sexta-feira, 18 de março de 2016

No topo do mundo - (Benfica entre as 8 melhores da Europa)





E prontos, portantos, a malta sorteou e está sorteado! Lá está então a gente a bailar com a mais feia.

Mas comecemos pelo princípio, que é como se devem começar estas coisas: os 8 melhores clubes da Europa e… o meu Benfica lá está todo lampeiro, a brilhar de um vermelho vivo e luzidio.

Estão os inevitáveis Real Madrid, Barcelona e Atlético de Madrid; o Paris Saint Germain (que já sagrou tetracampeão francês nesta ano!), o Manchester Cit; o que corre por fora Wolfsburgo; o Bayern de Munique e… o meu Benfica. O Carnide, não é Miguel Sobreiro? Aquele que foi fundado numa farmácia, o que era protegido pelo Salazar que gamou o Eusébio ao Szuporten, o que é presidido pelo Kadaffi dos pneus?!?!

Ah pois é, bebé! É que este, da plebe, do povão, chega onde os clubes da nossa aristocracia, pela génese e pelos triunfos que têm obtido nos últimos anos, leia-se FêCêPê (está-se a acabar…) não chegam.

Para mim, um orgulho enorme. Um treinador recém chegado que ainda nem sequer aqueceu o banco, muitos miúdos da cantera, não tanto dinheiro assim como os colegas que o ladeiam, mas muita garra, muita atitude, muito querer.

O sorteio ditou-nos a sorte mais difícil, a daquele que é para mim, o maior dos maiores. Vencedor desta mesma liga por duas vezes na última década, na qual também ganhou a copa de clubes do mundo da FIFA, o Munique não tem igual. Faz um futebol que eu não aprecio particularmente (prefiro largamente o inglês ou o espanhol), é frio e tremendamente eficaz.

Ribéry, Lahm, Robben, Xavi Alonso, Lewandowsky, Muller, Neuer… é preciso mais?

Nó para ali já demos. Já conquistámos duas, mas foi nos idos anos 60, no tempo da outra senhora. Mas o mais importante é que estamos lá.

Não sou tão otimista quanto aqueles que abancam no estádio da Luz, não falham um treino e falaram há pouco nas notícias. Eu tenho consciência que o que se vai passar é um bocadinho como se eu, com o meu Sabimobile, “super-ultra-Twingo-Sex-Machine”, fosse para a reta dos Vales fazer uma corrida com um Ferrari F40, para ver quem é que chegava primeiro aos Barretos. Um jogo de futebol demora 90 minutos e nesse tempo, tem-se muito minuto para se provar quem é que é o melhor. E os gajos são de outra galáxia.

Agora, um jogo é um jogo, os artistas podem agigantar-se e superar-se, a outra equipa pode falhar e… tudo está em aberto. A segunda mão poderá ser muito influenciada pela primeira. Nunca se sabe. Só depois.

Mas por aquilo que já se viu, eu digo, reafirmo e vinco que o nosso presidente, grande presidente Luís Filipe Vieira, para mim o maior da história deste grandioso clube (pela simbiose entre os títulos, a BTV, o Seixal, a postura da instituição) deverá fazer um contrato com este homem Rui Vitória como aquele que o Fergusson tinha com o Manchester. 10 anos ou mais. E isto dito por mim que fui um fariseu daqueles que clamava pelo grande Marco Lagarteiro Silva quando se deu a barraca. Contudo ele, o bigodes, sabia por onde era o caminho. Nada está ainda ganho mas já se viu que é por ali.

Outros que gritavam aos ventos que tinham sido eles a fazerem a atual equipa do Benfica e que o Vitória, de bola, não sabia nada… devem estar bem dispostos… Só lhes desejo o melhor. À puta que os pariu, que Deus me perdoe.

Para terminar, eu digo que dá gosto ver este Benfica jogar. Longe vão aqueles tempos de sofrimento em que a bola não entrava nem por nada. Agora, toda a equipa se balança para a frente. Com a arte do magnífico Jonas Pistolas, o meu Tanganho letal Barba de Chibo, as rastas do imparável Sanchito, a fineza do latino Velásquez… a gente que vê sente que a bola mais minuto, menos minuto, vai entrar. E isso é muito bom.


Para este confronto de alta escala eu só peço calma, concentração, humildade, espírito de sacrifício, raça, querer… e que não sejamos vexados.

A ver se o meu colega /chefe Brito cumpre a promessa de me levar à Luz, nas meias. Ou será que era só à final?


De qualquer das formas… 

BBBBBEEEENNNNNFFFFIIIICCCCAAAAAA SSEEEEMMMMMPPRREEEE

Sem comentários: