domingo, 22 de agosto de 2010

Especialidade da temporada: Frango à Espanhola



Bem, é caso para dizer que à quarta foi de vez e assim sendo, à quarta canta o galo, ou o frango, se preferirem.

Eu já me tinha apercebido há muito que o estado de graça da época passada tinha acabado. Tive a certeza quando perdemos a taça do Eusébio de forma displicente para os ingleses e fiquei sem qualquer tipo de dúvida quando caímos de joelhos na Supertaça aos pés de um Porto dominador, rejuvenescido e implacável.

Não estava era preparado para os dois capítulos sangrentos que se seguiriam: as derrotas com a Académica em casa e ontem frente ao Nacional.

Perante este arranque catastrófico de temporada do campeão em título, o mais negro de há não sei quantos anos (muitos!), urge encontrar as causas para tão doloroso desaire.

Cada um terá certamente a sua versão e eu, como sócio e sofredor, também tenho a minha.

1) Concordo com a maioria. É óbvio demais para haver divergência aqui. Também eu acho que o grande responsável por toda esta hecatombe tem nome de cantor pimba e nos custou uma fortuna absurda. Este Roberto é mau demais para ser verdade. Arrepia só de pensar. Mas onde é que os homens tinham a cabeça quando encomendaram esta ave rara?!?!? Parece um pesadelo… Deus meu…

O gajo realmente dá pontos, só que é aos outros! Ontem então esteve brilhante e qualquer um dos golos não teria acontecido se entre os postes estivesse um Helton, um Bracalli, um Eduardo, ou até mesmo um Moreira ou um Júlio César. Jesus enterrou-nos ao insistir nesta contratação mas pior que o dinheiro despendido em vão e a vergonha associada, é a teimosia em mantê-lo a titular. O Porto já vai com 6 pontos de vantagem à segunda jornada. Ele que não pense bem na vida…

Dizer que não teve culpa no primeiro golo… Mas o homem estará senil?!?!? Perdeu a cabeça, certamente. Se o gajo falha o cruzamento… sai atrasado… não intercepta um lance que era todo seu… Ai eu…

E o segundo golo? Parece uma cena dos apanhados ou dos malucos dos risos. Um bola infantil, em arco, a pingar e o palerma aquele falha o corte, deixa bater na barra e ressaltar para quem nem queria acreditar numa esmola tão grande.

O Roberto deixa a defesa intranquila, a equipa ansiosa e a mim, à beira de um ataque de nervos.

Mas eu vou ter calma…

Só digo mais uma coisa acerca disto…

“Ó ROBERTO VAI PRÁ PUTA QUE TE PARIU!!!”. Pronto. Já está. Eu sei que não resolve nada mas fiquei melhor.
-
8 milhões e meio por isto?!?!? Alguém vai poder trocar de carro em breve…

2) Também acho que as saídas de Di Maria e Ramires foram inevitáveis mas deixaram brechas que estão ainda por colmatar. As aquisições de Jara e Gaitán foram acertadas. São jogadores de qualidade e já o demonstraram mas o futebol do Benfica levou tiros nas alas e nunca mais foi o mesmo depois destas duas perdas irreparáveis para o plantel. Parte da nossa desgraça também vai por aqui. Há que encontrar soluções. Com urgência, de preferência.

3) Outra razão para isto é que o plantel do Benfica tem jogadores descontentes. O anormal do Cardozo, por exemplo, anda ali com cara de quem recupera de uma lobotomia, arrastando-se pelo campo a passo de caracol, porquê? Porque meteu naquela cabecita que lá por ter sido o melhor marcador da época passada e por ter ido ao mundial, que tinha lugar num grande qualquer da Europa. Disse-o textualmente em entrevista e chegou a ameaçar através do empresário que o faria. Não o tendo conseguido, anda por ali, lambendo as feridas, como se a fazer um favor. No primeiro golo de ontem, se não tivesse ficado “especado” a olhar e tivesse acompanhado o adversário, poderia ter interceptado a bola ou, pelo menos, atrapalhado o lance. A isso ele está habituado. Atrapalhar é um dos seus fortes.

Quem fala do Cardozo poderia falar também de um David Luíz que anda de cabeça perdida, sempre a jogar nos limites da agressão explícita (poderia ter sido justificadamente expulso em qualquer um dos dois jogos da Liga). Um homem ouve falar no Real Madrid, no Chelsea, no Manchester… e quem é que o aguenta ali sossegadinho na Luz? Não é fácil…

Se eles ao menos metessem os olhos no Coentrão…

O resto está lá (Saviola, Aimar, Martins…) e funciona. Não está a carburar como deve mas com o tempo vai lá. Resta saber é se esse tempo chega a tempo.

Também era capaz de ajudar se alguém explicasse ao Jesus que mais valia que deixasse de ter aquele ar de quem é acordado num domingo às 7h da manhã por um casal de velhinhas jeovás distribuindo a “Sentinela”. Custa-me a acreditar na esperança que vaticina com aquele ar de quem faz um frete.

Vivemos um ano glorioso. Duro mas inesquecível. Bastaram duas semanas para voltarmos à estaca zero. Estamos agora de novo imbuídos do Síndroma “Artur Jorge/ Fernando Santos”. Medo!

Custa tanto andar para trás…

2 comentários:

Jorge Miranda disse...

Pedro, parece-me que a espécie que apresentas é um peru e não um frango.
Não estou a gozar porque desportivamente ainda estou pior.
Um abraço
Jorge Miranda

Ricardo Pires disse...

Pedro tenho um desgosto enorme o Roberto foi-se embora, eram sempre 6 pontos garantidos para o PORTOOOOOO!!!!!