sexta-feira, 31 de março de 2017

Certas derrotas, preparam-nos para grandes vitórias


Recorda-me o facebook que há 4 anos, por esta altura, numa em que estava a reaprender a viver, até na internet; numa fase em que escrevia mais nesta rede social que na minha blogoesfera, tinha escrito que” certas derrotas nos preparam para grandes vitórias.”

Escrevi então que a Associação Bombeiros de Marvão foi importantíssima para mim, porque foi ela, foram eles, os bombeiros, que me salvaram. Foram eles que me deram a mão depois do acidente de mota.

Quando realizei a minha festa de aniversário de 2012, não no dia 8, mas no dia 9 de Junho, que caiu num sábado, pediram que celebrassem uma missa de ação de graças na igreja da minha padroeira, Nossa Senhora do Carmo, na Beirã. A presidir a manifestação religiosa, estiveram presentes, o padre Fernando Farinha e o padre Luís. O primeiro foi meu professor no liceu e um homem que marcou muito a minha vida. O segundo, é o padre da paróquia, pelo qual nutro grande simpatia, que se quis unir à intenção e eu, claro que vi isso com os melhores olhos. Foi tudo muito lindo e sentido.

Depois, seguimos todos para a Associação de Caçadores da Fonte da Viola, nos Cabeçudos e realizamos uma grande festança, à antiga. Usando lá da palavra e com aqueles amigos todos à minha volta, falei de peito cheio. Falei, como sempre, a verdade. Disse então que desde que sofri o acidente, nunca mais tinha chorado. Passei momentos muito duros, muito difíceis, muito sós. Mas nem nos piores tinha conseguido chorar. Disse então que por aquilo que me era conhecido, devo ter perdido a capacidade de chorar, de me emocionar até às lágrimas.

Mas nesse dia, disse que se isso ainda me fosse permitido, certamente choraria ali, umas lágrimas muito bem empregues. Mas de alegria, por os ver todos à minha volta. Quem eu mais queria neste mundo… Uma sala cheia de amigos. Deveriam passar das 100 pessoas. E não estavam todos! Sabia que muitas faltaram, muitas não conseguiram estar presentes.

O maior presente foi… a presença de todos. Mas ainda assim, alguns fizeram ainda questão de me oferecerem mais algo. Os bombeiros voluntários de Marvão que me salvaram, a Manuela e os Josés, ofertaram-me a t-shirt com estes dizeres sábios.

CERTAS DERROTAS, PREPARAM-NOS PARA GRANDES VITÓRIAS

E isto é bem verdade. Sem medo de quaisquer invejas, ou macumbas, posso hoje dizer que, desde o acidente, todas as decisões que tenho tomado na minha vida têm sido certas, vitórias, das coisas mais pequeninas, às mais importantes.
Decisões a todos os níveis, certas. Decisões das quais me orgulho. Tantas que, por vezes, até tenho medo de tanta coisa a correr bem. Terei crescido e ganho maturidade com esta reviravolta?

Exemplos de coisas boas, muito boas, tem sido por exemplo, a descoberta do facebook, que antes desdenhava, mas agora me tem ligado imenso a amigos. Com eles interajo, e tenho tido muitas alegrias. O início da colaboração com o Jornal Alto Alentejo, do meu querido Manuel Isaac e do amigo André Relvas. A nova decoração de partes da minha casa, que andavam para ser feitas há muito tempo. Coisas que aconteceram assim quase por magia, como se fosse um clique.


Há quem agradeça a muita gente, muita coisa. Eu dou graças… a Deus. Mas um Deus que está presente em tudo, um Deus que não é físico, mas… que se sente.

Tenho tantas vezes medo que o nível esteja muito alto, e que daqui, melhor seja impossível.

Desde que Deus esteja do nosso lado, temos sempre de riscar prefixo “im” antes de possível, como aprendi nos escuteiros, para que tudo se torne ao nosso alcancel.

O segredo para se ser feliz, é pensar que se pode sempre ser melhor.

Esta t-shirt traz saber.

Para os soldados da paz que me salvaram, sempre o meu muito obrigado. Jamais esquecerei.

Sem comentários: