domingo, 22 de janeiro de 2023

Conseguir VER mais longe... rindo

 

Estive a ver nas gravações automáticas o “Tabu” do Bruno Nogueira sobre a cegueira, que foi transmitido na semana passada, disponível gratuitamente na plataforma OPTO, e fiquei siderado. Achei um testemunho absolutamente avassalador, de uma categoria, e de um humanismo fora de série.

 

O tabu, que como indica a promoção, é “um programa inspirador que combina emoção e comédia, provando que o humor é para todos, e em todos os casos”, e versa temas sobre os quais somos ensinados a não rir: limitações Físicas, doenças incuráveis, drogas e álcool, obesidade, doenças mentais e já na segunda temporada, a velhice e a cegueira, neste último, que aqui vos apresento na íntegra.


Todos têm sido de uma qualidade acima da média, mas este, foi-o particularmente.


Todos vocês conhecem o Bruno que é um artista do “faz rir” (cómico parece-me pouco para ele), que concilia o humor e a inteligência como poucos. Longe vão os tempos do gaiato escanzelado que aparecia no “Levanta-te e ri” da SIC, e este homem mais maduro, vivido, e refinado, que foi convencido pela SIC (leia-se Daniel Oliveira) depois da relevância que teve durante a pandemia nesse fenómeno da internet chamado “Como é que o bicho mexe”, pretende neste novo programa, como o nome indica, provar se pode mesmo fazer humor de qualquer assunto, e desde que haja categoria no tratamento, não há limites para rir.

 

Falo por mim, como sempre aqui, nunca a cegueira foi tratada assim, nunca pude estar com os cegos desta forma, nunca pude saber desta forma coisas sobre eles, olhem, adorei!

 

Percam… NÃO! GANHEM 1 hora e 6 minutos da vossa vida a assistirem a isto, e deliciem-se com um verdadeiro serviço público de televisão. Assistam clicando no link abaixo:


https://opto.sic.pt/vod/c523633d-12e8-4c8a-b6f9-ccf8a9e7aea2



Sem comentários: