domingo, 21 de setembro de 2008

O complexo Cascão


A minha filha adora água de tal maneira que há vezes que chego a pensar que lhe vão nascer guelras. Não há piscina, mar, tanque ou alguidar onde ela não se perca, durante horas a fio e eu já sei de antemão que vai ser uma guerra para a sacar de lá.

No ano passado, na piscina da Castelo de Vide, era ela bem mais pequena mas já se mexia (e de que maneira!) dentro de água, foi-se esconder debaixo de uma pequena ponte entre os tanques só para poder ficar mais um bocadinho. Eu a chamá-la há meia hora, a mãe à espera para almoçar e a bicha esta armada em rã, encostada a um cantinho, só com a cabeça de fora, sem se mexer, a gozar o prato. Conseguiu meter a vizinhança a rir e eu e o salva-vidas de cú para o ar, a ver quem é que lhe conseguia deitar a mão. Acabou por sair por uma perna, virada ao contrário e umas nalgadas depois jurava por não mais… até à próxima.

Pergunto-me pois como é possível que uma criança com este gosto possa odiar tomar banho, convencional, em casa, numa banheira, como toda a gente.

Tirando os banhos de espuma que lhe preparo no Inverno, com uma técnica que só eu sei e ela ainda pensa que é magia, é falar-lhe em banho e assistir a todo o esplendor da birra que se segue.

Há dias, dei pelas duas, ela e a progenitora, a discutirem animadamente sobre esta temática. A mãe dizia-lhe que era uma vergonha com esta idade e não querer lavar-se como todos os meninos e ela, esperneando e dizendo que não, agarrando-se onde podia para se safar da sentença.

Eu estava de costas mas acho que depois de muita troca de galhardetes, a ouvi dizer já em desespero de causa, qualquer coisa como “não sabes que não se pode gastar água? Que temos de saber aproveitar os nossos recursos senão qualquer dia não há vida no mundo?”.

"?!?!?!?!!?!?"


É… ser pai nos nossos dias, não é nada fácil!

3 comentários:

Catarina disse...

tenho uma igualinha cá em casa, com menos 5 anos. Depois de ler este post fiquei com pouca esperança que a coisas melhorem. Ai....

Garraio disse...

São estas coisitas que me dão umas barrigadas de rir...

Robson Lima disse...

No auge do aperreio, a menina até que bolou um argumento incontestável. O futuro do planeta, rsrsrs