terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Carta a Mourinho

-
-
Se há quem escreva ao Pai Natal, eu escrevo ao Mourinho e quero lá saber se ele algum dia vai ler isto. Eu tive alegria em escrever-lhe e só isso já me chega mas se ele lesse é que eu ficava contente. Sonhar não paga imposto. Se me apetecer, deito-me no sofá e começo a imaginar que ele leu e decidiu entrar em contacto comigo para me agradecer e me convidou para ir passar um fim de semana lá a casa com ele e a Matilde e os miúdos e ia com ele para o estádio ver o Madrid espetar 5 nuns desgraçados e depois ia com ele e o Ronaldo e o resto do pessoal para a noite de Madrid festejar. Só bebíamos champanhe caro. Eu consigo estar horas a sonhar assim. Eu podia fazer como toda a gente hoje faz em Portalegre e dizer que conheci o Mourinho quando o pai dele treinou o Estrela mas eu não sou mentiroso. Eu nunca fui “apanha-bolas” com ele e esta é a verdade.

Então cá vai!

Meu querido José Mourinho,

Escrevo-te para te felicitar pelo prémio que recebeste e aproveito a oportunidade para te dizer o quanto te admiro e para te expressar o enorme orgulho que tenho em ti. Eu já não tenho idade para ter ídolos mas a ter um, és tu pá! Tu és o melhor treinador de sempre da história do futebol. Ninguém nunca sonhou ganhar tanto quanto tu e eu sei que vais ganhar ainda muito mais. Quando foste para Inglaterra fizeste com que eu torcesse pelo Chelsea, apesar de ser adepto do Manchester. Quando foste para Itália fizeste com que eu seguisse o Inter com fervor, apesar do meu clube em Itália ser a Juventus. Em Espanha, fazes-me (com a ajuda do Ronaldo) torcer pelo Madrid, coisa que poderia parecer impossível para um convicto blau grana como eu sou.

Porque é que eu te adoro? Adoro-te porque tu és bom, és o melhor e fazes com que eu pense, de cada vez que olho para ti, que tudo é possível desde que acreditemos em nós próprios e trabalhemos imenso. Tu és a prova evidente que os nossos sonhos se podem tornar realidade. Tu és um duro, és um valentão e és esperto como o alho. Ninguém te engana. Tu sabes mais que eles todos juntos. Os livros que eles andam a ler foste tu que os escreveste. Adoro quando os toureias nas conferências de imprensa, adoro quando os “picas” nos jogos. Adoro tudo o que tu fazes, prontos. Adoro a tua pose, o look, o discurso. Tu tens classe, tu tens estilo. Tu vestes bem um fato clássico mas os fatos de treino não te “assentam” mal. Tu ficas bem de barba com 3 dias mas quando te afeitas pareces mais novo.

Tu sabes milhões de futebol. És inovador, és um génio. Tu tratas o futebol com amor. Tu és um estudioso da bola, queres compreender tudo, dominar tudo, ganhar tudo. Quando vieste para Portugal e começaste a divulgar o tipo de novos exercícios que aplicavas nos treinos do Porto, o Sousa Tavares (de quem também gosto) gozou contigo mas depois teve de dobrar a língua e de pedir-te desculpa publicamente. Aí esteve bem. Foi de homem.

Zé Mourinho, os teus jogadores veneram-te, seguem-te até ao fim do mundo porque tu os compreendes, tu lhes dás amor, carinho e compreensão. Contigo, até os suplentes estão contentes porque sabem que estão sentados junto a ti e tu és o melhor. Quem me dera poder sentar-me um dia junto a ti, nem que fosse no Museu de Cera em Londres.

Ter um jogador da classe do Sneijder (nome difícil, este!) que de sua livre e espontânea vontade diz à frente da corte do futebol mundial que TU és o melhor do mundo, é de arrepiar e eu vi como os teus olhos se encheram de emoção perante esta homenagem sentida e inédita. Quando disseram o teu nome tu não correste para o palco, não fugiste atrás das luzes, não sorriste, não fizeste o boneco. Deste um passo atrás e foste abraçar os teus guerreiros, os teus pupilos, os homens que te ajudaram a ganhar tudo no Inter e isso é um gesto que me comove por ser tão nobre e tão revelador da tua humildade, uma qualidade que os burros dos teus detractores não conseguem ver em ti. A humildade não se apregoa. Pratica-se e até nisso és grande. Tu deixas-me maluco.

Por causa de ti, eu discuto com os meus amigos que não gostam de ti. Como é que é possível?!?!?!? Há quem prefira o Scolari, vê-me bem! O Scolari… granda labrego. Só fez figura em Portugal quando andou armado em pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e mandou o pessoal meter bandeiras nos estendais. Onde é que ele anda hoje?

Eu chorei quando tu e o Materazzi choraram agarrados ao despedirem-se. Dois homens de barba rija a chorarem abraçados na rua não é coisa para qualquer um. Eu estou farto de chorar por tua causa. Nem imaginas. Eu sou um coração de manteiga. Vegetal. Também adorei quando o Maradona te foi visitar e olha quem… o Maradona não se torce por ninguém! Uma vez foi ao Vaticano e a luxúria chocou-o tanto que se mandou aos arames. O Maradona fez um birra no Vaticano, na casa do Papa. Granda maluco! As pessoas com personalidade sabem reconhecer o teu valor.

