quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

“Vendo o Mundo” é blogue do ano!

A 1ª página histórica.
Clica para ampliar





Numa iniciativa inédita e conjunta, Governo e Presidência da República decidiram criar e atribuir um prémio ao blogue que na sua opinião mais se destacou no ano de 2010. O Conselho de Estado e o Conselho de Ministros foram unânimes em escolher o “Vendo o Mundo de Binóculos” como o melhor blogue de Portugal em 2010. O prémio consiste num belíssimo exemplar de louça das Caldas da Rainha, daqueles de 5 litros, um Magalhães de 3ª geração, acções da EDP, um passe da Carris e um “prize money” de 250 euros que será pago em 12 suaves transferências mensais. A cerimónia decorrerá no coreto do Jardim da Estrela numa tarde de domingo a definir. A animação musical estará a cargo da “Fanfarra do Bombarral” e do “Grupo de Amigos das Gaitas de Beiços de Santa Cona do Assobio”.

Cavaco Silva deixou em off record, algumas palavras de homenagem ao premiado: “Como sabem, o cargo de Presidente da República é extremamente exigente. Passo os dias enfiado em pilhas de papelada para assinar e a aturar as maluqueiras aqui do Sócrates, de forma que não tenho praticamente tempo para nada. E nem quando recolho aos aposentos e procuro ter algum espaço só para mim, me safo. Ou é o (Nunes) Liberato que me vem “chagar” com mais uns calhamaços para rever, ou é a Maria que me obriga a fazer as tabuadas, sobretudo aquelas em que tenho mais dificuldade que é as do 5 para a frente. É por isso que, sempre que posso, tantas vezes já debaixo dos lençóis, ligo o Magalhães que Hugo Chávez me ofereceu no Natal de 2008 e visito este blogue tão interessante. Levo sempre umas Lindor anatómicas porque as vezes não me aguento. Este Sabi é de partir o côco a rir. Adoro os textos mas também as montagens como aquela que ele fez da Cimeira da Nato. Aquilo está com um nível bestial. Nem no “Inimigo Público” fazem tão bem. É por isso que eu o considero um verdadeiro homem da Renascença que pinta, que monta com categoria, que escreve… e até pega vacas. Ou bezerros… ou lá o que aquilo era. Não se lembram? No encontro de Tertúlias? O que eu gostava de poder privar mais com ele, de passarmos tardes a conversar com uns tintos no Saúl, umas imperiais no Choca ou umas minis na Velhaca. Mas é assim a vida… Quem opta por estes cargos de responsabilidade acaba sempre por passar ao lado dos grandes homens do seu tempo”.

Já José Sócrates revelou que “os Magalhães foram criados para que eu pudesse levar o blogue do Sabi para todo o lado. Nos dias mais difíceis, tem sido ele que me tem ajudado a andar para a frente. Isto é tudo tão cinzento e triste que só ele, com aquele humor tão peculiar, me consegue animar o dia. Até tenho o meu pc na AR com o blogue dele como homepage. Não falha! O Louçã e o Portas pensam que eu me estou a rir deles mas coitados, nem sonham com qual é o real motivo. Eu sei que eles também são leitores. Não sabem é que eu espreito logo ali pelas novidades. Tenho a maior consideração pelo Sabi. Não se esqueçam que somos quase vizinhos. Quando ele ia à Covilhã ver os primos passava sempre pela minha casa. Passámos muitas tardes a jogar ao Risco e ao Monopólio. Foi ele que me transmitiu os conceitos básicos de diplomacia e economia que ainda hoje me ajudam. Isto num tempo em que eu nem uma marquise sabia desenhar. É um homem claramente à frente do seu tempo. Todos os dias falamos. Ele diz-me o que hei-de fazer. É uma espécie de guru”.



Num gesto também inédito, já que é uma personagem muito tímida e reservada, o autor do blogue acedeu a responder a algumas das nossas questões previamente enviadas por e-mail:

O que o levou a criar este blogue?


O blogue é muito mais que um hobbie. É uma forma de conseguir fazer o que realmente mais gosto de fazer na vida: comunicar. Não foi em vão que andei 4 anos a caminhar para Lisboa para cursar na área. Faço-o porque tenho prazer nisso, seja a escrever ou manipular imagens. Se assim não fosse, não passaria horas e horas nessa labuta sem ganhar um tusto. Faço-o por prazer mas também, obviamente, para todos aqueles e aquelas que me lêem e me visitam com regularidade. Se não fossem eles não valeria a pena tanto trabalho. Costumo pensar para comigo que desde que haja uma só pessoa que pense ou sorria por algo que postei, já valeu a pena o trabalho. É por isso que este blogue há-de existir enquanto for visitado e estimado pelos seguidores.

Quais são os seus objectivos?


Eu gostava de viver só disto. Poder passar os dias de pantufas a ver o Goucha e a Júlia Pinheiro (que são as minhas musas inspiradoras) e a mandar bitaites na net. Gostava de ter uma bolsa do Ministério da Cultura para me dedicar de corpo e alma a esta causa. Se há bailarinos que recebem milhares para darem 3 pinotes por mês, eu acho que também mereço porque me farto aqui de dar ao cabedal. Isto não faz suar mas implica um grande esforço mental e concentração. Queima muitas calorias. Às vezes tomo o pequeno almoço e ao fim de meia hora de trabalho no blogue já me está a apetecer um pãozinho de leite do Maridalho com manteiga de vaca e uma fatia de fiambre da pá. É desgastante… Uma bolsa de 2.500 euros era suficiente. O que é isso para o Governo? Nada! Todos os dias falo com a Canavilhas mas ela não está desperta para estas coisas. Ela é mais pianos… Mas ainda não perdi a esperança.

