segunda-feira, 20 de abril de 2009

Franguinho IRS à moda do Tio Sabi

Isto fui mesmo eu que fiz...

Para aliviar do stress e esquecer as lides mundanas que tristezas não pagam dívidas e a vida tem de avançar o mais bem disposta possível senão ainda me internam... nada melhor do que dar continuidade ao meu curso prático de culinária e hoje decidi fazer o almocito à patroa, ajudando assim a pagar as formações que me ministra gratuitamente.

Preparei assim um prato, completamente sozinho, que vos pode parecer comum mas nada mais errado porque se trata de um inédito absoluto criado por minha obra, graça e engenho. Qualquer semelhança com algo que tenham antes degustado… é pura coincidência.

Para provar que não sou de segredinhos… para todos vocês, meus queridos leitores e estimadíssimas seguidoras, a receita do “Franguinho IRS à moda do Tio Sabi”, um prato ideal para este tempo de crise.

A minha senhora diz que eu estou quase no ponto.

Ingredientes: (para 2 pessoas que isto é como o arroz doce… não é para brutos!)

- 1 cebola generosa (não muito avantajada);
- 2 dentinhos de alho;
- 1 fatia anafada de margarina;
- Um conjunto de pedacinhos de frango assado que sobraram do petisco de apresentação da Bimbi na semana passada e eu guardei numa caixinha no frigorífico que com a depressão económica que para aí vai não se pode desperdiçar nadinha;
- 1 pacotinho de batata frita em palha comprada nos Titãs do Vento que temos de deixar dinheiro cá na terra;
- 3 ovos frescos (convém não se esquecerem de os comprar antes senão têm de fazer como a minha mulher e irem caminho da casa da mãe pedir meia dúzia emprestados. A crise…);
- 1 laranja para decorar e servir junto para desenjoar;
- Umas tirinhas de pimento para enfeitar;
- Um guardanapo para limpar as bordas do pratinho para ficar bonito para a fotografia.

Preparação:

- Tirem a casquinha da cebola e dos alhinhos e cortem-nos bem piquininos. Atenção que é capaz de fazer chorar! Vejam se conseguem fazer como os cozinheiros que eu vejo na televisão, o inglês maluco e o rapazinho português de barbinha metrosexual: segurem na ponta da faca junto à tábua e vão fazendo para cima e para baixo como se estivessem a cortar bacalhau. Fica impecável! Juro!
- Quando estiver tudo misturadinho, meter dentro de uma frigideira ao lume, maior do que a que eu usei, de preferência, senão aquilo sai tudo para fora e ela ralha. Derretam primeiro a margarina e mandem lá para dentro a cebola e o alho. Vão mexendo o refogado porque isto é que é um refogado como elas dizem sempre. Agora já sei!
- Quando a cebola estiver lourinha, introduzam o frango previamente desfiado e sem ossos que devem de ir para a cadela. Quem não tiver cadela pode mandar directamente para o lixo porque a Valnor ainda não recicla ossos. Lá virá o dia...
- Vão mexendo senão cola ou queima.
- Aproveitem para partir os ovos. Deitem a casca fora e o que está lá dentro, o branco e o amarelo, metam num recipiente onde os possam bater com um garfo. Podem meter um bocadinho de sal, não muito senão ficam a tarde toda com a boca seca.
- Metam a batata palha na frigideira e mexam. Depois, quando estiver tudo assim enturmadinho, espetem lá com os ovos e mexam sempre muito porque senão parece uma omelete.
- Não deixem muito tempo ao lume porque senão fica muito seco e têm de beber mais água ou vinho consoante os acompanhamentos.
- Agora está pronto a servir. Decorem com a laranja e o pimento.
- E… espectáculo!

Acompanhem com uma salada de alface e tomate.

Agora já não têm motivo para passar fome.

Ultrapassem a crise! Sejam inteligentes!

Beijinhos, do Tio… Sabi

PS: Faço domicílios.

2 comentários:

Felizardo Cartoon disse...

Há um "post" no meu blogue sobre a censura, que talvez gostasses de utilizar, aqui no teu estabelecimento, pois vem na sequência de um outro, aqui colocado, sobre uma célebre pintura .

A porta da minha taberna está escancarada, à espera de clientes : o Sócrates já anda por lá com o nariz em riste ( só o nariz ).

Procurar em: http://felizardocartoon.blogspot.com .

abraço! Felizardo

Robson Lima disse...

Adorei a receita..... Mas me diz aí, ficou bom mesmo?kkkkkkkkkkkk