quarta-feira, 30 de abril de 2008

De pé... como as árvores


E prontos… estão encontrados os dois finalistas da Liga dos Campeões.

Foi preciso ir a prolongamento para que o Chelsea conseguisse levar a melhor sobre o poderoso Liverpool, tirando a teima da eliminatória do ano passado.

Os azuis entraram muito fortes e chegaram ao golo por intermédio de Drogba. Os reds ressuscitaram na segunda metade e igualaram por Torres, após uma diagonal fabulosa de Benayoun.

Nos 30 minutos adicionais, os londrinos tomaram vantagem de novo com um golo de Lampard na marcação do castigo máximo que puniu falta flagrante de Hyypia sobre Ballack; e tudo confirmaram com novo tento de Drogba.

Honrando o hino do clube, os de Liverpool nunca baixaram os braços e reduziram já ao cair de pano num grande remate de Babel ao qual Cech não soube corresponder.

A primeira metade foi azul, a segunda vermelha e o tempo extra, uma montanha russa que descambou para onde menos se esperava, sobretudo depois das três perdas flagrantes dos visitantes.

Destas duas horas de puro delírio futebolístico destaco dois momentos que ficam para a história do que vi: o carrinho de joelhos de Drogba após o primeiro golo, deslizando pela relva até bem perto do banco de Benítez, dedicando-lhe a estocada certeira com que o calou, depois das críticas e ataques pessoais da última semana; e a comemoração do golo de Lampard, quando corre para a bandeirola de canto beijando a braçadeira preta que colocou em memória da mãe, recentemente falecida, vítima de pneumonia. De arrepiar.

Menção honrosa para o fiscal de linha que teve tomates para anular o golo de Essien, já em pleno prolongamento e quando estavam ainda iguais. Se fosse português, tinha feito xixi nas calças e metido a bandeirola no respectivo. Muito nível!

Assim sendo, a 21 de Maio, Moscovo vai receber a gala dourada dos melhores do continente, protagonizada por dois clubes ingleses.

De um lado, os meus vermelhos de estimação em terras de sua majestade, com Queiroz, Nani e Ronaldo; do outro, Ricardo Carvalho, o legado de Mourinho e muita garra na primeira final.

Dos dois lados, aquele que sempre foi para mim, mesmo quando o espanhol e o italiano brilhavam, o melhor futebol do mundo. Apesar de cada vez mais calculista, é aquele onde a magia de jogar o jogo pelo prazer do jogo é ainda mais evidente.

Os outros amam que a sua equipa ganhe. Os ingleses amam o jogo. independentemente do resultado.

Pleasure always comes first (o prazer primeiro).

É caso para dizer que mesmo que o desafio seja em terras moscovitas, neste ano, “football’s coming home” (o futebol regressa a casa).

Nesse caso, aqui fica a minha homenagem pelas gratas horas de deleite que me proporcionaram, recordando o hino oficial da selecção inglesa para o Campeonato da Europa de 96.

“Bring it back, boys!” (tragam-na de volta, rapaziada!)

Cheers!

4 comentários:

Garraio disse...

Não podemos deixar de reconhecer o trabalho do number one.

Ele nunca conseguiu chegar lá, mas isso não interessa. Fez uma equipa que qualquer gajo, até um judeu israelita levava à final da champions.

Agora o meu coração está dividido: ou ganha o mamão do Cristiano e começa logo a pensar que é o maior mamão do mundo, ou ganha o Chelsea e o Number one fode-se, mas fode-se a sério. É um orgasmo total..~.

Garraio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Pires disse...

Não posso deixar de comentar as palavras do Grande Amigo Garraio.

Isto porque sou um apaixonado do Futebol, e um grande Admirador do number one, mas também do Cristiano.

E talvez seja bom recordarmos e recuar um pouco no tempo.

O number one é um facto teve no Chelsea os jogadores que quis, mas também de imediato os resultados apareceram, um clube de Londres que não se pode queixar de não ter tido grandes figuras do Futebol Mundial senão recordem, quem não se lembra destes jogadores:
- Marcel Desailly
- Didier Deschamps
- O nosso conhecido Jimmy
- Kezman
- Panucci
- Brian Laudrup
- Casiraghi
- Zola
- Vialli
- Petit (não o do Benfica)
- Stanic (mais um que não vingou no Benfica)., entre outros, pois é que títulos ganhou o Chelsea com estes Jogadores???
Hoje para nós é fácil dizer de qual não seria o treinador que gostaria de ter o Drogba, O Kalou, o Mikel o Essien, mas há 3 / 4 anos onde estavam eles?? e ter a coragem de quando ficou sem os guarda - redes com a categoria que todos conhecemos, ter surpreendido tudo e todos contratando o Guarda - Redes do Nacional da Madeira.

Para mim José Mourinho é o melhor Treinador do mundo, e vai demonstrar no próximo clube para onde for trabalhar.

Hoje em dia o Futebol é essencialmente, motivação, espírito de equipa, entusiasmo, alegria de jogar, e disciplina.
Nestes aspectos José Mourinho é muito Forte.

O Chelsea ganhou 3 Campeonatos em toda a sua história 2 com o José, ganhou 4 Taças de Inglaterra, 1 com o José, ganhou 4 Taças da liga Inglesa, 2 com o José, ao Palmarés do Chelsea 40% está associado o nome do José Mourinho.

Mas há que recordar o que o José fez no SLB enquanto deixaram, no Leiria com a inteligência do João Bartolomeu que soube contratar o treinador que os colocou em 4º / 5º Lugar na Liga e valorizar jogadores como por exemplo o Nuno Valente, Maciel, Derlei quanto não encaixou o Leiria nestes negócios, e o V.Setúbal com o Paulo Ferreira? e o Marco Ferreira?

Questionarmos José Mourinho, é esquecermos que no FCP, em dois anos ganhou uma Taça UEFA, e uma Liga dos Campeões com que craques, com todos os jogadores que José Mourinho com o seu olho de Lince viu que reuniam condições para trabalhar e formar grandes Equipas.
Comprou barato, Produto Nacional e deixou a Pinto da Costa um leque de jogadores que começaram a ser cobiçados em toda a Europa.

O Maniche que no Benfica não corria, o Deco que para o Eusébio era pequeno e nunca teria perfil para jogador de Futebol, o Pedro Mendes do Vit. Guimarães, o Ricardo Carvalho agora bem conhecido, mas lançado e motivado pelo José, enfim começo a falar do José e esqueço-me....

Perdoa-o o meu fanatismo pelo José mas nós Portugueses temos de nos habituar a valorizar o pouco que temos de bom, e a prová-lo é que das Selecções que vão estar presentes na fase final do Campeonato da Europa, Portugal e França serão provavelmente os Países com mais jogadores presentes na Final da Champions, isto só demonstra que não há necessidade de correr o mundo para contratar jogadores, e meter comissões ao bolso, há sim que fazer bons trabalhos de Prospecção em Portugal e lançar jovens valores para que possam os clubes sobreviver financeiramente.

VIVA O MOURINHO!!!!

Grande Abraço – Garraio,

Sobre o Ronaldo respondo depois, mas não te esqueças o Grant ainda nada ganhou, mas sim herdou uma herança que um PORTUGUÊS deixou em terras de sua majestade e que durante muitas semanas os adeptos aclamavam o seu nome por onde iam passando.

UM LIDER é UM LIDER.

Clarimundo Lança disse...

À meu Presidente Vale e Azevedo, que saudades me fazes, fostes de encontro ao sistema, fodeste-te.