sábado, 16 de novembro de 2019

(Ainda sobre) O pré-conto de Natele de Belém (Lesboa)

Ainda sobre o recém-nascido encontrado no ecoponto… ou como isto anda tudo…

Os GRANDES João e Rui

Esta situação é de tal forma hilariante, para mim, claro! que me dei ao trabalho de transcrever o relato q. b. alucinado dos intervenientes, cujo estado de lucidez é sempre questionável, sobretudo se atendermos ao facto da metadona ser legal mas, dar um “aconchego” mareado bem parecido à substância original, depois de aquecida e injetada.

Isto é mais engraçado se for lido, à medida que a reportagem passa. Garanto. Assim que começar o relato, é mais divertido de acompanhar.

Na guerra de estações que correram pela notícia, a SIC quis-se destacar da nova bomba (CM) televisiva nacional, e, entre outras coisas, deu a descobrir que: 1) Ainal, quem deu com o feto não foi o sem abrigo Manuel Xavier que o presidente se apressou a condecorar, 2) Por isso, o tio Marcelo esbardalhou-se ao comprido; 3) A verdade não está nos outros canais, mas sim aqui.

Assim, em busca permanente da verdade, lançaram a bomba, entrevistando em direto os dois verdadeiros heróis! (o outro, mamão, é... mas é o tanas!!!)


O vídeo: 

(SIC, em jeito de introdução…) Foi o mero acaso que levou o João a passar junto dos contentores…

(João, ex-toxicodependente, consumidor de metadona, ou seja, patrocinado por todos nós; ou o verdadeiro herói) - De manhã acordei, à mesma hora de sempre (sem despertador. Para dar mais um caldo legal). Fui à metadona (claro!), e, como de costume, vou dar sempre uma voltinha (de certo que para ver se achava qualquer coisinha que valesse algo.) E passei ali! E realmente… ouvi um choro… mas… pareceu-me ali! E … ali… eu vi o bebé ali..., mas… como tinha tomado a metadona (tu queres ver que estou a drunfar?!?!?; gesticulando de forma muito engraçada) estava meio baralhado, mesmo assim… fui a correre… a chamar o meu amigo… (o grande Rui!)

(SIC) 10 minutos depois, voltou já com o Rui (muito mais esclarecido) e espreitaram em todos os contentores e ecopontos… mas nada.

(SIC) - Sr. Rui

- Diga…

- Então… pensou que era mentira…

- (rindo) Bom… eu olhei para o João, e (impecetível) e… (rindo ainda mais) Olhei para o João e pensei, bem está-lhe a dar qualquer coisa (ruim), não é? Mas… eu assim (sempre rindo) de qualquer das formas… eu dou algum crédito a ele, não é?!?!? (menos mal) Ele não ia brincar assim comigo dessa forma, não é?!? Podia estar a alucinar, pronto, e nem sabia que o estava a fazer, não é?  Mas pronto… De qualquer das formas, não vá aparecer prái um cadáver de um bebé, vamos já sinalizar a situação… ali à esquadra de Santa Apolónia. E fomos! Fomos à esquadra de Santa Apolónia e apanhámos lá… um, um… 3 agentes que estavam aporta e que… pronto! … eu ia para falar… mas… depois eu disse: Não (sensato!) Não fui eu! Não tens nada que falar porque quem o encontrou realmente foi o João! O João é que deu com isto tudo e disse ao João: “João, diz aí ao Sr. Agente o que é que se passa…”

E… e…  (o João começou a contare): “Olhe, viemos ali aos contentores da LUX e estava ali um bébé, só que agora fomos lá e… eu não sei se aquilo era um boneco ou se não era, mas estava a chorare…e tenho impressão que aquilo era mêmo reale e… quando ele fala no boneco… J o polícia disse assim: (rindo) epá, vocês vão ali ao Hospital de S. José (gozando…) quase que… eheh ele não disse assim mase… deu-nos a entender que a gente precisava de uma consulta de psiquiatria (lol).

(SIC) Rui Machado, acabou por ir à sua vida (+ caldos), e passou o resto da sua tarde, na tenda que tinha aqui perto, e onde viveu até há dois dias. João Paulo é que não se esqueceu do bebé, e perto das 4 da tarde, decidiu voltar aos contentores…

(João) - Aí a segunda vez é que é que eu ouvi!! (com ar espantadíssimo) E vinha dali, daquele coiso amarelo… mas não o vi! Mas sabia que estava lá dentro porque eu o ouvia lá dentro (esperto!)! Foi então que fui chamar o Rui outra vez e (passagem de testemunho, de mestre. Daqui em diante fala o Rui) e vim e continuei a correre… até que a meio do caminho encontrámos o Xaviére (repórter: Manuel. E o Rui: Sim!) que ia para lá, no sentido contrário e eu disse assim ao Xaviére (como já tinha tido a situação com ele com a polícia e… tinha ficado assim com uma cara de… ) olha, ó Xaviere, vem aí com a gente… cáaqui uma situação com a gente que… o Xavier nem sabia ao que vinha!!!

