domingo, 7 de julho de 2024

Addio, adieu, aufwiedersehen, goodbye




 A história... é sempre contada pelos vencedores. A razão porquê é assim dessa forma, é muito fácil de descobrir: estando na posse do poder, dos meios (de comunicação e arquivo), quem ganha é que sabe como tudo aconteceu!

Por muito que desejemos, por muito que sonhemos, e que queiramos... por muitos jogadores que tenhamos a brilhar os melhores campeonatos do mundo, por muitos melhores jogadores do planeta que tenhamos, não temos o pedigree de uma Espanha, de uma Alemanha, de uma Inglaterra, ou de uns Países Baixos, recentemente apurados para os quartos.

Estes quartos de final, todos disputados ao mais alto nível, taco-a-taco, a penalties depois do tempo regulamentar, ou mesmo até o cronómetro fechar; são a prova mais que evidente que a este nível, tudo é tão bom que poderia cair para qualquer um dos lados.

De todos os jogos, interessa-me sobretudo escamotear o nosso, de Portugal, analisado pelos olhos do maior perdedor de todos os derrotados: João Félix. 

Digo maior perdedor não por ter sido ele o desgraçado que falhou a grande penalidade, que por 10 centímetros teria sido 👌 (foi por um pintelho, cacete!!! 😮), mas por tudo o que se sucedeu neste europeu.

O João, o meu João (todos sabem o vermelhão que é o meu coração!), tem sido, desde que aos 19 anos, quando foi levado pelo Atlético de Madrid por 126 milhões de euros!!!!!! (atentemos bem neste valor, absolutamente inimaginável para um comum mortal que arranha um mês inteiro para conseguir levar (média global) mil euros, pouco mais disso,, ou muito, muito menos), tem estado sempre fora do filme!!! 

Desde que tirou os pés da Luz, em 2019, e entrou para o topo das transferências mais caras do futebol mundial, ultrapassando…o próprio Cristiano Ronaldo, tem sido tropecão atrás de tropecão!

Nunca se tendo chegado mesmo a entender com essa mula argentina chamada Simeone, tem andado aos caídos, Chelsea aqui, Barcelona ali, que não são propriamente clubes de bairro, mas... não têm sido o palco adequado para o seu talento extremo que ainda só brilhou no Benfica, digo eu, a sua Casa, onde deveria voltar para ser feliz se... as suas papas de aveia favoritas não fossem tão caras e incomportáveis.

O João olhou para este Europeu e, com toda a legitimidade, a cavalo da armada lusa, certamente achou que seria o momento certo para dar o seu grito do Ipiranga!

Achou, bem, mas... achar não é mandar! Saiu-lhe um selecionador habituado a estas vidas de representar países no futebol, que assinou dois contratos, um com a FPF, e outro com o seu agente Jorge Mendes, que... não lhe tem valido de muito.

No jogo de estreia, a 18 de junho, entrámos a perder com a Chéquia, mas safámo-nos da derrota com um auto-golo deles, e com uma maravilha dos entrados aos minutos 89 (Pedro Neto) e 90, (Francisco Conceição).
Aqui... nem sequer se estreou, e não chegou a tocar na bugalhinha!

4 dias depois chegaram os cruéis e respeitados turcos, mas foram de canoa, com 3 secos, e nem levantaram as sapatilhas do chão. O nosso João, outra vez com o rabo no banco, achou que nem sequer ser notado pelo mister outra vez, era demais!! Posto isto, fingiu aos repórteres que lhe tinha dado uma bruta caganeira, e bateu asa, antes do tempo acabar.

Coincidência ou não, a tomada de posição foi levada em linha de conta, e no jogo seguinte, a 26 de junho, equipou frente à Georgia, que nos varreu por 2-0, com um Kvaratskhelia que tinha conhecido Ronaldo em Tiblissi, quando era ainda um garoto, e o nosso capitão já era uma megastar, aquando uma das suas visitas de charme. O João, aqui, voltou a... não dar nas vistas.

Chegados aos oitavos, ao primeiro dia deste mês, defrontámos a Eslovénia e voltamos a dar continuidade à inconsequência do nosso futebol, incapaz de marcar em jogo corrido. Neste Euro 2024, foram três jogos, num total de 330 minutos consecutivos, sem conseguir visar a baliza adversária!!!!!

Senão , tomem nota: contra Geórgia (0-2), Eslovénia (0-0, vitória nos penáltis) e França (0-0, derrota nas grandes penalidades) 😱🫣😧😧😦😮😯😲😳😵‍💫😵😫😩😣😖 É obra!!!!! Mas estes gajos não treinavam?!? 😱

Neste, o João voltou a não ver o balão 🤭, e não jogou. 😣😩😖

Chegados aos quartos de final, ou seja, ontem, o Martini teve clemência e deu-lhe tempo de jogo. E que tempo! 😁 

Aos 106, quando descansou o esforçadíssimo Rafael Leão (no meu entender, um dos Homens deste Europeu, a par de Nuno Mendes, Vitinha, e Diogo Costa), entrou.

Ainda assim, teve o seu momento quando o Chico Conceição o chamou ao 2° poste, e falhou o ângulo que até estava logo ali, por escassos centímetros. 😱

Lamento ser pesado mas tenho de insistir naquilo que acredito: Ronaldo pesou mais do que deu!!!! Ponto de final, parágrafo, e os defensores podem ir para a Madjêra fazer um churrasco com a D. Dolores, o seu GNR Mono Sobrancelha, as manas, os filhos, os carros, e toda a ilha, se quiserem!!! Se, na final contra a França em que ganhámos, quando saiu lesionado (2016), tivesse ficado até ao final (em vez de ter ficado aos gritos ao Engenheiro, armado em treinador), o Éder nunca teria entrado, feito aquele aquele remate supersónico que nunca mais repetirá, e jamais teríamos sido campeões europeus!!!

A idade pesa, crls!!!! Se assim não fosse, o Muhammad Ali ainda estava a derrubar neles no ringue ao primeiro gancho de direita, ou o John Wayne ainda exterminava tribos de Apaches com a sua Winchester em punho!!! 

Ele ainda pode marcar muito golos lá nos mustafás mas... cá... ele que DEIXE JOGAR OS PUTOS, PÁ!!!!

Este lindinho do selecionador também já mostro o cú!! e já vi o que pode dar. Então não teve coragem de encostar a vaca sagrada que não estava a jogar nenhum?!?!? 😱Pelo amor de Deus... 🙏

Como isto aqui não é só criticar, mas tentar resolver! Isso é que interessa:

A minha proposta, até porque o seu novo contrato tem uma cláusula que permite essa saída imediata do seu atual Fenerbahçe sem indemnizações...

Para mim, até porque desde que não continuou no meu clube, e fez o que fez no outro, nos outros, será sempre um Special One!

Era já, e seria lindo!!! ❤️

O jogo de ontem, da eliminação, foi assim... 😘

https://youtu.be/4FNCtV3Dh2o

Sem comentários: