domingo, 19 de setembro de 2010

O desejado

Cartoon retirado do genial blogue de Henrique Monteiro. Uma maravilha on line, aqui.


Mourinho tinha todos os motivos e mais alguns para não aceitar o atabalhoado e disparatado convite formulado pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol para comandar a selecção nacional nos dois desafios que se avizinham.

De entre os muitos motivos legítimos, posso tentar arriscar alguns:

- O tratar-se de um convite em cima do joelho, em desespero de causa;

- O facto de estar noutra onda, 100% envolvido, como sempre o faz, num projecto ambicioso e de proporções galácticas chamado Real Madrid que é apenas e somente, o maior e mais cobiçado clube do mundo;

- O ter de assumir a pesada herança de Queiroz que inclui uma equipa à deriva, jogadores desmotivados, uma Federação de patas para o ar;

- O ter, depois dos últimos desaires, a classificação para o Europeu reduzida ao buraco de uma agulha;

- O não ter tempo para implantar o seu método, para pensar e planear;

E ainda o motivo mais forte, que será provavelmente o impeditivo, por não depender dele: a falta de consentimento do Real Madrid para partilhar a atenção do MELHOR TREINADOR DO MUNDO, que contratou por uma soma astronómica e do qual não espera outra coisa que a máxima dedicação, em regime de óbvia exclusividade.

Tocam os sinos a rebate e vai daqui o labrego do portuguesinho, enrascado no imbróglio que ele próprio criou, chorar no regaço do filho pródigo, ajoelhar-se aos pés dos todos poderosos espanhóis, suplicando que lho cedam para o desenrascar. Lamentável!

Todos nós já ouvimos, e acreditamos, que José Mourinho vai um dia ser seleccionador nacional. E cremos e ansiamos por esse momento porque é um desígnio seu, um sonho de vida, o culminar da carreira daquele que estou em crer, depois de ganhar a Liga espanhola e a juntar à inglesa, à italiana, à portuguesa e aos mais cobiçados troféus que já conquistou (incluindo Taça UEFA e Champions), há-de ser coroado como o melhor treinador de todos os tempos.

Mas eu e muitos adeptos que sonhamos com um Mourinho seleccionador queremos que entre pela porta grande, quando ele achar que é o momento certo para colocar o último diamante na coroa e fazer aquilo que melhor sabe: ganhar! Mourinho jamais vestirá a camisola só para a exibir. Mourinho vai dar tudo por um Portugal campeão e eu só peço a Deus que nos dê saúde, a ele e a mim, para podermos assistir a esse momento do glória. Quem gosta de futebol não quer um Mourinho de pronto-socorro, de desenrasca.

E o que disse Mourrinho?

Que vinha. Que vinha e vinha sem querer dinheiro algum, nem sequer para a gasolina. Vinha porque queria ajudar a sua selecção e o seu país.

Eu acredito nele.

Mas disse mais, disse que se lhe perguntassem se achava que vinha, que muito provavelmente diria que não. Ele sabe onde está e é compreensível que assim seja.

Digam-me então agora os detractores do costume, se isto não é de um Homem com “H” grande? De um grande português!



PS: Bem diferente de um menino que para aí anda, chamado Luís Figo, que há dias, quando questionado sobre se aceitaria ser o próximo presidente da FPF, disse que só voltaria a Portugal quando estivesse farto de estar bem e sem problemas. Granda puta!

1 comentário:

conceicaobarreta disse...

Excelente,é o que tenho dito em relação a este assunto,o sr. Madaíl deve andar a beber algo estragado e depois vem brincar às selecções,ai vamos ali pedir ao Zé que venha aqui num instantinho treina as vedetas faz uns 2 jogos e depois vai á vida dele,é e eu sou o pai-natal,ele até vinha pois diz que sim,mas e os patrões dele,não queriam lá ver «ai coitadinhos dos portugueses e tal vá lá treinar os moços»digam-me o que é que (e porquê)anda alí esse senhor o tal Madaìl a fazer?Dá pena ver as figurinhas,ainda se vai lembrar do Scolari,olha mal por mal,mas eu não percebo nada de futebol,imagino que quem perceba tenha outra opinião,parabéns pelo post.