domingo, 24 de março de 2024

XVI Matança do Porco na Beirã

 


Cada matança do 🐖, cada efeméride desta natureza que recorda saberes e sabores ancestrais, habitualmente recriada pelas nossas 4 freguesias locais, é sempre um Acontecimento ⭐⭐⭐⭐⭐(com A maiúsculo!!!).

 

Na minha modesta forma de analisar o fenómeno, o facto das edilidades locais terem abandonado toda a pesada concepção das comezainas, bem como a logística da cena; a favor da contratação dos préstimos de um profissional com provas dadas (o Sr. Elisio Diogo, da vila), que orienta e supervisiona todo o desenrolar dos acontecimentos, muitas vezes recorrendo a sub-contratacões especializadas (por exemplo, através de uma equipa ultra-profissional de funcionários de mesa, que garantia um exército de excelência pronto a servir), foi do mais acertado que pode haver.

 

É que assim, nem as juntas se têm de preocupar a garantirem víveres, e bens, em áreas que não dominam (naquela que não é, de todo, a sua função!); nem assistimos a situações que todos estávamos de acordo que não se poderiam repetir, e que certamente tornam tudo muito mais económico, e muito menos pesado, para quem organiza.

 

A saber (entre muitas outras coisas), controlando as entradas, e "arrumando" as pessoas ao primeiro lugar disponível, não se criam amontoados, nem ficam lugares vazios, para além de ser muito mais fácil servir... como, colocando as terrinas por forma a poderem servir X lugares, evitam-se as sobras, e faz-se uma gestão muito mais apurada dos bens.

 

Nota muito 👌também foi na Beirã terem disponibilizado um balcão com imperial porque o tempo já convida a ela, e assim concentra-se a população no local, evitando dispersões, e aumentando a festa rija.

A reportagem foi só até depois do almoço, porque tive de sair para estar presente no lançamento do livro 📔da Natalia Batista, a estreia promissora de uma jovem autora da terra!

Ainda regressei mas desta vez... 1 🍽️de sopas de sarapatel, + 1 🍽️de couves com ossos + 1 🍽️de febrinhas do alguidar com batatinhas fritas aos cubos + 1 🍊+ 1 🍚doce... rebentaram comigo!!! ARRE BRRRRRUUUUUUTO!!! 😱😱😱😱😱😱😱😱😱😱

 

Ao jantar foi só um cremezinho de 🥕e meia 🍎

 

Todas as minhas felicitações e muitos parabéns para a Freguesia Beirã, e todo o seu staff na pessoa do querido Presidente da Junta, Adelino Miguens 😍👍😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘

 

Rapaziada, como diz o meu santo sogro João Manuel Lança, porque assim dizia o saudoso Manuel Gavancha, mítico teclista do conjunto "Os Arenenses", quando estavam em alta tertúlia nos jantares de cortesia que ofereciam à banda quando os contratavam: "malta, nunca deixem acabar isto! 😁"

Quando é a próxima?!? 🤔




























O raio dos gaiatos não largavam os telemóveis!!! 
Isto está perdido!!! 


Sem comentários: