sexta-feira, 15 de junho de 2018

Aprender com arte (os grandes pelos nossos meninos)




Texto dedicado a todos os Professores e Professoras com amor à sua arte de ensinar, em particular, à Professora Teresa Reis, à Professora Conceição Mota, e ao Professor Filipe Ferreira.























Uma professora não é uma mãe. Mas uma professora pode ser mais que uma mãe. Uma professora, quando consegue conciliar a aprendizagem com profissionalismo, e amor, transcende-se, e é capaz de ajudar as crianças a projetarem as suas capacidades mais além, e a chegarem onde nunca pensaram. Estas professoras, que estiveram na base deste trabalho hoje exposto no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, conseguiram realizar uma proeza, a todos os títulos, notável. Ao ajudarem os mais pequenos a conseguirem recriar os grandes nomes da pintura internacional (Renoir, Monet) e nacional (José de Guimarães), conseguiram mostrar-lhes que também eles, conseguem gerar obras iguais às dos mestres e assim, despertar-lhes uma curiosidade, que só Deus onde poderá ir dar.



A senhora presidente Adelaide Teixeira, nas breves (mas muitíssimo importantes) palavras que proferiu aquando da inauguração da exposição, realçou precisamente essa perspetiva que, quanto a mim, é também a mais importante: ao imitarem, abrem os sentidos, aguçam a capacidade de observar (ver, quando olham), tornam-se mais… crescidos.

O descansado que eu fico, quando deixo a minha filha Alice, o meu segundo tesouro mais precioso na vida, nas mãos destas Senhoras Professoras que já mencionei, como da Professora Vina, como da Professora Guida, como do Professor Filipe Ferreira. Queira Deus que ela na vida, tenha sempre profissionais deste gabarito, a ajudarem-na a crescer.

O meu humilde, sincero, fraterno e caloroso, a todos e todas: BEM HAJAM!




 




1 comentário:

Helena Barreta disse...

Que bonito, tanto os quadros como o conceito.

Parabéns à artista.

Um abraço