sexta-feira, 26 de abril de 2013

Liga Europa – A perder 1-0 nos primeiros 45 minutos de jogo



(veremos qual o resultado nos restantes 45 minutos, quando começar 0-1 na nossa casa)



Eu sei que não foi um bom resultado.

Mas também sei que não foi um mau resultado e por exclusão de partes… foi bonzinho, vá.

Se tivéssemos saído vencedores, se pelo menos tivéssemos feito um golinho, se tivéssemos empatado a zero… se! Sempre o se.

Mas também podíamos ter sofrido muito mais… golos.

Porque sofrer por sofrer pela pressão do público turco que não se calou por um segundo, sofri eu. Diz-se que o público também joga, que o público é o 12º jogador. Isso é sempre verdade porque jogar em casa ou jogar fora é uma diferença que conta. Isso ontem foi mais óbvio que nunca antes. Aquela turba não se calou por um segundo que fosse. Só lhes faltou levantarem-se das cadeiras e começarem ao pontapé a tudo o que mexia. Aqueles turcos são terríveis. Aquilo não é Europa, nem Ásia, nem África. É a Turquia. É diferente e ponto final.

Mas nestes primeiros 45 minutos da eliminatória jogados fora, estamos melhor que os primeiros 45 minutos do Real Madrid nos campeões (que apanhou 4 na pá mas ainda assim conseguiu marcar um golo fora que lhe pode valer muito) e muito melhor que o Barcelona (que já está arrumado com 4 secos fora. Só um milagre…)

E por falar em milagres, ontem foram vários mas como já ouvi hoje a um treinador de bancada como somos todos nós: “os postes estão lá mesmo para isso.”

Já na anterior eliminatória com os ingleses do Newcastle, valeu-nos a providência divina. Um grande e querido amigo mandou-me há semanas pelo telemóvel uma fotografia das velinhas que tinha acendido em Fátima. Disse-me via mensagem que uma delas foi pelo glorioso. Que bem que fez…

Veremos se a proteção divina se mantém na Luz. Diz-se que na Turquia têm lá um inferno pelo ambiente. Pois nós também temos cá um na catedral da Luz. E olhem que este inferno fica mais perto de Fátima, se é que me faço entender.

De mãozinhas juntas e olhos postos no céu.

1 comentário:

Helena Barreta disse...

Boa sorte para o próximo jogo.

Um abraço