sábado, 11 de maio de 2013

O dia da limpeza do quarto para os adolescentes




Numa manhã desta semana em casa, a rádio estava sintonizada na comercial, como é hábito. Eu estava a fazer a barba e ela aproximou-se para ouvir melhor. Na rubrica “hoje é dia do quê” disseram que, entre outras coisas, nesse dia era o dia das adolescentes limparem o quarto.

Sorri e disse-lhe “a tua sorte é que a tua mãe esteve ontem de limpeza ao teu quarto, a dar volta às gavetas e armários. Senão hoje era o teu dia de limpeza do quarto também”.

Ela, sorumbática, respondeu-me entre dentes com ar sério: “eu não sou adolescente pai. Eu sou pré-adolescente!”, virou costas e saiu da casa de banho.

Fiquei a pensar: realmente apenas tem 11 anos. A 2 de Dezembro faz 12. Ainda é muito pequena para ser adolescente. Mas ao nível da resposta rápida que tem sempre na ponta da língua, já é bem adulta!, quanto mais adolescente…

1 comentário:

Helena Barreta disse...

A capacidade de argumentação dos jovens é de louvar e depois, com as hormonas em alvoroço, saem respostas directas e certeiras. É uma fase fantástica, quanto a mim só temos que ver a vida, também, na perspectiva dos adolescentes.

Está muito bonita a Leonor e alta.

Um abraço