quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

White riot (a riot of my own)




Assisto (boquiaberto) ao(s) noticiário(s) televisivo(s) e a sensação com que fico é que está tudo virado de “patas para o ar”.

O Governo decidiu dispensar 1300 trabalhadores das Oficinas Gerais que produziam os fardamentos para as forças armadas com a desculpa que há privados que conseguem assegurar essa manutenção por valores mais baixos.

Ai sim? (digo eu). Engraçado… Já não serves, vais para os disponíveis e se não encaixares… olha… vai prá puta que te pariu que eu tenho mais que fazer do que me ralar contigo. Há quem me faça mais barato. O Estado é um empregador justo.

E é importante que percebamos que o impacto social desta medida não atinge apenas estas 1300 almas. Para o avaliarmos teremos de multiplicar por três ou por quatro. Só assim poderemos ter uma ideia dos danos colaterais que atingem cônjuges e filhos.

Resta dizer que no ano passado, as ditas oficinas geraram lucros da ordem dos 2 milhões de euros.


A REN admitiu, já durante este mês, 8 novas chefias, algumas das quais auferem 8 mil euros por mês. 8 mil euros? 1600 contos? Logo agora?


O pobre do polícia que disparou sobre o rapper que desrespeitou as ordens para parar e bateu à sola por duas vezes, está feito num oito. Apresentou-se hoje em tribunal e, na pior das hipóteses pode apanhar pena máxima, sendo que na melhor não se safa de um processo disciplinar que o mais certo é resultar em expulsão. Os familiares e amigos da vítima pedem justiça. Mas quem é o mau, afinal?

Depois admiram-se daqueles que quando vêem confusão, viram as costas e fazem de conta que foi ao lado. Valerá a pena agir? Para quê? Para arranjar chatices?


Há dias, um dos responsáveis pela cadeia “Pingo Doce” alertou que se os preços dos combustíveis continuarem esta escalada desenfreada, os preços de alimentos básicos atingirão valores perigosos em Junho e aquele “perigosos” dito assim ficou a martelar-me na cabeça. Imaginam o que é que ele quis dizer com aquilo?


Para sobremesa recebo via mail um excelente powerpoint elaborado pelo CDS/PP que suponho que tenha servido de base à sua proposta para limitar as remunerações dos gestores públicos, proposta essa que foi chumbada com votos a favor de PS e do PSD. Vejam quem… Hoje, tu… amanhã, eu.

Um verdadeiro ultraje. Uma realidade que agonia…

O mail é pesado (7MB) mas posso reencaminhá-lo para quem esteja interessado. Para abrir o apetite, deixo-vos alguns destaques:


O Presidente dos EUA recebe por ano $400.000,00 ( 291 290,417 Euros );
O Presidente da TAP recebeu em 2009 : 624.422,21 Euros.


A Chanceler Angela Merkel recebe cerca de 220.000,00 Euros por ano;
O Presidente da Caixa Geral de Depósitos recebeu 560.012,80 Euros.


O Primeiro-Ministro José Socrates recebe cerca de 100.000,00 Euros por ano;
O Presidente do Conselho de Administração da Parpública SGPS recebeu 249.896,78 Euros.


O Presidente da República recebe cerca de 140.000,00 Euros por ano;
O Presidente do Conselho de Administração da Águas de Portugal recebeu 205.814,00 Euros.


-
O Presidente Nicola Sarkozy recebe cerca de 250.000,00 Euros por ano;
O Presidente de Administração dos CTT - Correios de Portugal, S.A. recebeu 336.662,59 Euros.
O Presidente de Administração dos CTT – Correios de Portugal, S.A. ganha por mês 30 anos de salário médio de cada português.


O Primeiro-Ministro David Cameron recebe cerca de 250.000,00 Euros por ano;
O Presidente do Conselho de Administração da RTP recebeu 254.314,00 Euros.


O Presidente da Reserva Federal Americana recebeu 137.626,00 Euros por ano;
O Governador do Banco de Portugal recebeu 243.211,60 Euros.



Eu acho que vai chegar o dia, e já não deve faltar muito… em que esta gente vai perceber que a Tunísia, o Egipto e a Líbia não ficam assim tão longe quanto eles pensam…


3 comentários:

Garraio disse...

Meu querido amigo, já tenho saudades de beber uma mini contigo, porque parecemos aquela espécie de vizinhos que moram no mesmo prédio e só se encontram uma vez cada dez anos.

Para além disso dizer-te, que depois de ler atentamente este post, que nos acelera o ritmo cardíaco aos dois, me convenceste de uma coisa: Se ninguém lhe tiver dado um tiro nos cornos entretanto (como aliás merece, ao ser conivente com toda esta podridão), para as próximas eleições presidenciais tb vou votar no mesmo gajo que tu votaste agora.

Garraio disse...

Ah... (a minha cabeça...)

Lembras-te de uma conversa cibernética que tivemos há algum tempo, sobre tentarmos acautelar um futuro para as nossas filhotas...?

Pois é. Parece-me que quando começar a porrada, vamos ter que lá ir. Para dar ou levar, quem sabe se para matar ou morrer.

Mas, na boa. Será por elas.

Helena Barreta disse...

Também estou convencida que mais tarde ou mais cedo uma revolta vai estalar por aqui. É que já não se aguenta mais tanta prepotência, injustiça e desigualdade. Somos sempre os mesmos a pagar para aquilo que não demos azo. Se nos fossem aos bolsos mas se víssemos algum retorno, ainda valia o esforço, mas os nossos sacrifícios não servem senão para encher os bolsos de outros.

Quem não conhecesse a nossa realidade e vendo o valor desses ordenados, havia de pensar que em Portugal nadamos em dinheiro e temos uma economia em expansão.

Bom fim de semana

Um abraço