domingo, 19 de maio de 2013

A anedota que vai ficar como a anedota do Benfica (esperemos…)



Não sei o que vai acontecer hoje daqui a momentos. Só Deus já sabe mas o mais natural é que os dois vençam, o Porto e o Benfica, sagrando-se o FCP campeão nacional. Mas… muita coisa pode acontecer. O Paços de Ferreira, cujo treinador já aqui admirei no blogue, pode fazer um brilharete mesmo sem necessitar dos pontos. Caso isso (que eu desejo tanto!) possa acontecer, caso o Benfica vença e se torne campeão nacional, há uma anedota que me vem de imediato à cabeça. Uma anedota que me contou já há uns anos, uma amiga muito querida que respeito muitíssimo e tem idade para ser minha mãe e até avó! A anedota é tão boa e foi contada com tanta piada que nunca mais me esqueci dela.

Não sou o Cantinflas mas a ver se me ajeito: conta a história de um jovem que foi tirar as sortes a Coimbra para saber para que tropa ia. O pobre era muita labrego e nunca tinha saído da aldeia. Não quis ir com os outros jovens para a bubadeira e estando só, não tinha onde dormir. Lembrou-se então de ir visitar a tia, uma senhora que tinha casado com o irmão da sua mãe. Esse tio que já tinha morrido, tinha criado fortuna por sorte na lotaria. O povo dizia que a senhora que é hoje sua tia, se tinha casado com o velhote por interesse e cá para nós, é capaz de o povo ter razão porque não se explica como é que uma moçoila jovem e de porte avantajado, na casa dos quarenta, sem nunca ter tido um namorado fixo, se quis casar com um velhinho todo encarquilhado de uma assentada só.

O sobrinho bateu à porta muito envergonhado e a tia veio saber quem era em robe apesar de a hora não ser tardia, já que pouco passava das 9h da noite. O rapaz que sempre trabalhara no campo, tinha uma grande musculatura, mal sabia falar e era muito embrutecido.

A tia viúva abriu-lhe logo a porta. Quando soube quem era o rapaz e lhe meteu a vista em cima do porte, foi muito simpática. Mandou-o logo entrar e convidou-o a instalar-se. Quis logo saber a razão da sua visita, uma vez que o tio já tinha morrido mas ele, saloio como era, disse que estava só, com pouco dinheiro e se tinha lembrado de passar pela casa que era a maior do centro para saber notícias da tia. A tia disse logo que não o podia deixar de forma nenhuma na rua e encarregou-se logo que ele dormisse lá em casa. Cheia de manigâncias, disse-lhe que os quartos estavam todos desarrumados e por limpar com tralha velha. Disse que só poderia permitir que ele dormisse lá se dormissem os dois na mesma cama, como todo o respeito! Ele de um lado da cama e a tia do outro! está-se mesmo a ver. Antes de dormir, o gaiatão que era embrutecido mas de parvo não tinha nada e já era homem feito, despiu-se de costas e ficou a ver pelo cantinho do olho como a tia vestia uma camisa de dormir pequenina e justa. Com ligas! Ligas que ela apertou e afagou às pernas.

Como o rapagão não conseguia dormir sem antes rezar, meteu-se de joelhos e disse com voz grossa e bem alto, já entusiasmado: “Santa Virgem Maria, vou fazer aquilo que o meu tio fazia!” Ao que ela, já cheia de calores, respondeu em voz alta, pondo-se de pé e saltando de voo: “Santa virgem sagrada: Que coisa tão boa sem ser esperada!”

Se a coisa correr bem hoje e o Benfica for campeão nacional, também eu digo: que coisa tão boa sem ser esperada!

2 comentários:

zira disse...

Hehehehe! Que Deus te oiça.

Helena Barreta disse...

Gostava de estar aqui a dar-lhe os parabéns.

Um abraço