quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mantendo (recuperando) o equilíbrio



Comovido por toda a imensidão de forças (tantas, tantas… um abraço sentido, um agradecimento e uma homenagem a todas e a cada uma) que me têm chegado das mais diferentes formas (via este blogue, via facebook, por toda a internet, por mensagens ou chamadas de telemóvel ou até pessoalmente), não resisto a fazer o ponto da situação e vos dar conhecimento de como vai a coisa. Um fenómeno destes como o que eu vivi não se explica em meia dúzia de linhas e tem diversas cambiantes e perspectivas de ser visto. Pegue-se num homem que está em plena flor da idade, que se sente no seu apogeu (físico, intelectual) e submeta-se a uma prova destas…. que o deixa em coma, que o leva ao limite entre a vida e a morte, que o deixa a viver quase 5 meses (!!!) em hospitais e analise-se a coisa… é obra! Só o viver em Alcoitão dava para fazer uma análise rebuscada das coisas pegando no tipo de médicos e tratamentos, nos profissionais e exercícios, nas equipas dos mais diferentes pessoas que trabalhavam connosco, nos doentes que estavam nos mais diversos estágios dependendo do tipo de acidente (internou ou externo), nas recuperações em si… enfim… Eu falei em Alcoitão? E que dizer de Portalegre, de Lisboa? Dos diversos hospitais, das muitas pessoas que trabalharam connosco? Dava mesmo vontade de plasmar tudo num documento para a posteridade e mesmo assim ficaria de dizer muita coisa que no papel não chegaria à realidade. Não há nada que viver as coisas por dentro!!!


Sendo assim e perante isto, que homem é este que se encontra ao computador esforçando-se (fisicamente) para vos levar aquilo que sente por dentro? É um homem que ficou muito mudado por todos os factos que sacudiram a sua vida e o transformaram por dentro e eu aqui tenho de lembrar as palavras da Psicóloga que sempre trabalhou comigo neste último hospital e sempre me recordava… “Pedro, ouça-me bem : (abrindo os olhos e fazendo-se ouvir claro) escreva aquilo que lhe digo e nunca deixe que o queiram convencer do contrário: a sua cabeça está perfeita, intocável, permanece igual!”. Todas as convicções, todos os valores, todas as crenças se mantiveram e continuavam! Inalterado, pois, fiquei eu respirando profundamente com mais alívio. Eu sempre acreditei nisso mas é diferente ouvi-lo de quem está habilitado a dizê-lo, sobretudo quando o pode fazer por sua vontade e sem qualquer tipo de limitações. É muito bom ouvi-lo! Nem mais inteligente, nem mais parvo. Igual ao que era é, para mim e depois de tudo… altamente estimulante!


As limitações são sobretudo (e eu sinto-as… e de que maneira!) físicas. E eu aqui nem falo do braço direito que calcificou no cotovelo e não dobra que me limita sempre. Eu falo sobretudo na falta de equilíbrio de quem passou pelo que passou e sobretudo esteve tanto tempo deitado, prostrado numa cama! Tempo a mais! Eu quero mexer-me depressa… tanta vontade de correr… mas as pernas estão encortiçadas, duras, parecem-me como madeiros, feitas de vidro…


Dá-me a sensação que o mundo e as pessoas cá de fora processam tudo de uma forma muito acelerada. Das conversas às opiniões, dos gestos aos processos… tudo se passa depressa demais sobretudo para quem está habituado a viver estes últimos tempos em hospitais, falando para pessoas cuidadosas que nos tratam com esmero e cuidado devido, dando-nos tudo (coisas materiais) o que necessitamos. Aqui passa-se tudo muito rápido! Tudo leva o seu tempo, tudo A SEU TEMPO se consegue! Até as minha duas pequenas estão mexidas que só elas é que sabem! Lidando com as coisas e a realidade é que se pode recuperar!


Cá vou eu, então, esforçando-me por ir fazendo as coisas como sempre… caminhando os meus quilómetros, fazendo a minha ginástica, chegando a tudo quanto posso e me é solicitado, não deixando ninguém ficar para trás, zangada ou indignada com a minha atitude. Ver toda a minha gente feliz e contente é o que me dá verdadeira alegria, como isto: poderem saber mais de mim e não estarem tanto tempo à espera como antes! (mesmo que as duas princesas pequenas estejam literalmente a dominar completamente as atenções da minha sala, à minha volta neste dia feriado graças aos conjurados!)


Fiquem bem! Que seja um grande Dezembro!

6 comentários:

Paula disse...

Para nós, este é de certeza um dos melhores dezembros de sempre... este ano recebemos a prenda de Natal muito antes de ele chegar! Beijo grande

Helena Barreta disse...

Que bom saber que está a recuperar fisicamente e que tem as faculdades mentais como antes do acidente.

Tudo a seu tempo, claro, mas sempre que lhe apetecer e tiver um tempinho passe por aqui e dê-nos uma palavrinha. Eu, da minha parte,fico à sua disposição para o que for preciso.

Um abraço com muito carinho. As melhoras.

Um beijinho às suas meninas

zeca disse...

É muito bom abrir este blog e podermos disfrutar novamente dos teus textos que nos revelam as tuas ideis, sentimentos... é muito bom

Goyi disse...

Eres tan fuerte y tienes tanto amor propio y ajeno que estoy segura de que dentro de algún tiempo volverás a venir corriendo hasta Valencia... ES SÓLO CUESTIÓN TIEMPO Y TU TIENES TODO EL TIEMPO DEL MUNDO PARTA TI.........
TE ESTARÉ ESPERANDO A LA ENTRADA CON DOS BANDERITAS: UNA ESPAÑOLA Y OTRA PORTUGUESA.
BESOS.

@n@bel@ disse...

Tens que ir devagarinho, não queiras tudo a correr, devagar se vai ao longe :-D

Francisco Abrantes disse...

Estava a ler este Post e no exacto momento em que escutava isto http://www.youtube.com/watch?v=4NZdggNUvq0 recomendo que o faças, fica mágico.