sábado, 24 de outubro de 2009

Aleluia! Uma mão cheia de tudo!

Benfica 5 - Everton 0
Estádio da Luz, Lisboa
22 de Outubro de 2009


-
Aleluia! Aleluia irmãos porque o “meu” Benfica europeu ressuscitou ontem em plena catedral da Luz para gáudio de muitos milhares (mais de 40 mil) adeptos.

Para mim, o Benfica europeu, o do Eusébio, o das Taças dos Campeões, faleceu há 10 anos na cidade espanhola de Vigo, vítima de 7 facadas mortais na região lombar de um orgulho conquistado com o suor de muitas décadas.

Ao longo dos anos, esforçou-se por regressar ao mundo dos vivos e eu até presenciei algumas dessas memoráveis incursões, como quando malhámos o Manchester (7 de Dezembro de 2005, por 2-1) ou o Liverpool (21 de Fevereiro de 2006, por 1-0) na Liga dos Campeões mas só desta vez, com uma sova à antiga por 5 “secas” ao Everton, conseguiu recuperar o respeito da comunidade futebolística internacional.

Eina pá! Este foi daqueles que a gente sonha contar aos netos de volta da lareira…

“Vinde cá pequeninos, sentem-se à minha beira. Sabem? Há muitos, muitos anos atrás, este vosso avôzinho foi daqui à catedral da Luz ver o Glorioso, com o bisavô João Manuel (que faleceu há dias com 110 anos), o Tio-Avô Bonito (que se reformou como dono da Caixa Geral de Depósitos) e o Tio-Amigo João Carlos (que comprou a Opel, a Nissan e a Seat Portugal). Saímos bem cedinho (tirávamos o dia para aquilo…) e fomos direitinhos ao restaurante de um senhor que tinha Barbas até quase aos pés e era um grande benfiquista, ao ponto de os adeptos fazerem ali romarias antes dos jogos. Lá bebemos umas imperiaizinhas muito boas, um branco fresquinho, comemos muitas coisinhas boas e depois arreámos um arroz de marisco categórico que nos deixou muito felizes com a vida. Pelo menos, deu para matar a fome aí até às 4 horas da tarde, quando chegámos junto às roulotes do courato, já então bem animadas pelos ingleses. Ali confraternizámos com os “bifes” e depois fomos para o estádio. Se bem me lembro, até vimos o jogo nas escadas porque o vosso avô velhinho (Deus o tenha em descanso) fez o favor de comprar os lugares mesmo de frente para uma das entradas e aquilo era um corrupio tamanho que não se via nada. Eh, eh. E ainda se zangou connosco quando reclamámos porque dizia que na internet (que tinha acabado de ser inventada), não dava para ver a porra das entradas. Foi um jogo lindo… Os ingleses cantaram, cantaram, pensando que iam ganhar, mas à medida que os golos entravam, foram perdendo o pio e muitos saíram a correr chorando para os aviões. Foi lindo de se ver. O Benfica, na primeira parte só marcou 1, a ver se a outra equipa não fugia. Mas na segunda parte… tínhamos um bandido dum argentino chamado Di Maria que parecia que tinha fogo nos pés. Corria, corria tão depressa que quase tinha tempo de chegar à linha e fumar um charuto antes de centrar, à espera de enganar o defesa contrário. Depois… os avançados só tinham de empurrar lá para dentro e fosse o piquinino Saviola ou o gigante Cardozo, o que importava era que entrassem. Que grande equipa… tínhamos o Aimar, o espanhol Javi Garcia… o Luisão… Ai eu… Gritámos muito, demos muitos abraços e fomos muito felizes. Quando regressámos ainda passámos por Vendas Novas, para matar o bicho durante o caminho. A gente dantes divertia-se assim… É claro que nesse ano ainda fomos campeões europeus e nacionais!".

“Mas ó avô… esse jogo não foi para a Liga Europa?… uma que inventaram para os clubes que não podiam jogar na melhor? Como é que podem ter sido campeões europeus assim?”.

“Pxiiit, vá, caladinhos e já p’ra caminha que é tarde. Amanhã conto-vos o resto… Esta pequenada… Eh, eh. Tontinhos…”
-
Eu vou, eu vou... para o Barbas eu vou... tralalalala, tralalalala... eu vou, eu vou, eu vou, eu vou


Às vezes a expressão "Vida de cão" nem sempre é sinal de sofrimento. Vejam só a curtição deste... Ai... que descanso...

A catedral II


Um mítico! Um histórico! Mais um incontornável na galeria de cromos benfiquistas: o Grande Máximo, o taxista, que apareceu com a Benfica TV atrás. Diz-lhe alguém de uma das mesas: "Ó Máximo... é Benfica até morrer!". Ele responde, categórico: "Até morrer?!?!? Benfica até depois de morto!". Grande!

A foto de família oficial para meter por cima da lareira até ao Natal ou junto ao naperon da máquina de lavar a louça

Os ingleses estavam um pouco... excitados. Faziam muito barulho mas depois passou-lhe...

Nós até tirámos uma foto com algumas das feras e chegámos a trocar cachecóis. O futebol também é isto... Uma paixão que une nações...

Olhós tão lindos lá na capoeira. Nunca eles pensaram que a incubadora aquecesse tanto...

Let the show begin...
-
-

-
Aqui podem ver os golinhos, o que é muito engraçado...
-
PS: Com os puritanismos que há para aí em comentários a posts anteriores, com professores desertos de atear a fogueira quando nem sequer eram chamados para a questão (reagem com violência ao mínimo toque, mesmo que colateral), só me faltava vir aqui a casa um bacano de sotaina a puxar-me as orelhas por ter utilizado termos bíblicos de forma indecorosa… Pode ser que não… andam todos tão entretidos em roer a carne que resta ao frágil esqueleto do Saramago que pode ser que me safe…

1 comentário:

Clarimundo Lança disse...

Oh meu rapaz, não consigo ver o vídeo.