quarta-feira, 28 de julho de 2010

Crime e castigo



As notícias dão conta que o país arde de norte a sul.

Na origem da grande maioria dos fogos estão mãos criminosas que passando impunes de ano para ano, continuam a semear a habitual desgraça que infelizmente caracteriza a época.

Nada a estranhar neste país de brandos costumes.

Em Portugal, o crime compensa. Compensa porque a justiça não funciona, porque é lenta, cega e nunca chega a apanhar quem deve e quem manda. Compensa e sendo assim, quem precisa… prefere arriscar.

Tudo seria bem diferente se nos deixássemos de modernices e tivéssemos ficado pala velhinha Lei de Talião, popularmente conhecida pela máxima: “Olho por olho, dente por dente”.

Fácil. Simples. Eficaz. Porque há crimes que não merecem outra sorte.
-
Um pirómano que confesse a sua culpa sabe que “vai dentro” mas também sabe que há sortes piores. Ali vai poder comer à pala, beber à pala e ter acesso a um sem fim de mordomias onde se incluem a televisão a cores, literatura à disposição e o conforto a um regime de pensão completa. Se não entrar em avarias e for bom rapazinho terá ainda a possibilidade de passado ¼ da pena já estar prontinho para montar mais um arraial.

Mas alguém duvida que se o programa incluísse um banhinho a gasolina e uma faísca oportuna, a vontade era logo outra e a coisa mudava de figura? Talvez começassem a pensar duas vezes…

Prontos! Já sabia! É neste preciso momento que se levanta o coro de boquiabertos espantados por um rapazinho tão novo como eu ter ideias tão talibãs quanto estas. Pois… eu compreendo que a coisa possa ser elementar demais, mas que fazer? Quem diz o que pensa…

Passemos para outro “ramo”: pedófilia. Complicado? Naaaa. Simples até. Bastava a genitália ir fora. Querem apostar que a vontade era logo outra?

Tomemos o caso do suposto “Rei dos Gnomos” que se entretinha a “dar caminho” aos amigos mais próximos. E que tal dar-lhe sumiço a ele de vez só para provar o seu veneno? Seria despropositado?

E “ai que horror” que isto são só ideias fascistas, que o ser humano é recuperável, que todo o homem se pode arrepender e voltar a viver em sociedade. Mas o rapaz estará doido?

Está bem, abelha… Conta-me histórias…

Eu gostava de saber se essas pessoas que pensam assim continuariam a pensar da mesma forma se a casa engolida pelas chamas criminosas fosse a delas, se a criança abusada fosse a sua, se o jovem enterrado numa mata qualquer lhe fosse próximo.

Isto quando acontece aos outros…

2 comentários:

Helena Barreta disse...

Concordo com tudo o que disse. Também acho que se perde muito tempo e recursos com gente que nem merece a água que bebe.

Sabe o que dizia o meu pai sobre esta escumalha? Queimados pelos cornos ainda era pouco.

Isabel I disse...

Penso muitas vezes que se há coisa que funciona mesmo mal é a justiça. Ah pois, a saúde, a educação, a economia! Mas a justiça é que mesmo o pior de tudo em descrédito, em lentidão, em total inexistência. É a maior falha da nossa democracia .