segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Saturday night fever (at Luz Cathedral)

Que bem ficou o meu vizinho Manuel... E o Sr. Marvão em Marvão? Categoria!



Noite fria de sábado. Já era bem escuro quando desci Marvão. Estava cansado e realizado pelo muito que vi e vivi na 30ª Feira da Castanha, acompanhado pelas duas infantas a meu cargo, por a mãe estar de serviço. Apesar do amasso, resisti ao calorzinho reconfortante da lareira de casa e rumei à pastelaria Caldeira, no coração de Santo António para ver o dérbi na televisão dos ricos que já tive me casa antes da barcaça lusa ter batido na Troika. Moveu-me sobretudo a companhia: o meu irmão Miguel, sportinguista convicto, sócio de tão convicto que é. Sócio como eu já fui do Benfica. Tempos que já não voltam, porque eu não quero. Esmolas dou nas eucaristias.

Foi um jogo tranquilo. Violento mas tranquilo. Longe vão os tempos em que os Benfica X Sporting no café Saúl quase terminavam em batalhas campais dos manos Sabis. Gritos, murros na mesa (chegou até a haver empurrões!) Quem assistia às cenas de pugilato (quase…) era amigo, estava na mesma onda etílica e tudo acabava em beijos e abraços. O mais importante prevalecia: o amor, o respeito e a amizade.

Estes rapazes quiseram reeditar o dérbi como eu fiz com o mê irmão. Uma glória do Benfica e uma do Sporting. Como nós... Invejosos...

Neste dérbi lisboeta carrossel da Taça de Portugal 2013 houve muitos golos em que São Cardozo voltou a salvar um JJ por ele cada vez mais abençoado. O Benfica brilhou mais pelo calmeirão que já não é o patudo que só sabia mandar “bicos” e marcou 3 golos assombrosos, plenos de intenção e inteligência, sobretudo o de execução na diagonal, de dificuldade atroz.

Mira mamacita: ya se contar! Uno, dos, tres! A que si?


O Sporting foi mais equipa contra um só homem, nunca desistiu, lutou e quase gelou o inferno da Luz. Desmoronou-se com um lance caricato que envergonha a exibição de um enorme guarda-redes, um dos maiores da Europa, que defendeu bolas certeiras que iam com selo de golo. Não manchou. Aconteceu. Como se viu ali que acontece aos melhores.

Por assinalar ficaram dois penalties claríssimos contra o Benfica, um de Luisão e uma mão de André Almeida na área, a fechar.


Regressei a casa em paz. Não pelo resultado mas antes pelo que vi e com quem vi. Valeu júnior. ;)








VIDEOCLUBE DA PARTIDA:

2 comentários:

Helena Barreta disse...

É como em tudo na vida, por vezes ganhamos outras perdemos.

Um abraço

John The Revelator disse...

Grande jogo com a melhor companhia do mundo, a tua. Apesar das mudanças no marcador, foi dos clássicos com ambiente mais sereno que vimos. Também estamos mais maduros. Para a historia fica a recuperação do Sporting, o hat trick do Cardozo e o bis do Duarte Gomes. Abraço e até ao próximo.