(SIC) Xavier, é o homem que nos últimos dias tem aparecido como o salvador do bebé, e a quem o presidente da república agradeceu em público. Xavier, aparece de facto nas imagens do videoamador que relata o salvamento e está atrás dos contentores, ao telefone…

Rui: Eu fiz assim… (gesto) e não consegui chegare! Então eu vi que isto tinha uma folga ainda, e que eu me podia me pôr a debruçare lá para dentro e… e eu tento arrancar isto e não consigo e… o João vem aqui de lado e (bem mais carregado) PUMBA!!!! Arrancámos isto, e depois já consegui lá chegare ao pé da criança e tirei-a assim para fora, e tou assim virado, e… tá o João, que é o que aparece nas filmagens e… está o João à minha frente e eu digo assim que vejo que ele está com frio… vi que ele estava com problemas e… agarrei as calças que tinha achado ali… de algodão e disse assim: João! Embrulha aí (estilo rugby), e virei-me , não sei se assim, assim (agora já não m´alembro), e… estava um senhor aqui que pega no telemóvele que começou a telefonare, e estava uma senhora aqui mais perto aqui por trás, e estava o Xaviere aqui por trás e uma rapari… uma miúda assim nova e… possivelmente todos trabalhadores aqui do LUX, que eu nem sabia! E com todos, ficámos assim… e o João… todos a olhare pró…(rindo) que eu tinha no colo

(SIC) - E o bebé?
- O bebé calou-se! Logo que me tocou, o bebé calou-se… ficou aconchegado …

(João) – sentiu o calor…

(SIC) Mas vocês… e atrapalhad…

(Rui) -  E o João disse-me: Rui, o que é que a gente vai fazere? A criança precisa de mais.. de mais… de mais roupa para o tapare.. e eu não tinha, na altura… nem me lembrei do… do.. do meu casaco (rindo) mas possivelmente nem me lembrava mas…

(João) – Ela precisava de carinho de mulhere (arregalando os olhos e gesticulando com a mão), de mulhereeeeeeee…

(Rui) – Exatamente… exatamente… e então ele disse assim: passa aí à senhora, que é mulhere (num claríssimo e brilhante silogismo), que ele vai-se sentir mais confortávele…

(SIC) O bebé acabou por ser levado pela funcionária do LUX, foi aliás, dentro da discoteca que a equipa do INEM prestou os primeiros socorros. João Paulo e Rui regressaram às tendas, visitadas nessa mesma noite pelo presidente da república, ainda sem saber do caso, Marcelo Rebelo de Sousa acompanhou as equipas de apoio aos sem-abrigo.

(Sob o olhar conivente do João. Rui) Estarem a dare ao Xaviere todo este plano (gesticulando, numa brilhante lição de altruísmo, justiça e solidariedade), não é? Toda esta imagem e tudo mais… teriam de dar à senhora que recebeu o bebé… teriam que dar ao senhor que telefonou para o INEM, é assim… e principalmente teriam de dar aqui ao João (que baixa o olhar) que ele tinha muitas razões para desistir da história e pensar “olha, estou mas é a passar-me da cabeça, acreditare naquilo que me disseram e não ligar nenhuma e ficar ali na tenda e… e o bebé nesta altura seria cadávere epá… e… é assim…

(SIC) e na prática, quem tirou o bebé lá de dentro foi o Sr. João e o Sr. Rui (que já não deviam ser tratados por senhores há muito tempo, lol)

(Rui) – É assim, na prática fomos todos! Todos os que aqui estivemos, toda a esta gente que estava aqui, foi qui, qui… qui,qui… qui inos pôs aqui (com a anuência gestual da cabeça do João)

(SIC) Nesta 5ª feira à tarde, o presidente da república, questionado pela SIC sobe o encontro que teve com o homem que se apresentou como o salvador do bebé, respondeu por escrito que “se em vez de um, foram vários os que colaboraram nessa salvação, tanto melhor. Marcelo Rebelo de Sousa diz ainda que terá o maior gosto em encontra-los e felicitá-los a todos em conjunto em Belém”.

E prontos! Tudo está bem, quando acaba bem.

Agora, a mãe, uma jovem cabo-verdiana de 22 anos que vivia numa tenda em Santa Apolónia com o namorado (que diz que não é o pai, nem o conhece), que estava grávida sem ninguém saber, nem ele, nem as equipas de rua que os apoiavam; e teve a criança quando… “foi dar uma volta” (lol), está em prisão preventiva, mas já existe um grupo de três advogados que apresentaramnesta segunda-feira em Tribunal, um pedido de habeas corpus para a sua  libertação (clicar em cima da ligação), que no entanto, foi rejeitada pelo Supremo Tribunal que diz que mãe agiu de forma"premeditada" e recusa libertação.(clicar em cima da ligação)

Era o que mais faltava, digo eu! Então… joga-se uma vida para o lixo, e quem o faz fica impune, porque é inimputável?!?!?


Notem bem o que vos digo, ou leiam, porque já está escrito (J), é por mim, e por isso, vale o que vale, mas: a cachopinha, mãe, até fica bem na pildra, porque ali, pelo menos, tem um teto e o que comer, que a gente lhe paga; e isto tudo ainda vai acabar com um mega churrasco no palácio de Belém, com o nosso tio Marcelo a somar votos e popularidade, como sempre, com a malta toda sem-abrigo ali à volta, pago por nós todos, contribuintezinhos, pequeninos, “paga e não bufa”, que isto é mesmo assim e a democracia é que é bom e isto faz tudo parte!


Et vive la Liberté, égalité, fraternité!!!


  
Mas quem é que está a falar mal?!?!? POSSA!!!


Ai Marcelo, Marcelo... semore à procura de estar ao lado de quem costuma estar na ribalta...


Sem comentários: