quinta-feira, 13 de maio de 2010

Apresentando... Mário Jorge - Toxicodependente recuperado


Acho que ter um blogue é isto mesmo… é a gente partilhar os nossos tesouros mais íntimos.

O Mário Jorge é um dos meus fetiches mais preciosos. O Mário Jorge foi um “one hit wonder” do Pimba alternativo, um ícone rebelde que passou ao lado do mainstream, um cometa flamejante que cruzou os céus do Portugal profundo e desapareceu tão rápido quanto tinha surgido.

Neto do Crispim do”Duo Ele e Ela”, figuras míticas e tutelares do género, brilhou no início dos anos 90 com o êxito “Toxicodependente recuperado”, escrito precisamente pelo avô como forma de incentivo à sua regeneração.

Ainda recordo a emoção que senti no momento em que assisti à estreia do vídeo, na emissão de um saudoso programa dominical dedicado aos “topes” portugueses. Fiquei completamente arrebatado pela grandiosidade do tema e decidi, de imediato, que não descansaria enquanto não adquirisse a respectiva cassete.

Encetei então uma busca que me levou às feiras mais populares deste país até que consegui , por entre farturas e roupas de marca mafiadas, finalmente arrematar a preciosidade que ainda hoje conservo.

A versão que vão ouvir foi por mim directamente extraída dessa cassete e convertida em mp3 para total conforto dos leitores audiófilos.

Inspirado pela visita do Papa, não podendo dar mais tolerâncias de ponto, decidi partilhar com os meus estimados leitores esta relíquia tão pessoal.

Os mais assíduos sabem que ando a aprender a tocar viola. A esses avanço que me encontro neste momento a realizar estudos para fazer uma cover fadista deste tema com a qual irei abrir os concertos da minha Grupa e que será lançado em versão acústica também num formato cassete que terá no lado B… uma versão do tema de Cigano, “Deixa essa dróga”, do qual também por aqui vos darei conta em breve.

Meus amigos, as palavras sobram quando o artista é português e deixa a arte falar por si…

Convosco…

Mário Jorge!

-
-
E o fantástico e genial vídeo recém-encontrado num dos báus de arquivo do You Tube...
-
-

3 comentários:

Catarina disse...

Bom demais
Gostei especialmente do meeting familiar no consultório do Doutor, mas mais ainda do assédio do traficante no final. Está Muiiiiiiito bom mesmo.
E olha, apareceu ali um pequeno que só me parece O Júlio Miguel do Duo Júlio Miguel e Leninha que cantam o "Filho do Recluso".
Vai-se a ver está tudo ligado, é toda uma libertação dos problemas familiares através da música. Isto dava para uma tese de sociologia ou psicologia, oh se dava!

Rosa Y Casaco disse...

O Júlio Miguel e a Leninha são filhos do Mário Jorge. Ou seja, ele é o Recluso de que fala a canção.

Curioso disse...

Júlio Míguel Crispim e Lêninha Crispim são filhos de José Crispim. Mário Jorge Crispim é filho de Mário Crispim, logo neto de José Crispim:

https://sic.pt/Programas/grande_tarde/videos/2014-10-16-Lembra-se-do-duo-Ele-e-ela-