Tu ontem subiste ao palco e que fizeste tu? Falaste em PORTUGUÊS e isso foi a “bofatada” mais bonita que tu podias ter dado ao Mundo porque nós, os portugueses, já partimos esse mundo ao meio com os espanhóis e conseguimos que eles ficassem com a pior parte, com a mais inclinada. Hoje podemos não valer nada e estarmos cheios de crise e desanimados com o Sócrates mas ainda te temos a ti e ao Ronaldo e à Marisa e essa malta toda que faz coisas que mais ninguém consegue e o Eusébio ainda está vivo. Tu podias ter falado no teu inglês macarrónico, ou em castelhano ou em italiano mas tu? Não… Tu falaste em PORTUGUÊS e foi com se tivesses dito “eu sei que tenho nome de mouro mas sou português. Não se enganem! Eu sou de uma das nações mais antigas do mundo. No meu sangue corre sangue descendente dos gajos que se enfiaram nas caravelas e desbravaram mares e mundos que se imaginavam pejados de demónios inimagináveis. Somos os maiores!”. Eu acho que só fizeste uma coisa mal que foi teres pedido desculpa por teres falado em português mas até tu estavas nervoso. É compreensível. Estava lá montes de gente. Aquilo deve ser coisa para intimidar qualquer um. Quando eu era pequeno e ia ler à missa engasgava-me sempre. Eu percebo-te.

Bem, Mourinho, a carta já vai longa e tu tens de ir treinar e ainda tenho tanto para te dizer… Adoro como tu proteges a tua família, adoro que tu tenhas mandado os jornalistas apanhar no rabo quando chegaste a Barajas atrasado e chateado por causa da neve e os gajos não paravam de te chatear, de tirar fotografias e de te fazer perguntas. Adorei agora no domingo quando foste celebrar o golo à frente do banco do Villareal e depois disseste feito mentiroso que tinhas ido celebrar com o teu filho. Eh, eh… és um bacano. Sabe-la toda…

Eu sei que um dia, se Deus nos ajudar e nos der saúde, ainda te hei-de ver ser campeão do mundo pelo nosso país e aí é que a gente vai, como disse a outra, “cagar os dois com o cú bem aberto para o mundo todo”. Quando se é bom nalguma coisa, a gente não deve ter medo de dizer e tu fazes isso muita bem. Quem sabe se um dia te lembras de nós e voltas ao Benfica para nos dares uma ajudinha. Lembra-te que nós fomos a tua primeira casa e te ajudámos a lançar. Tu és um gajo que sabe agradecer. Lembra-te disso, José e ajuda a gente. Tu já viste que és um Senhor onde quer que passas? Deixas à tua passagem, um enorme admiração e muita saudade. Os ingleses suspiram por ti, a Itália suspira por ti e eu, claro, fico sem fôlego.

Olha José, se eu um dia tiver a sorte de te ver, não quero um autógrafo, quero um abraço e acho que vou ficar todo a tremer.

Parabéns, campeão!

Assinado:

Pedro Sobreiro
37 anos
Santo António das Areias
Marvão
Alentejo
Portugal
Mundo

Ps: José, desculpa estar a chatear mas eu acredito no milagre da internet, José. Viste aquela cena do americano que andava a pedir esmola nos semáforos e a internet safou o gajo porque o gajo tinha um vozeirão e às tantas já as rádios brigavam todas porque o queriam? Eu acredito no milagre da internet. Eu acredito que tu vais ler isto e, pelo menos, gostar. Se alguém ler isto e te conhecer, por favor, que te mostre isto. Não deixes de ler. Porra, eu estou desesperado para que tu leias isto! Se não me ligares nos próximos 3 dias, eu vou ligar ao meu vizinho Pedro Coelho que está na GNR em Setúbal para que ele faça uma “espera” ao teu pai e lhe mostre isto para ele te passar a mensagem. O teu pai tem net?





Os espanhóis, feitos ruins e invejosos, quase não falaram de ti. Vê só... Isso faz-se?!?! Tem cuidado, Zé...


6 comentários:

Clarimundo Lança disse...

Ele vai ler.

gi disse...

Pedro para que tanto desespero? Madrid e mesmo aqui ao lado. Vai la. O mister Mourinho adora visitas.

Garraio disse...

Portalegre: Melhor treinador do mundo já mostrava apetência aos 13 anos

O início de Mourinho
A época 1976/1977 ficará para sempre marcada na história do Sport Clube Estrela. Foi o ano em que o clã Mourinho deixou saudades.

02 Julho 2010
Nº de votos (0) Comentários (0) Por:Pedro Galego






Passavam apenas dois anos da Revolução dos Cravos quando a cidade de Portalegre viveu um dos períodos mais férteis do seu futebol. O Desportivo acabava de chegar à segunda divisão e o Sport Clube Estrela (conhecido como Estrela de Portalegre) investia muito no plantel sénior e na equipa técnica para chegar à primeira divisão. Mourinho Félix foi o homem escolhido para comandar os ‘verdes’, mas, pela sua mão, chegou também àquela cidade alentejana o jovem Zé Mário, então com 13 anos, que hoje é por mais de meio Mundo considerado o melhor treinador do planeta futebol.

Quem viveu esses tempos no clube não esquece o pai de José Mourinho, mas agora recorda também o ‘puto’, filho do treinador, que já naquela idade não se coibia de dar a táctica aos mais velhos.

"Lembro-me muito bem dele nos jogos, onde era apanha-bolas, mas passava grande parte do tempo atrás da nossa baliza a dar indicações. Já mostrava apetência", recorda com saudade Carlos Mocito, conhecido no futebol por ‘Nina’, que jogou na equipa sénior no Estrela nessa longínqua época. O então defesa central contou ainda ao Correio Sport que José Mourinho também os acompanhou muitas vezes nos estágios e que era o alvo preferido das brincadeiras do jogadores do pai. " Jogávamos ao meio e ele coitado foi muitas vezes a vítima das nossas brincadeiras. Adorávamos o miúdo", relembra.

Certo é que José Mourinho também jogou futebol no Estrela nessa época, apesar de hoje não ser lembrado pelos seus dotes enquanto executante no meio-campo da equipa de Iniciados, mas sim como pessoa (ver caixa). Terá sido mesmo no clube alentejano que José Mourinho foi pela primeira vez federado.

O clube despediu o pai de José Mourinho antes de começar a liguilha que os podia levar até à primeira divisão, contratando depois o treinador argentino Rubén Garcia ao principal adversário – o Feirense – mas a prestação da equipa acabou por ser desastrosa.

O clã Mourinho deixou Portalegre incrédulo (conforme atesta a imprensa desportiva da altura) pela decisão da direcção do Estrela, depois de ter conseguido a melhor época de sempre, deixando muitas saudades na massa adepta.

COLEGA DE EQUIPA DESTCACA 'PESSOA'

A nostalgia invade José Maurício quando lembra os tempos em que era jogador da bola e que partilhou o balneário com aquele que é hoje uma estrela mundial. "Lembro-me muito bem dele. Jogámos juntos nos Iniciados em 1976/1977. Eu era o ponta-de-lança e ele jogava a médio, mas praticamente só quando a equipa sénior do Estrela jogava em casa", relembra o hoje vendedor de automóveis portalegrense. "Como jogador não se destacava, mas como pessoa sempre foi impecável", lembrou.

"É UM MOTIVO DE GRANDE ORGULHO": João Martinho, presidente do Sport Clube Estrela

Correio Sport – Como olha hoje para José Mourinho e relembra os tempos que ele passou em Portalegre?

João Martinho – É, sem dúvida, um motivo de grande orgulho para nós ter passado pelo Estrela uma figura com a dimensão de José Mourinho.

– Lembra-se dessa época?

– Perfeitamente. Lembro-me mais do pai, mas também me lembro dele. Foi uma época fantástica em que podíamos e devíamos ter feito melhor. Era muito novo mas acompanhava os jogos todos.

– Também ficou triste pela saída do treinador antes da liguilha?

– Foi muito injusto depois do que ele conseguiu. Fala-se que foram jogos de bastidores que ditaram a saída do Mourinho.

– Então o clube ainda reconhece esse trabalho?

– Sem dúvida. Foi uma pena a forma como deixou a cidade e o Estrela. É, aliás, ideia da actual direcção poder de certa forma trazer de novo Mourinho Félix até Portalegre para que, mesmo apesar do passar dos anos, seja reconhecido o seu trabalho.

Ana disse...

Vizinhança a tua carta já foi lida por nós e no dia de amanhã será entregue a alguém que a fará chegar ao Maior e Melhor Treinador do Mundo... Beijinho e grande abraço

Ana & Pedro

P.S Se tivermos resposta entregamos-te pessoalmente so para ver a tua cara heheheh

Helena Barreta disse...

Subscrevo cada palavra sua. Partilho consigo a admiração por este português que fala, perante uma plateia imensa, na sua língua. Adoro o homem, o profissional, o pai de família.

Também me faz "espécie" como é que há alguém que não admira as qualidades do profissional, o empenho, esforço e trabalho de um português que é o maior, reconhecido e com provas mais que dadas e não contestadas da sua mestria.

Ainda para mais o homem é lindo e charmoso. Parabéns ao Mourinho.

Um abraço

P.S.: Se se lembrar de fundar um clube de fãns, mesmo antes de me perguntar, pode inscrever-me.

conceicaobarreta disse...

Bem verdade eu até bati palmas.Então quando falou em português arrasou,espero que ele venha aqui ao blog isso é que era,se calhar era menino para deixar um comentário,e porque não?No Porto não gostam dele,ressabiados,oh Pedro e pensar que ele treinou o Benfica,ai VILAVINHO,VILAVINHO.