segunda-feira, 22 de julho de 2024

A ópera... enFIMM 2024


 



Soube, à última da hora, que os convites do protocolo da Câmara Municipal de Marvão tinham sido cortados. Segundo me avançaram, assim foi por fazerem falta para investidores, potenciais compradores e afins... 🤔 Na verdade, acho justo, compreensível e aceitável.


Estive a equacionar a hipótese de ser eu a comprar o meu, e aí, a ir, teriam de ser pelo menos dois, mas foi nesse então que tive o feliz conhecimento que o ensaio geral antes da estreia seria aberto à população! 😯 😳😍👏👏👏👏 Ora aqui está outra belíssima notícia, e disso, com as tantas de outra índole que surgem todos os dias no país e no mundo, é que precisamos, não é verdade?!?


Sendo assim, como "a cavalo dado não se olha o dente", lá fomos aproveitar esta benesse verdadeiramente extraordinária. ☺️


Como se tratava da estreia de uma ópera, pensava eu que para o ensaio... os atores e as atrizes poderiam ir assim vestidos de fatos de treino, calções e jarreteiras pelos joelhos como estava habituado a ver na série televisiva "Fama" dos anos 80. Contudo... esquece lá isso!!!


Aquilo é tudo malta ultra-profissional e foi tudo a rigor, como deve de ser, como se em vez de estar lá eu, estivesse o próprio Presidente Marcelo, que neste ano brilhou ao mais alto nível, por ter condecorado o maestro Christopher Poppen, o génio que tudo isto sonhou, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique. 👍👑😍


Confesso que também ia um pouco renitente sobre o público que comigo compartilharia os lugares sentados nesta versão aberta a todos, e gratuita. Como seriam? Seriam aqueles mamões abusivos que andam à pála de tudo o que é à bórliú? Seria aquela boa gente alternativa que tem uma visão tão diferente da vida da minha, cheia de rastas, piercings, e adornos, que fariam fila e não sobraria lugar algum? Como seriam, afinal? 🤔


Na verdade, fiquei deveras surpreendido porque vi muita gente amante da cultura, eclética, muitos dos quais a expressarem-se em castelhano, malta que quis aproveitar a oportunidade, se calhar fugir um bocadinho ao formalismo engravatado da estreia, e desfrutar do espetáculo e das graças da organização, que abrindo assim as portas, tudo fez para democratizar a cultura.


O motivo foi a ópera "O Rapto do Serralho", estreada em Viena, no ano de 1782!!!, criada por Wolfgang Amadeus Mozart, o génio que faleceu com a tenra da idade de apenas 35 anos, e Milos Forman tornou popular para as jovens gerações leigas em matéria de erudição musical com a sua obra-prima cinematográfica de 1985, com o mesmo nome, que venceu 8 óscares, influindo o melhor filme e principais categorias!!!


A narrativa envolve a história de dois homens (o nobre espanhol Belmonte, e o criado Pedrillo), que tentam salvar as suas amadas, Constanze(que voz!!!!! 😳) e a sua aia Blonde, que haviam sido raptadas e vendidas para um harém de um paxá turco, Selim.


Após diversas atribulações, quando os homens estão à mercê  do paxá, e esperam o pior, este surpreende-os com a sua benevolência, deixando-os partir, ficando eles assim, completamente rendidos ao seu poder e bondade.


O que o dRoCaS aqui agradece mesmo muito, é a novidade que (agora parece que é muito generalizada, e) consiste num ecrã que legenda e traduz aquilo tudo que é cantado. Dantes, a gente sentia que era lindíssimo e maravilhoso mas... não percebia patavina, não é verdade? 


Só vos digo que nos festivais internacionais de música de Marvão tenho, graças a Deus, tido acesso a muitas noites de glória. Mas esta... foi notável e inesquecível!


⭐⭐⭐⭐⭐



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