sábado, 22 de agosto de 2009

Adufe


Chegou-me ontem a casa, a décima quinta edição da Adufe, a revista cultural de Idanha-a-Nova, referente ao semestre Julho/Dezembro de 2009.

Com uma tiragem de 15.000 exemplares, concebida com a “prata da casa” da Câmara Municipal e pontual recurso a algumas felizes colaborações, é um primor de bom gosto e qualidade.

Dá gosto poder folheá-la e desfrutar da sua leitura.

Apesar de ter uma identidade gráfica moderna e arrojada, sabe preservar o que de mais genuíno há nas gentes e nos territórios daquela região.

A linha editorial é muito completa e variada, as fotografias são sempre excelentes, os textos são oportunos e breves mas sempre incisivos e muito ricos, as ilustrações são de encantar… enfim…

Nestes 4 anos, tenho tido oportunidade de conhecer muitas das publicações portuguesas editadas com chancela das câmaras municipais. O nível geral é francamente baixo. Salvo honrosas excepções como as de Abrantes ou Óbidos, podemos afirmar com segurança que impera o “mais do mesmo”. Antevejo porém que este cenário mude. Com o aumento gradual dos licenciados nas artes da comunicação disponíveis para entrar no mercado de trabalho e com a percepção cada vez mais clara por parte dos autarcas que a imagem é quase tudo e que estas publicações são a melhor forma de contactarem os munícipes durante os períodos não eleitorais, muita coisa pode mudar para melhor.

A adufe é claramente um exemplo a seguir.

Das pistas que vos deixo abaixo em imagens, atente-se por exemplo, no nível do texto, na postura e na mensagem das páginas dedicadas ao Presidente Álvaro Rocha. Uma prova evidente de como se pode fazer política e comunicar com honestidade. Sem os fingimentos, as farsolices e as tentativas óbvias de manipulação que por aqui lamentavelmente tão bem conhecemos.

Da última vez que estivemos juntos, tratou-me sempre como “filho do Alzira” e não como um político qualquer. “Dá-lhe um beijinho meu”. “Será entregue”. Se ele soubesse o quanto ela fica feliz de cada vez que a Adufe lhe chega a casa…

E ao contrário do que possam pensar, eu acho que tudo isto não é a minha costela beirã, as minhas raízes idanhenses a falarem mais alto. As evidências não se contestam. Aceitam-se.

Como se não bastasse já o fascínio que em mim sempre desperta, neste número e em vésperas de Al Mossassa, presenteia-me com um artigo magnífico sobre o “nosso” Ibn Maruan, acompanhado de uma enigmática e poderosa ilustração. É demais…

A adufe é grande. Felizes os que a concretizam. Sortudos aqueles a quem ela diz respeito.

Que bom que era se fosse regra em vez de honrosa excepção.









Caso esteja interessado(a), é só imprimir e enviar para:
Câmara Municipal de Idanha-a-Nova
Paços do Município
6060-163 Idanha-a-Nova

Sem comentários: