quarta-feira, 11 de maio de 2011

A fanfarra (dos BVM) já soa!


Numa passeio familiar pós-jantar, elas de carrinho e bicicleta, nós, os velhotes, a “penantes” para ajudar a desmoer as migas, damos, com grata surpresa, com um ensaio da novíssima fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Marvão que se preparava para a (presumo que) estreia no próximo domingo, durante as cerimónias do seu aniversário.

Eu sabia que era uma aspiração antiga da corporação pelo que foi com enorme prazer que fui atrás dos sons e dei com aquilo, ainda por cima quando ensaiavam uma música que para mim há-de sempre ser o genérico da série Dallas. Ca-te-go-ria!

Tudo malta da terra e olhem que não estavam mal, não senhor! Certinhos no compasso e nas manobras, não tão perfeitos na parte dos sopros mas com enorme margem de progressão que ainda falta muito tempo para o dia grande e no futuro certamente irão ficar mais do que no ponto.

A mim, a força de vontade das pessoas comove-me. Não ao ponto de ir às lágrimas que isto não está para pieguices, mas toca-me profundamente. Ver aqueles jovens, rapazes, raparigas e uma turba de petizes, a ensaiarem em plena rua praticamente sem luz ou assistência deixou-me sinceramente sensibilizado.

A fanfarra do Bombeiros Voluntários de Marvão pode não ser a melhor fanfarra do mundo, a mais certinha, a mais afinada, a mais prestigiada. Como os Bombeiros Voluntários de Marvão podem não ser os melhores bombeiros do mundo. Mas são homens e mulheres que prescindem do seu tempo livre para ajudar o próximo. São homens e mulheres que deixam de estar com as suas famílias para darem atenção aos outros. Seja a apagar incêndios ou a zelar pela nossa segurança, seja a apoiar doentes e sinistrados, eles são muitas vezes os heróis anónimos que (quase) ninguém reconhece e ainda arranjam tempo para ensaiar a sua novíssima fanfarra.

Os Bombeiros de Marvão e a fanfarra dos Bombeiros de Marvão podem não ser os melhores do mundo. Mas para mim são.


PS: Muitos parabéns, felicidades, força e anos de vida.

3 comentários:

Helena Barreta disse...

Se há pessoas a quem presto a minha mais profunda admiração e respeito, são os bombeiros. Admiro-os pela coragem, pela entrega aos outros e acima de tudo, por tantas e tantas vezes sacrificarem a sua vida pessoal e a dos seus familiares, em prol do bem estar da comunidade.

Por isso, aproveito aqui este seu espaço para mandar muitos Parabéns e desejar as maiores felicidades aos Bombeiros Voluntários de Marvão e a todos os membros da fanfarra. Ainda para mais, como nos diz, são jovens e nós sabemos que os jovens "têm mais que fazer". Estes optam por ensaiar e pertencer aos bombeiros, só podem ser, para além de tudo o mais, generosos e trabalhadores. Força. E obrigada

Um abraço

Art´delas disse...

Obrigado por estas palavras, que tão bem nos soam.
Agradeço por todos nós (Associação e Bombeiros)os vossos parabens, e que continuamos a fazer muitos mais.
A Fanfarra era um sonho que se está a tornar realidade aos poucos vamos consigo dar aos Bombeiros aquilo que eles merecem..
OBRIGADO

Helena Barreta disse...

Se há pessoas a quem eu presto a minha maior admiração e respeito são os bombeiros.

Muitos parabéns a todos os elementos da fanfarra dos Bombeiros de Marvão e felicidades.

Um abraço