sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Calçando, de novo, as sandálias do Pescador


Então foi assim: o meu amigo Padre Marcelino ligou-me duas ou três vezes na manhã de ontem, sem que eu tivesse podido atender o telefone, porque estava no atendimento ao público, ao balcão. Ao tentar devolver-lha, não consegui, e só à terceira chegámos ao diálogo. 

- Pedro, preciso de um favor teu...

- Mesmo não sabendo do que se trata, permita-me que lhe responda já que sim.

- Muito obrigado. Não tenho catequista para o 5° ano de Santo António. 

- Assim seja.

- Obrigado pela disponibilidade.

- Deus já me deu tanto na vida (sempre deu, mas sobretudo desde o meu regresso a ela, em 2011), e está sempre tão junto de mim, sobretudo quando dele mais preciso; que assim que me chama, direi sempre: presente!

- 😊 "Teremos uma reunião hoje (ontem) de tarde após a missa, e ali definiremos as coisas.

- Tudo bem. Por acaso tenho uma semana até muito ocupada, com diversos processos a correrem em paralelo (arrumar lenha para o Inverno, fazer teste de direito Tributário interno para o qual tenho andado a estudar tanto) mas já tinha intenção de por lá passar, para saber se poderia ajudar em algo.

- Ótimo!

(Fizemos o habitual compromisso de catequisandos, catequistas, e ali demos o primeiro avanço no início do ano catequético 2019/2020)



 Os manuais estão bem mais esclarecidos, que os dos anos anteriores. Têm muitos exercícios, texto e imagem.

No final da eucaristia, uma das mães, a Maria João Costa, uma miúda do meu tempo; mãe da Carolina que sempre foi muito próxima da minha Leonor, e mãe da Sofia, também dela amicíssima da minha Alice; ou vice-versa em qualquer um dos casos, segredou-me ao ouvido, enquanto sorria: vais ser o catequista da Sofia! 😊

Achei aquilo de tal forma terno, e encorajador, que, por dentro, estremeci. Tão bom... ♥️

Já no final, tentei saber quem mais constituiria a minha turminha. A filha da Júlia do Mouchão, uma mulher dos 7 ofícios, trabalhadora nata que muito admiro, também vai ser; e a Janine, do meu amigo Benfiquista André Padeiro, estava escalada mas... como foi viver para a Portagem, provavelmente já não virá.

Eu meti-me nestas vidas, sem nunca o ter esperado, porque voltei a Cristo, muitos anos depois de o ter "deixado", embora isso nunca tivesse acontecido, na realidade, e Ele sabe (tendo-me ele recebido sempre, como sempre, de braços abertos); muito para tentar "captar" a minha Alice para que não tresmalhasse já como a mais velha (Leonor Sobreiro), dei a minha tarefa por cumprida, depois de ter sido o seu catequista durante 3 anos, quando soube que a sua catequista em 2018/2019, era a experiente D. Joaquina Coelho, que a iria levar ao altar para fazer a primeira comunhão, quando uniu as turmas da Beirã e Santo António, aos sábados.

Estes anos pregando Cristo, foram, para mim, uma experiência fantástica. Para ela nem tanto. Ainda hoje me perguntou, senti eu, com algum ciúme: "com que então, diz que vais ser o catequista da Sofia..." 🙄😲

E eu, mau, "Pois sim! Vou tentar uma turma diferente... A ver se me valorizam mais do que os que tinha... 😨, porque..." 😂

Empertigando-se no sofá: OLHA, FICAS JÁ A SABER QUE PAI E CATEQUISTA, NÃO DÁ!!!! PARA MIM NÃO DÁ!!! PRONTOS!!!! OU ÉS PAI, OU ÉS CATEQUISTA!!!!

(nota do redator: pois eu cá acho, que nem uma coisa, nem outra!

Mas enfim, cá estaremos, abnegadamente, para transmitir os valores que importam, em paz, respeito e amor. 

Nestas idades, será já mais um papel de quem ouve, quem apoia, quem ajuda a orientar.

Peço a Deus que, como faço todos os dias assim que os meus olhos vêem a luz, me proteja, me ilumine, e me encaminhe, na senda do bem. 🙏😇

Para além de reuniões exploratórias, para nos conhecermos melhor, a primeira grande lição será:  ser cristão, ser seguidor de Cristo é, nos dias que correm, um ato de coragem tremendo!  Basta ligarem a televisão para verem nas notícias que todos os dias são mortas milhares de pessoas que se renegam a renunciar a fé no criador, e sucumbem às balas e maus tratos.

Assim, como era no princípio, agora e sempre, Amén.

Sem comentários: