quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

A Bela e o monstro

Claro que tinha de ver o debate desta noite entre o atual presidente e candidato, Prof. Marcelo, e o jovem Ventura. Ainda não tinha visto nenhum, de forma que foi a minha estreia.

 

Não vi nenhum porque… apesar do voto ser secreto, sempre fui claro onde nesta questão colocava, como coloquei, o meu, e sinceramente, não tenho paciência para aturar estas chorrilhas.


 

Bem sei que o homem tem defeitos. Por vezes, muitas vezes mesmo, estica-se demais, mas não haja dúvida nenhuma que é quem mais domina o artigo, e pelos muitos anos que tem de comentador, já mais do que provou que é barra na matéria.

Épá, há muita cena em que poderia ser diferente, em que poderia ter sido mais interventivo, mais rijo, menos beijinho e selfie, mas… não há bela sem senão, e… quando olhamos para as cassetes de vídeo disponíveis no Videoclube, mais vale escolhermos um galardoado nos Óscares, porque alguma coisa há-de valer, não é verdade?

 

Olhem, eu gostei do que vi mas… fiquei com medo. 

Fiquei, fiquei. 

A razão mais que justificada para que isso tivesse acontecido, é que eu percebi claramente o que ali se estava a passar, e o Marcelo, que é o Professor, e sabe universos infinitos mais do que eu, tocou na ferida diversas vezes: o jovem ditadorzeco de trazer por casa, quer correr na alta roda, e aquilo que ele está a fazer nestas eleições presidenciais, é a tirar o pulso ao país, para tentar-se aperceber até onde poderá chegar o partido xenófobo, racista, sectarista, e que instiga contra valores que a nossa sociedade construiu com dificuldade depois de 74, quando erradicou o já apagado fascismo  de Caetano.

O Andrézinho, que já semeou nos Açores o princípio do fim, quando conseguiu casar com o adormecido e quase incaraterístico PSD (tendo matado a esquerda com a mesma arma com que ela triunfou no con-te-nent), que agora tentar fazer a prova para o triple salto!

 

“Hum… deixa cá ver: se eu experimentar ir para chefe desta merda toda, quanto será que valho?”, pensou certamente o bízaro.


(Atenção ao clique nas oportunas nas hiperligações, que estão lá para isso mesmo...)


De forma que eu vou seguir com grande curiosidade e atenção, aquilo que o pequeno Hitler (que da primeira vez que subiu ao poder, foi nas eleições de 1930) vai conseguir.


Porque com os anos e a vivência que tenho na pele, eu sei muito bem que quando ele diz:


- que há crimes (como o do Pedro Dias e da mãe da Joana) que merecem pena de morte;

https://www.dn.pt/pais/supremo-tribunal-confirma-condenacao-a-25-anos-de-prisao-de-pedro-dias-11560225.html

https://sol.sapo.pt/artigo/645537/a-historia-de-joana-morta-pela-mae-e-pelo-tio-que-chocou-o-pais-em-2004


- que há outros (como a violação) cujos autores merecem castração química;

https://expresso.pt/sociedade/2018-09-30-176-violadores-condenados-ficaram-em-liberdade


- que quando o Marcelo visitou o bairro da Jamaica, depois dos incidentes de populares com a PSP, em Janeiro de 2019, se deixou fotografar com familiares destes, e não foi visitar a esquadra local da PSP, foi como se estivesse a tomar partido dessa parte que teve, para eles, toda a culpa;

https://www.dn.pt/poder/marcelo-visitou-o-bairro-da-jamaica-e-deu-um-beijo-a-mae-de-hortencio-10533940.html


- que quando deixou cair no final do mandato a brilhante Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, que foi tão preponderante, decisiva e brilhante na luta contra a corrupção; ou o “nosso” competentíssimo presidente do Tribunal de Contas, Vítor Caldeira, deu um tiros nos pés e a clara ideia que estava a afastar quem tinha mérito;

https://observador.pt/seccao/justica/pgr/joana-marques-vidal/


- que há deputados a mais na Assembleia da República, muitos dos quais nem abrem a boca durante 4 anos… e nada mais fazerem que chular os portugueses…


- que vai acabar com buracos como o BPN e o Novo Banco (apesar de saber que isso é impossível!)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Caso_BPN

https://pt.wikipedia.org/wiki/Novo_Banco


- que quer acabar com os párias que passam os dias a viver à pála do rendimento da segurança social, pago por todos nós, sem fazerem nenhum, apesar de terem bom corpo para trabalhar, e passam o tempo nos cafés, a beberem copos com fartura…


sabe que vai ter muita, muita gente que lhe vai dar toda a razão, que vai acreditar e votar nele. Se calhar, todos os que muito trabalham, muito contribuem e dificilmente algo têm; e todos os outros que concordam com aquilo que diz, e o sentem como seu porta-voz.

 

O André sonha com um sistema presidencialista em Portugal, um sistema de governo onde o chefe do governo é também o chefe de Estado, como é muito em voga na América Latina (https://pt.wikipedia.org/wiki/Presidencialismo), e ele assentaria que nem uma luva.


  Repúblicas presidenciais com um presidencialismo total

  Repúblicas presidenciais semipresidencialistas


O Marcelo, Professor, educado, cristão, abriu muito flanco e expôs-se muito a ataques fáceis, onde em vez de resistir e ripostar… deixou-se ficar a rir com ar palerma, enquanto do outro lado… grão a grão, lá ia a galinha enchendo o papinho.

 

Não posso ter a veleidade de afirmar que na minha opinião, Marcelo saiu derrotado. Mas se isso é capaz de ser verdade, mais verdade é ainda, que dos dois, o André saiu claramente vencedor.

 

Este puto, advogado, professor universitário, comentador, político, ainda vai ser um problema muito grande.

 

Oxalá me engane… mas acho que não...

Sem comentários: