quarta-feira, 4 de maio de 2011

A Grupa! está na rua!


A Grupa! colectivo de música “pop-rock-pimba alternativo-arrebimbómalho” de que tenho o distinto orgulho de fazer parte, está na rua! E por estar na rua, marcou presença no Dia do Sócio do GDA (1 de Maio), mais uma extraordinária iniciativa deste fantástica Direcção do nosso clube que nos entreteu durante todo o dia de domingo com jogos de bola, feijoadas, jogos de malha e de sueca, setas, matraquilhos, snooker, dardos e bilhar… tudo a fazer lembrar os tempos antigos em que ali passávamos a maior parte do nosso tempo livre, entre dois dedos de conversa e uma minis geladas. Categoria!

Como sabíamos que na plateia estaria muita gente que assistiu à actuação de estreia no São Marcos e não quisemos maçar, não nos acomodámos e avançámos para músicas novas numa clara atitude “à Grupa!” porque o sonho da Grupa! não é tocar bem. O sonho da Grupa! é fazer a festa e as pessoas felizes nem que seja por um instante. De resto, não trocava nenhum membro da Grupa! por qualquer outro executante por mais exímio que fosse porque os membros da Grupa! antes de serem músicos e artistas são amigos que apenas se querem divertir.

A actuação não correu pelo melhor nem foi tão bem sucedida como a primeira, sabemos bem, mas também esteve longe de estar mal. Faltaram-nos dois elementos fundamentais na manobra sonora atacante da Grupa! (o nosso Prof. Filipe na viola e o Bruno no acordeão) e faltou-nos também a aparelhagem que pedimos mas nunca chegou. Cedo percebemos que tocar numa sala daquelas dimensões, com a pardalada mais novas aos gritos e com muito ruído de fundo, é tarefa hercúlea mas quem é que disse que a Grupa! quer facilidades? Mas alguma vez a Grupa! deixa de tocar por não ter microfones?!?!? Pelo amor de Deus! A Grupa! toca sempre desde que haja um que ainda consiga respirar mesmo que os outros estejam todos desmaiados no chão de uma adega qualquer.

“Assim comá assim” ainda não foi desta que nos partiram garrafas na cabeça, nem nos atiraram fruta podre, nem terminou tudo num arraial de pancadaria mas nós sabemos que por lá passaremos. Não há banda que se preze que não tenha passado por cenas deste género. Faz parte do corpo teórico de formação de ser um Rock Star.

Que a Grupa! não é melhor banda do mundo sabemos nós, mas que se diverte como ninguém, disso também temos nós a certeza. Agora é tempo de recato e de ensaios que queremos aparecer em força no Verão, nem que seja a pedir esmola no Metro ou a tocar só para as acácias da Barragem da Póvoa. A Grupa! quer lá saber! A Grupa! quer é festa e garanto-vos que houve ali momentos que com o som afinadinho tinham sido de antologia. Enfim… Para a próxima será melhor.

Ficam dois videos para a posteridade cujo registo agradeço aos nossos amigos Bento Mota e Cláudio Gordo (Bananitas), o nosso Supervisor multimédia; que dedico a todos os homens e mulheres de boa vontade que assistiram à nossa actuação com respeito, um sorriso nos lábios e o natural fair-play que se deve ter para um projecto de banda que contava então apenas com 7 dias.

A Grupa! está na rua! Viva a Grupa!

4 comentários:

Catarina disse...

Quando descrevi à minha avó a filosofia da Grupa disse "punk-rock-pimba", mas vai-se a ver é basicamente o mesmo.

O que eu acho é que a foto do Manel deveria ser usada para uma edição exclusiva só para fãs de um autocolante, a figurar também na capa do dossiéééé que o Vítor Ramos ofereceu ´

E viva a Grupa que a Grupa é LINDA!

Helena Barreta disse...

E será que a Grupa tem algum concerto agendado lá para Agosto? É que se assim for, tenho muito gosto em vos ouvir.

Até lá. Um abraço

Felizardo Cartoon disse...

Obrigado pelas palavras de incentivo colocadas na minha loja virtual.
Felicidades para o projecto:"A Grupa". Eu estive lá no São Marcos e aplaudi de pé.
Gostei particularmente das do Zeca Afonso. Eu também faço parte do coro da Asociação de professores de portalegre e já cantei as cantigas de Maio.

Abraço!

Jota disse...

Felicidades para o projecto.
Ainda não tive a grande oportunidade de vos ver ao vivo, só mesmo em video, mas em breve será.

O logo com a imagem do Manel está 5 estrelas!! Parabéns!
Continuem a Punkar, a Rockar e a Pimbar muito.

Abraço