domingo, 26 de agosto de 2007

Mundo cão


A Leonor sempre foi uma criança atenta e curiosa. Sempre gostou de saber o que se passava à sua volta. Sempre fez perguntas. Mas agora, à medida que se aproxima a entrada para a escola, o frenesim e as perguntas têm aumentado. Há dias, quando regressávamos a casa de carro, perguntou-me porque é que a lua às vezes era preta e crescia. Tentei dar o meu melhor e fizemos uma viagenzita pelo sistema solar, que agora tem menos um planeta que no meu tempo e não mais alguns como seria de esperar. No verso da folha, fez um desenho da lua com um extraterrestre e um foguetão à mistura. Bem composto.

Reparei também que presta cada vez mais atenção aos noticiários. Num jantar recente, pedi-lhe que me deixasse dar uma vista de olhos às notícias, no intervalo dos desenhos animados, para saber o que se passava no mundo.

Nos 3 ou 4 minutos seguintes, as notícias foram sobre um puto que morreu em Inglaterra enquanto jogava à bola na rua, vítima de um disparo de uma arma de fogo accionada por um adolescente; sobre uma família dos Estados Unidos que quase perdeu os 3 filhos no Iraque e sobre uma mãe francesa que matou os filhos e os guardava numa arca frigorífica na cave, para que o namorado não descobrisse.

Olhei para ela, ao meu lado e dei graças a Deus por estar distraída, a brincar com o comer.

Apressei-me a mudar para a 2: e para a “Ilha das Cores”. Pelo menos assim, o jantar assenta melhor.

Realmente, o mundo que vai herdar, não é grande coisa…

Sem comentários: