domingo, 24 de fevereiro de 2013

As Canções da Maria de Vasconcelos




Sou fã do dvd da Maria de Vasconcelos. Sou ultra-fã da Maria de Vasconcelos. E porquê?, perguntam vocês. Para já, sou fã por mim. Depois sou fã pelas minhas filhas, pelo que elas adoram o dvd da Maria de Vasconcelos. Calma! Passo a explicar:


A Maria de Vasconcelos é autora e compositora das letras e músicas do dvd/cd “As Canções da Maria”. E o que tem esse dvd de tão fantástico?, perguntam vocês. Tudo!, respondo eu. As letras e as músicas são todas primorosas. São do melhor porque ensinam a brincar. Nem imaginam o prazer e a alegria que sinto quando ouço as minhas filhas no banco de trás do carro a cantarolarem as canções todas, como aconteceu hoje de manhã quando fui á farmácia a Castelo de Vide aviar-me de um antibiótico para matar o vírus que por aí anda e me provocou uma terrível dor de garganta e me deixou afónico e sem paciência. Depois de tomada a maravilhosa bomba já me sinto melhor. Agora já vos posso escrever isto. Dizer-vos que a minha Leonor sabe as letras todas na ponta da língua. A pequena Alice, sabendo pouco, já vai terminando alguns versos e refrões.


O “As canções da Maria” foi comprado por mim e pela minha mulher na Worten para oferecer à minha Alice no terceiro aniversário. Quem realmente lho deu foi a minha afilhada, também chamada Maria, que fez questão de lho pagar e entregar. É justo. Fazia todo o sentido. Assim o fizemos.


É uma edição especial que traz o disco de áudio para usar no leitor de cd, por exemplo, do carro, e o dvd para ver, estudar e aprender na televisão de casa ou no computador. A obra vale muito mais do que custa e esse valor pecuniário ronda os 10 e os 15 euros, já não me recordo bem. Barato. Tá barato porque não há dinheiro que pague tanta sabedoria e tanta maestria da autora na escrita das músicas e na composição das mesmas. São 15 músicas que ensinam conceitos básicos da vida em sociedade (1-A esquerda e a direita- lateralidade; 11- Boas maneiras-não custa nada!; 12- 12 meses a rodar), língua portuguesa (4-Os ditongos a cantar), matemática (2-Os números a contar; 5-Contar pelos dedos, 10-Os dedos a diminuir), biologia (6-Era uma vez um coração; 9-A canção do Chichi), português (8-Nomes colectivos; 13-É assim!Prontos! Portanto!), geografia e astrofísica (3-O sistema solar-planetas) e mais dois extras: o 14-Cuqui Marracuchi que na descrição tem (canção para descontrair quando se está farto de estudar e que também serve para desentorpecer a língua) e é fabuloso e o belíssimo 15- Pó de estrelas (Natal).


Bom, eu adoro ouvir aquilo e gosto tanto, tanto que vou mandar aqui pelo facebook para a Maria poder ver o que eu escrevi dela (não sei se poderei aspirar a tanto…) mas se ela lesse iria ficar muito satisfeita e moralizada para continuar o trabalho. Quem ler isto e lhe for próximo, que faça o favor a este descarado de lhe mostrar o texto. Eu “conheço” a Maria de Vasconcelos de outra encarnação, quando ela fazia parte da equipa das manhãs da Antena 3 que partilhava com o Pedro Ribeiro que hoje é o patrão da Rádio Comercial que ouço sempre em casa e na vida e o Nuno Markl que também adoro. A rádio Comercial patrocina o disco. O Nuno Markl desenhou as ilustrações do disco e as animações do dvd. Fantástico. Esta rapariga transforma tudo o que toca em amizade e ouro. Brilhante! Hoje que é noite dos Óscares, para mim, ela merecia um óscar, um grammy, até um prémio Nobel pela inteligência!que nem sei se há isso? Haverá? Sou fã dela! Todas as músicas são de uma riqueza tal que dava para escrever um texto meu sobre cada uma delas. Vejam-me bem o manancial  que têm…


Façam-me um favor. Façam-vos um favor: Se tiverem filhos, netos, primos ou amigos que gostam de aprender: (eu, depois de ver, não me importava nada de receber este presente!) comprem este dvd. Vai valer a pena! Garanto! Atribuo-lhe o selo de garantia Tio Sabi. Se ela quiser, podem colar lá o meu autocolante em edições futuras. (Sonhar, por ridículo que seja, é de borla e não custa nada). J

6 comentários:

Goyi disse...

