segunda-feira, 6 de julho de 2009

Justiça à portuguesa


Por falar em coisas que me dão vontade de pegar na tal carabina e começar a tal luta armada…


In iol – Portugal Diário – 3 de Julho de 2009
Covilhã: «brincadeira» que matou homem dá penas suspensas
Uns amarraram um homem embriagado às grades de um café e outros viram e não fizeram nada

O Tribunal da Covilhã aplicou penas suspensas aos seis arguidos no caso do homem que morreu atado às grades de uma café na Borralheira de Orjais, refere a Lusa.

Os seis condenados ficam ainda impedidos de entrar em bares ou cafés a partir das 21 horas e terão que se encontrar todos os trimestres com técnicos sociais para comprovar que estudam ou trabalham.

O acórdão lido esta manhã refere que quatro arguidos foram condenados em co-autoria pelo crime de sequestro agravado e outros dois por omissão de auxílio, com penas que vão dos seis meses aos quatro anos e seis meses.

Os seis vão ainda ter que pagar uma indemnização da ordem dos 48 mil euros à família da vítima.

«O tribunal não foi mais além, mas podia ter ido», referiu o juiz. «Não ficámos convencidos de que quisessem provocar a morte, o homicídio», acrescentou.

João Inácio, de 42 anos e residente na aldeia foi encontrado morto amarrado à porta do café, onde se terá embriagado na companhia de alguns dos arguidos, em Outubro de 2007. Uma «brincadeira» que acabou por levar à morte da vítima, asfixiada pelo próprio vómito. Um casal de namorados que assistiu a tudo dentro do carro, nada fez para ajudar a vítima, tendo sido condenado por omissão de auxílio.

O acórdão do colectivo deixou aliviados familiares dos arguidos, como relatavam alguns por entre lágrimas no final da audiência, enquanto Manuel Inácio, irmão da vítima, se mostrava revoltado.



Sem comentários: