segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dor


Um dos primeiros “mandamentos” que nos ensinam num curso de jornalismo é que a proximidade entre o receptor e a notícia é decisiva para aferir o seu impacto. São realidades directamente proporcionais. Quanto mais próximos estiverem, maior será o impacto. Assim dito parece óbvio mas é importante para chegar onde quero. Uma tragédia ocorrida em Espanha tende a chocar-nos mais que igual tragédia ocorrida na China, por exemplo. É por esse motivo que o Brasil nos diz sempre tanto, quanto mais não seja pelo eterno estatuto de “nação-irmã”. É por isso que sofremos com as mortes, com a devastação, com a desolação dos que tudo perderam, sobretudo quando temos acesso a relatos arrepiantes quanto este.


O homem que perdeu os pais e os filhos num só dia
In Público, 14.01.2011


Erick Conolly, director do Banco Icatu, está de luto por oito membros da família


O economista Erick Conolly, director do Banco Icatu, perdeu os pais e três filhos nas cheias que estão a devastar a região serrana do Rio de Janeiro. A irmã, a estilista Daniela Conolly, de 39 anos, também morreu.Erick Conolly perdeu oito pessoas da família num só dia - pais, três filhos, a irmã, o cunhado e um sobrinho, filho da estilista Daniela Conolly.

A morte da estilista foi confirmada ontem. Estava hospedada, juntamente com inúmeros membros da sua família, na quinta da família Gouveia Vieira, uma das mais ricas e tradicionais do Rio de Janeiro, localizada no Vale do Cuiabá, em Itaipava (região de Teresópolis). Naquela quinta morreram, ao todo, 14 pessoas.

Das pessoas que estavam na casa sobreviveram apenas a mulher de Erick, a filha mais velha e o seu sogro. As duas mulheres estão internadas no hospital, depois de terem sido resgatadas de helicóptero. Erick Conolly ficou em estado de choque e não quis dar qualquer entrevista.Daniela Conolly era a criadora da marca Koolture, lançada em 2005 durante o Fashion Rio. A designer tinha saído, porém, da empresa em 2009 para se dedicar, segundo a Globo, à "direcção de arte". Estudou Design Gráfico na prestigiada Parsons School of Design, em Nova Iorque, cidade onde viveu durante oito anos. Os participantes deste ano no Fashion Rio já anunciaram que estão a planear uma homenagem à estilista.
Por entre os destroços da tragédia ainda é possível encontrar, pontualmente, boas notícias. Um bebé do sexo masculino, Nicolas, foi à noite resgatado com vida - e sem qualquer ferimento - dos escombros no centro de Nova Friburgo. "O pequeno Nicolas estava vestido com apenas uma blusa e não chorou em nenhum momento", relata o site G1.Cerca de meia hora depois, os bombeiros conseguiram igualmente resgatar com vida o pai de Nicolas, Wellington da Silva Guimarães, de 25 anos, que também está bem de saúde.

Segundo os bombeiros, o homem ficou cerca de 15 horas soterrado, abraçado ao filho, escreve ainda o G1. A mãe do bebé está, porém, desaparecida.

2 comentários:

Helena Barreta disse...

É perante notícias destas que ainda fico mais grata à vida.

Um abraço

Liliana Pêgo disse...

Tenho família precisamente em Teresópolis...Estive dias sem noticias deles mas felizmente (para eles), a situação pior aconteceu no morro ao lado de onde eles vivem.
Toda população está de luto e todos tentam ajudar como podem.
São incríveis as imagens que se vê na tv e os relatos que se ouvem mas só quem lá está é que sabe...