Fico contente de te ver por aquí e ainda por cima vejo-te tao feliz que dao mesmo vontado de ir a Portalegre a comprar o CD da tal María. Já saves que eu só muito cantarina, tenho uns sobrinhos netos que adoram estar conmigo, no próximo día que vieren a casa vao se fartar de ouvir cançoes em português.... a mae de certeza , agradece.

Beijinhos enormes para ti e as tuas mulhercinhas!

Goyi disse...

Estive a lr o que tens dito desde a tua volta e enches-me de orgulho e satisfaçao o teres voltado aquí ao teu segundo lar. Tal como un dos teus amigos diz, eu nunca te tirei dos meus favoritos, era como se deitasse um grande homen para o lixo e tu neo merecías. De cuando em cuando lá ía ver se tinhas voltado, cada vez mais de tarde em tarde já que custaVa-me inmenso ler o FIM do teu último comentário.... AINDA VEM QUE VOLTAS-TE.... GUAPO!!!.

P:D_ tem de me disculpar os erros ortográficos, sao muitos anos sem escrever em Português e o que nao se practica , acava-se esquecendo.....oxalá fiques muito tempo por cá!

Helena Barreta disse...

Obrigada pela dica.

Ainda "ontem" li aqui o que escreveu quando a sua filha mais nova nasceu e "hoje" já tem 3 anos?

Um abraço e boas cantorias.

Helena Barreta disse...

Obrigada pela dica.

Ainda "ontem" li aqui o que escreveu quando a sua filha mais nova nasceu e "hoje" já tem 3 anos?

Um abraço e boas cantorias.

Jorge Miranda disse...

Ti Pedro esse álbum também faz parte do espólio cá de casa.

O meu problema é que deixei um filho na Faculdade e outra na pré primaria...heheeh.

agora imagina as viagens a Lisboa, desde o CD da Maria aos megadheat, metallica e outros que tal, imagina o chinfrim que vai no carro e as birras.

Por isso o "António Salazar" decidiu quando começam as birras e os comentários só se ouve Rui Veloso, e não é que já aprenderam as letras?

Um abraço

Pedro Sobreiro disse...

Muito obrigado pelos comentários e pelo regresso às lides da minha querida Goyi de quem eu tenho tantas saudades e queria tanto que soubesse que eu tinha voltado.

Ainda tentei chegar a ela pelo facebook através da querida espanhola amiga Juana. Ainda bem que soubeste do meu regresso aqui ao blogue porque eu sei que eras uma das pessoas que mais lamentava a minha falta. Minha querida, que saudades. O blogue já me deu tanto e aproximar-me de ti foi das melhores coisas que me deu. Gosto tanto de ti e sinto-me tão próximo de ti que me sinto como se fosse o irmão mais novo da irmandade das nossas almas gémeas.
Fico feliz por teres ficado feliz pelo meu regresso.

Um abraço também para o meu querido Jorge Miranda, um amigo daqueles que perduram desde o tempo em que andávamos de calções na escola primária. Um grande amigo, do tempo da "nossa" Beirã que cada vez nos parece menos "nossa".

Agora está vazia, isolada, deserta, sem alma. Dói.

Mas a Beirã que carregamos cá dentro do nosso coração há-de viver sempre até que o último de nós, crianças de então,respire pela última vez. Um beijo para ti.

Beijo também à Helena, pela militância e para que não fique triste pela minha reação aos comentários aos colegas.

Um abraço a todos

Pedro