Porto passar de clube regional, para uma alta potência internacional.
Na diferença, curvo-me, com respeito. 🙏😘
Sem comentários:
Enviar um comentário