E o que representa este prémio para si?

É um espectáculo mas é poucochinho. Já viu? Eu não quero parecer pretensioso mas acho que eles se estão mas é a aproveitar da minha popularidade. Veja a foto… Está na cara! O Cavaco precisa de votos como de pão para a boca e para o Sócrates, que está preso pelos tintins, poder surgir ao meu lado é meio-caminho andado para se manter no cargo. Eu sou um balão de oxigénio para ele e para este Governo em colapso. Todos temos consciência disso.

Qual acha que seria o prémio razoável?

Eu mandei-lhe uma listagem mas eles não fizeram caso. Eram coisas simples como cheques-compra na Modalfa, uma colecção integral de sapatilhas Sanjo número 43 (como os que o meu pai me comprava no Triste), um cartão VIP para entrar na Central de Cervejas e poder tomar banho naquelas tinas gigantes, ser accionista da Toblerone, ter a Catarina Furtado e a Bárbara Guimarães como damas de companhia e assim… Cenas que estão ao alcance deles e que me davam alegria. Também pedi para darem o meu nome a uma das avenidas da minha terra (Como só há duas, podia ser a 25 de Abril que é nome que já não se usa e a do Dr. Machado está bem entregue) e também pedi para me montarem o Circo Chen no quintal. Assim podia ir ver todas as matinées. Mas o meu sonho mesmo era ir trabalhar para a Eurodisney. Se me deixassem escolher… queria ser o maquinista do comboiozinho que anda há volta de todo o Parque mas agora que penso nisso, lembrei-me que não estou encartado.

Há limites para o humor?

Então não há? Vejam lá o que aconteceu a este meu colega da Wikileaks… já foi dentro e está aqui… está embalsamado. Mas eu não publico nada que a minha mulher não deixe. Ela lê tudo antes e quando faz que “não” com a cabeça… já sei que vou encher a reciclagem. Mas no meu blogue também há textos sérios só que as pessoas começam-se logo a rir quando lá entram e depois prontos. Não percebem.

Para finalizar… uma curiosidade: Facebook ou Blogger?

Blogues, claro! O Facebook é uma ferramenta bestial sobretudo para encontrar amigos que nós fizemos quando não existiam telemóveis e computadores e internet que eu ainda sou desse tempo. Também é porreiro para falar com pessoal que está longe e não vemos há muito. Ainda há dias estive a falar com o meu amigo Zé Pop que está em Angola, com uma facilidade como se estivesse aqui na minha arrecadação. Admirável. Mas não curto nada os jogos da quinta e essas merdas. Não tenho nada disso. Se tivesse que comparar, o Facebook é um armazém cheio de pessoal com tudo aos gritos ao mesmo tempo. Não se percebe nada. Parecem os corretores da bolsa de Nova Iorque a minutos do fecho diário. Um blogue é mais intimista, mais elaborado, outra onda. Uma boca qualquer um manda. Dizer o que se pensa… dar o corpo ao manifesto… meter o courato à frente das balas… é outra loiça.

Quer mandar uma mensagem aos seus leitores?


Primeiros quero desejar que tenham um bom ano. Depois quero dizer que adquiram o disco da Leopoldina porque ao comprarem já estão a ajudar, e o último do Graciano Saga que está ao nível do melhor do grego Demis Russos. Para finalizar, gostava de deixá-los com um pensamento. Sempre que vou ao Estádio da Luz e o vejo a rebentar pelas costuras, há um pensamento que me assola: se cada pessoa daquelas me desse 1 euro que fosse, o que não custa a ninguém, eu ficava com a minha vida orientada. O meu blogue passou há dias as 300.000 visitas...

Pelo sim, pelo não… Vou deixar uma cestinha junto ao portão do meu quintal.

5 comentários:

Helena Barreta disse...

Genial. É por isto, e muito mais, que eu gosto tanto de aqui vir.

Quando houver eleições para atribuir um prémio aos blogues, nem precisa de fazer campanha eleitoral, voto neste blogue, assim, à primeira e sem dúvidas.

Um abraço

celeste gaio disse...

A montagem da cimeira ganha o primeiro lugar mas esta fica logo em segundo:)continue assim com imaginação para assim nos fazer rir e esquecermos o estado em que todos nos encontramos.
Um beijinho para toda a família.

Celeste

nuno mota disse...

É por estas e por outras que eu não perco o ensejo de vir aqui cuscar !!!! Que sejas sempre tão puro como até aqui e que consigas trasmitir esta boa disposição a todo o mundo !!! A mim, já sabes, preenches-me !!! Obrigado por existires e por fazeres o favor de seres meu amigo !!!!!

Nuno Cebola disse...

Ah grande Sabi...dá-lhe forte e feio!!! Abraço;)

Pedro Sobreiro (Tio Sabi) disse...

Ah, meus queridos… eu é que vos agradeço por virem cá, por serem leitores e seguidores, por me fazerem companhia.

Nem imaginam o dinheiro que eu poupo em psicanálise.

Isto sem vocês não tinha piada. De que é que vale um grande “número” se não houver quem o aprecie, quem critique ou aplauda.

Um forte abraço para todos os(as) leitores(as), em especial para a Helena (sempre presente! ;) ), para a Celeste, e para os Nunos, Mota (os amigos não fazem favor em o serem, meu caro. São e prontos! :) e Cebola. Um abração a todos!