quinta-feira, 4 de abril de 2019

O medo... d(n)o nosso país


Completamente impressionado pela magnífica reportagem da jornalista Miriam Alves sobre “O Medo do Medo”, que passou hoje no Jornal da Noite, da SIC, e retrata a pressão absolutamente asfixiante que os novos proprietários das zonas antigas das grandes cidades, todos eles de origem dúbia (muita China, muito Médio Oriente), obcecados pelo lucro fácil, exercem sobre os antigos inquilinos, a grande maioria protegidos pela lei portuguesa, pela sua idade avançada e pelos anos do vínculo; mas completamente à mercê das máfias locais, que em troca de potencial proteção, ou fazendo inaceitável pressão para saírem, espalham o terror nos bairros históricos.

Do ponto de vista jornalístico, pelo texto, recolha de imagens, pela magnífica e mais que apropriada banda sonora (sempre grande Capicua!), pelo calor humano, pelo respeito, pelo trato e coragem, pela confrontação com os poderes instituídos, estamos perante um produto único, completamente candidata a um prémio qualquer.

5 estrelas

Aqui, trazida pelo vosso Tio Sabi, para quem não teve oportunidade de assistir:



(Em rodapé, deixo algo que não deveria de estar nunca, porque uma vida… é uma vida!
A Polícia Judiciária ilibou hoje os agentes da PSP da morte de Ivanice Costa, uma brasileira de 36 anos que ia para o seu trabalho no aeroporto de Lisboa, quando foi morta por engano.

O Renault Megane onde seguia mulher, na madrugada de 15 de Novembro de 2017, foi baleado por engano pela PSP, que o confundiu com um Seat Leon preto que dois assaltantes usaram num assalto a uma ATM em Almada, meia hora antes.

É certo que o condutor, o seu companheiro, também brasileiro, não parou perante os primeiros avisos dos agentes mas… cravejarem a viatura de balas, e terem deixado marcas de 20 disparos, para além daquele que a atingiu mortalmente no pescoço… era assunto para a diplomacia brasileira ter agido duro, caso aquele país funcionasse, e não vivesse atolado em mensalões e escândalos.

Triste, é como eu fico, quando assisto a estas provas que o nosso país… não é assim tão bom, e tão puro para se viver em.)



Paz à sua alma...
https://www.youtube.com/watch?v=twoO3xYRsz0

Sem comentários: