quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mir... (agem)

Títalo: "O 3 pelinhos do Porto a jogar aos balões, às cores, num carrossel a nevar"


Não sou assim grande crítico de arte. Mas tenho os meus conhecimentos, os meus pintores e os meus gostos. Sei ver onde está a qualidade, o saber fazer diferente. Adoro o Dali, o Van Gogh, o Picasso, o Munch, a pintura não linear, impressionista, abstracta. Gosto do diferente do quadrado, do fotográfico, do que se limita a retratar a realidade.

Agora, espanta-me o alarido sobre a venda das obras do Miró que eram para ir para leilão na Christie’s. Parece que o governo português ia alienar as jóias da coroa. Afinal, eram as pinturas de um espanhol que poderiam render uns milhões, perto de 40 milhões (tanto quanto o Porto fez com o Hulk) que sempre seriam muita nota mas uma gota de água no oceano dos 4 mil milhões que nos fazem falta, os muitos que desapareceram com os buracos negros que foram o BPN, as PPPs e tantos outros. Os tais miles milhões que quiseram recuperar com o emagrecimento do Estado que nunca foi nem será realmente feito.

Este governo, como é hábito, escolheu a pior altura para acender mais esta fornalha onde arde nas altas labaredas. Até parece que não há mais coisas para nos preocuparmos e melhorarmos que a venda destes quadros.

Uma comédia, é o que este país é. Trágica, mas cómica. Em vez de olhar para o horizonte e definir caminho, atirar certeiro para o que é de derrubar, passa os dias a dar tiros para os pés.

O Miró pode ser um nome maior e incontestado da história da pintura mundial. Posso estar a dizer a maior das alarvidades mas se eu fosse assim a uma exposição ou a uma venda ou a uma feira e visse lá estes quadros, não comprava nem o primeiro. Isto se custassem euros, quanto mais milhões. Milhões??!?!?!? Posso ser um granda analfabruto, mas eu sou assim. O que digo, digo. Um Renoir, um Botero, um Matisse, a nossa Paula Rego ainda vá que não vá, se me saísse o euromilhões e quisesse dar razão ao Nani que me trata por excêntrico mesmo sem me sair a batelada de dinheiro. Um Michelangelo, um Da Vinci, um Warhol… Agora, um Miró? Se visse um destes caído na minha sala depois da retouça, arrumava-o no meio dos brinquedos, dos puzzles e das bonecas e pensava assim: “esta Alice pode ser muito boa com os números mas jamais pintará tão bem como a mana.”







Títalo: "Os tubarões no nevoeiro azul e branco do FCP", dedicado ao tubarão maior,Pintinho da Costa 

Títalo: "A porra do morrão que queimou a tela"
"Sem títalo" porque é difícil arranjar um. Deve ter demorado um quarto de hora a fazer, mas para decifrar...

Sem comentários: