segunda-feira, 23 de maio de 2011

Votar sim... mas... em quem?


Esta história das eleições anda-me a deixar cá todo baralhadinho mesmo. Ora ajudem-me cá.


Eu no Sócrates não voto nem a cacete. Para já, para já, estou farto de ver o homem na televisão e tudo nele me irrita. O nariz parece cada vez maior… o ar é do mais convencido e artificial possível, o discurso é sempre o mesmo nhó-nhó-nhó nhó-nhó-nhó e eu acredito mesmo que ele é o principal responsável pela situação calamitosa em que nos encontramos porque devia ter pedido ajuda aos senhores da Europa muito antes e andou a engonhar tanto que quando acudiram já isto estava de pantanas. O Sócrates é um sabidão, um artista como por cá não houve. Preparara muito bem os discursos e os debates e as conferências e até os comícios têm tanta bandeira que mais parece a vinda de Deus à terra que outra coisa qualquer.

O PS até tem gajos bons e a maioria está deserta de se ver livre dele só que têm medo de o dizer. O gajo diz que é feroz e deve ter 7 vidas como os gatos. Eu adoro quando ele se irrita. Adoro. Tenho uma fotografia dele no meu açucareiro por causa das formigas. No Sócrates não.

Também não voto no Paulinho das Feiras porque esse… a mim não me engana. O real sacana é vivaço e sabe muito. Eu lembro-me bem dele no Independente e o gajo não dá ponto sem nó. Criou um boneco que tem margem de actuação e diz, não aquilo em que acredita mas aquilo que as pessoas querem que ele diga. E… agora que reparo nisso… não são todos assim?

Não voto nos comunistas. Não voto no Jerónimo. O gajo até parece ser fixe para avô ou para jogar umas suecadas e mamar uns tintos carrascões de penálti na tasca da esquina mas no governo não. Eu até acho que os comunistas nunca tiveram ambição de formar governo. Eles são mesmo assim. Esquisitos, prontos!

Não voto no Bloco de Esquerda. Eu até curto o Louçã mas não vou naquela onda dos gajos agora, tipo fashion esquerdistas. Tios revolucionários que vestem Boss. Nahhh. Eu curtia era quando eles faziam graffitis nos sítios mais improváveis e distribuíam cacetes nos comícios. Agora armados em finórios não gramo tanto.

E prontos… toda a gente sabe que eu é mais PSD mas sempre na ala mais à esquerda da direita. Eu não sou de esquerda porque acho que isto vai ser sempre assim. Não tenho aquele ideal de mudar o mundo porque eu sei que o mundo não se muda assim por dá cá aquela palha. Já sou crescidinho e no Pai Natal nunca acreditei muito. Agora… não me venham é com totós de pullover aos ombros com o bracinho no ar a cantarem o “Paz, pão, povo e liberdade”. Ouve lá… Abomino. Eu curto ser o mais à esquerda da direita possível porque dá para desancar mas também dá para atinar e pelo menos é realista.

Eu ainda não vi bem o debate. Vi só aos bocadinhos e gravei para ver com calma pelo que não me elucidou muito mas o Passos, pá… o Passos… o tipo ainda se me afigura como aquelas matrioskas russas, uma espécie de Kinder surpresa político e eu ainda não sei qual é o brinquedo que traz dentro. Às vezes parece-me que o gajo até tem algum estofo, mas depois há outras que larga umas asneiradas que me deixam preocupado. Será mesmo este o tipo que eu quero à frente do destino do meu país? Não será inexperiente? Não será muito novo? O que é que ele já fez por nós? O que é que ele já fez por ele na vida?

Hummm… não sei.

Eu em casa não fico. Sempre votei. Acho que o direito ao voto foi conquistado com o esforço, o suor e até a vida de tantos homens e mulheres que não posso deixar de os honrar com esse gesto. Votar sempre hei-de votar.

Também posso votar em branco mas passar para o lado e assobiar num momento tão crítico não me parece nada justo. Nada mesmo. Isso não. Está fora de questão.

E prontos… fico aqui neste chove e não molha que me irrita porque eu sou um gajo que gosta de ter as ideias claras e sabe sempre o que há-de fazer em qualquer situação que seja.

Se ao menos pudesse votar no Villas Boas…

Ele de política também deve dar uns toques…

5 comentários:

gi disse...

Quanta indecisão... Penso que neste pais a beira mar plantado, não existe gente com garra. Eu sei exactamente o que não quero, mas tambem não sei ainda o que quero realmente. O tempo corre, votar em branco nao é para mim. O parlamento é um circo do pior, que tal enviar-mos para la um homem que lidou touros toda a vida?? Paulo caetano, sempre pode puxar a brasa a nossa sardinha. Ocorre-me que posso estar a ver pelo prisma errado... mas já me deu que pensar. Até la vamos pensando!!!!

Helena Barreta disse...

Ainda ontem comentava com o meu marido não saber, ainda, em quem votar.

Depois, na chalaça disse-lhe: se o Pinto da Costa nos governasse como governa o F.C.Porto, isso é que era.

Um abraço

Garraio disse...

Ó amigo, o seu problema tem uma fácil solução:

vote Zé Manel Rabbit

para que Portugal arrebite!

Manuel Gaio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
conceicaobarreta disse...

E eu ????Assino por baixo,excelente post como sempre,só tenho pena de não poder vir cá mais vezes,estar a comentar já muito depois, mas fui lá e desta vez até teve a sua "graça" porque o meu mais novo fez 18 anos em Maio e votou pela primeira vez eu e ele na mesma mesa,os dois ao mesmo tempo nos "cubiculos"eu bem me meti com ele,chamei baixinho,mas ele"moita"e não,não sei o que é que ele pôs no boletim,diz que «o voto é secreto».